Iniciar sessão ou registar-se
    • jmgf
    • 8 novembro 2009

# 1

Boa tarde.

Tenho um vizinho de baixo que se queixa de um problema de infiltrações no tecto de um dos quartos da casa dele (tem uma mancha grande no tecto e escura), e deduzo que se trate de uma fuga de água no meu quarto de banho que se localiza imediatamente por cima desse quarto. Ele queixa-se que cheira mal, portanto deve ser um problema nas canalizações de esgotos, ou na sanita, não?

Como posso saber mais ao certo onde se localizará a fuga? Que tipo de truques ou dicas existem para diagnosticar as zonas onde haverão fugas de água, tanto na rede de abastecimento como de esgotos?

Cumprimentos.
  1.  # 2

não há muitos mais truques pelo que diz será mesmo canalização, será dificil localizar ao centrimetro a zona, eu não vejo grande solução senão abrir buraco na zona onde a mancha é mais escura.
    • PatSil
    • 8 novembro 2009 editado

# 3

Boa tarde!

Não venho ajudar em nada com o que vou dizer mas é por estas e por outras situações que a canalização deve de ser uma das prioridades na construção de uma habitação, quer a distribuição de água quer a rede de esgotos domésticos. Com um bom material e um serviço de qualidade nem você nem ninguém se queixaria.. ..

Quanto ao problema não existem truques.. Vai ser obrigado a chamar um canalizador, depois dependerá dele o minimizar dos estragos..
  2.  # 4

Atenção, que tanto pode ser o esgoto de uma das suas louças sanitárias, como uma prumada (que pertence ao condomínio).

Como a malta da construção adora desconstruir, quero dizer, demolir, o mais certo é desatarem a partir onde não devem.

Tem os projectos de água e esgotos do prédio?
    Quantos anos tem o prédio?
    • jmgf
    • 8 novembro 2009

# 5

Pois, o projecto não o tenho agora comigo, o prédio é de 2000. Mas essas prumadas do prédio não são as tubagens verticais do prédio? se assim fosse as manchas não deviam surgir na parede em vez de surgirem no tecto?
  3.  # 6

Sim, as prumadas são os tubos verticais.

Eu pensava que, sendo o prédio de 2000, os esgotos passariam em tecto falso no piso de baixo.

Assim, se o que tiver partido/descolado for a LIGAÇÃO de um dos esgotos de uma das suas louças sanitárias à prumada, a «fuga» ocorreria na parte superior da PAREDE do apartamento do seu vizinho de baixo (e não no tecto).

Mas se os esgotos passam NO CHÃO da sua casa de banho (isto é, na espessura da lage), a coisa muda de figura. E poderá ser essa a causa da mancha no TECTO do seu vizinho de baixo.

Se as manchas são no TECTO de um quarto, há ainda a hipótese de a prumada ter uma ruptura vinda DE CIMA do seu apartamento, corra ao longo do tubo na altura do seu andar, e que acumule na lage do seu piso aparecendo no tecto do vizinho de baixo.
  4.  # 7

Boa noite, se o prédio é de 2000, tem uma construção recente, o problema não é decerto provocado por um erro de construção, o mais lógico será o canhão da sanita partido ou estalado, ou terá sido aplicado algum excêntrico ou canhão de sanita em borracha, que a partir de 5 anos de utilização ficam ressequidos e partem, provocando fugas.
    Combine com o vizinho de baixo, e, enquanto ele fica a ver se começa a cair alguma água ou se no tecto alastra a mancha, o jmgf faça 6 descargas seguidas do autoclismo da sua sanita, depois verifique de novo com o vizinho.Se for negativo faça testes na Banheira, pode ter saído o orringue da válvula, e assim por diante, testando o lavatório e o Bidé.
    Mas o lógico, se cheira mal e é mancha escura é da sanita.Se for na prumada, é com o seguro do prédio, se for dentro da sua casa de banho pode acionar o seu seguro multiriscos habitação.Se tiver duvidas comunique, se precisar profissionais para resolver a situação, diga em que zona está, para eu ver o que posso fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jmgf
    • jmgf
    • 8 novembro 2009

# 8

ok, impisa e todos os outros senhores que comentaram, muito obrigado, já tenho 1 ideia melhor do que se passa! boa noite a todos
    • shc
    • 9 novembro 2009

# 9

a unica coisa que posso dizer ke pode ajudar é ke se a casa tiver seguro, active o seguro para não ter de pagar o custo da obra na totalidade.
    n sei se ja alguem activou o seguro da habitaçao para casos destes?

mas eu conheço muitas pessoas que ja.

0.0092 seg. NEW