Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite, antes de mais gostaria de clarificar que não sou um conhecedor da área da construção. O que me leva a que surjam bastantes dúvidas.

Pretendo construir uma casa, ou pelo menos tenho esse sonho. Vivi em uma residência na infância, posteriormente e até hoje tenho vivido sempre em apartamentos, contudo gostaria se assim fosse possível voltar para uma residência, embora tenha noção de mais algum trabalho de manutenção.

Tenho 200 mil euros para o sonho de vida, contudo, vejo apartamentos com alguns anos que ultrapassam este valor com facilidade.

O pretendido é fazer uma casa com 3 quartos, 4 caso caiba no orçamento.

Tenho lido e ouvido para não me meter nisso, que o dinheiro não chega que depois vai sempre para os 350 a 400 000 euros. Que irei gastar 50 000 no terreno e sobram 150 000 e isso não chega.

Vejo casas prontas chave na mão (presumo pré fabricadas) por 130 000 mas que depois falta as papeladas e terreno e isto e aquilo e que não tem o mínimo de qualidade e que irei gastar o dinheiro e não ter casa.

Assim para colocar os pés na terra, alguém sabe algum sítio na internet que possa ter projetos já realizados e por quanto ficou esse projecto, para ter uma noção se é ou não possivel a realização do sonho? Basicamente um catálogo das obras realizadas pelos escritorios.empresas com o custo do mesmo.

PS. Tenho duas mãos e se poder fazer eu algumas coisas da construção assim o farei, não estou a contar com cozinhas com eletrodomésticos, nem materiais de alta qualidade, apenas ter um isolamento dito normal para os dias de hoje dado ter lido N vezes neste fórum para não cortar nos isolamentos o que naturalmente entendo e sou também dessa mesma opinião. Entendo também que a mesma casa possa custar facilmente o dobro dependendo dos materiais utilizados.

A título de exemplo por projectos que encontrei online no entanto sem preço associado, deixo aqui uma fotos de projetos aos quais tenho mais inclinação para este estilo, contudo e mais uma vez sem saber sequer se é praticável dado o orçamento.

Desde já obrigado a todos.
      Screenshot_20201113-231241_Gallery.jpg
  2.  # 2

PS. Refiro me apenas a construção desse projecto sem relvas, e decks, etc...

Em relação ao terreno, será sempre afastado vários kms da cidade, na zona do Minho. Portanto excluindo já os preços dos centros urbanos.
  3.  # 3

Olá.

Parabéns pela sensatez. Antes de querer mundos e fundos, faz muito bem em começar de trás para a frente. Balizar o orçamento e começar por aí, subtraindo o terreno, o projecto, a construção... em vez de simplesmente somar o que quer (normalmente os orçamentos disparam quando se faz isso).

Ora se dispõe de 200k, comece por pesquisar terrenos pelos 30-40k(com impostos).
    Do que sobrar tire-lhe uns 10-15k para projectos, taxas, baixadas, etc...
    Agora desconte os 23% do IVA.
    Considere um valor razoável para os arranjos exteriores (portões, muros, jardim, pavimentos duros, etc).
    Considere uns 800-1'000€/m2 e verá a área que lhe sobra...
    Um T3, tem que ter no mínimo 91m2 brutos. Um T4 105m2.

O catalogo que procura não existe como tal, estilo site de agência imobiliária.
    Este fórum até é dos sítios onde encontrará mais informação a respeito.
    Existem vários livros também, mas em que os projectos estão tão dispersos que dificilmente encontrará preços da sua região concreta.

Mesmo no Minho, como bem pode imaginar, uma moradia em Braga Oeste (onde estamos) não custará o mesmo no Norte de Cabeceiras de Basto... Atendendo ao contexto actual diria que os 200'000€ chegam sim para um terreno mais um T3 numa periferia minhota, mas não se iluda muito.
    Se é mais ou menos grande e confortável, dependerá de demasiados factores para que alguém aqui lhe dê um preço ou uma resposta exacta.

Outro tema importante é que não compre um terreno complicado. Ainda que terrenos assim até podem resultar em projectos interessantíssimos, normalmente trazem também associado um preço de construção mais elevado.

Tratando de assentar-lhe os pés na terra. Na imagem que colocou a casa tem 94m2 uteis só no piso 1, mais 94 em baixo, mais 42m2 de garagem, já vai em 230, mais uns 15% para paredes, coretes, pilares, etc... já passa dos 260m2 brutos, ainda lhe falta considerar a varanda, palas, alpendres e o extra da cobertura acessível. Muito honestamente, esqueça uma casa assim (quarto dos filhos com 20m2?).
    Para encaixar isto no seu orçamento, mais valia nem lhe colocar janelas... :) Mas não desanime, deve é moderar mais as espectativas por enquanto.

Boa sorte.
    Concordam com este comentário: fredcunha, tiagosp90, PCPNP, nunogouveia
  4.  # 4

Acho que fez muito bem em começar pela base €€. Eu fiz o mesmo.
    200.000€ é francamente pouco para uma moradia isolada e que ainda inclua o terreno.
    Neste momento estou na fase final de orçamentação da minha moradia e portanto estou bem a par dos preços de construção.
    Para um terreno fora do centro (Santa Maria da Feira), moradia térrea com 210m2:
    - 30.000€ Terreno (550m2)
    - 10.000€ Arquiteto, puxadas de água, luz, gás, despesas do crédito, etc
    - 230.000€ para construção com o único luxo o piso radiante (~4000€). Piso flutuante a 25€m2, cerâmica a 25€m2, etc..

Conte com no mínimo os 260.000€ facilmente.
    Espero ter sido útil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  5.  # 5

Colocado por: pee2002moradia térrea com 210m2

Colocado por: pee2002Conte com no mínimo os 260.000€ facilmente.

Ou tire-lhe uns 60m2 à área bruta da casa.
    Com 150m2 já faz uma coisinha engraçada.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Djdasa
  6.  # 6

Colocado por: N Miguel Oliveira

Ou tire-lhe uns 60m2 à área bruta da casa.
    Com 150m2 já faz uma coisinha engraçada.

Sim, se não incluir garagem/arrumos.
    Era o meu plano inicial.. mas depois pensamos melhor e achamos importante
  7.  # 7

Sim é possível contruir dentro do orçamento que tem, mas tenha sempre os pés na terra, tem de esquecer certos luxos, pisos radiantes, cerámicos para cima de 25m2, sanitarios não ultrapassar os 150€ por peça não incluir mais de 2 Wc's, cortar em alguns luxos, não pode é cortar duas coisas muito importantes Isolamento, materias para a estrutura, se poder compre um terreno plano e construa uma casa térrea seram custos em terraplanagens e escavações,betão ferro e muita mão de obra que vai poupar. Construa dentro das suas possibilidades não dos outros.Utilize as suas mãozinhas. Contra te gente de confiança. Comecei à 1 mês a construir tb tinha as suas dúvidas. Boa sorte amigo
    Concordam com este comentário: Lmscs
  8.  # 8

Colocado por: jorgep1981Sim é possível contruir dentro do orçamento que tenho, mas tenha sempre os pés na terra, tem de esquecer certos luxos, pisos radiantes, cerámicos para cima de 25m2, sanitarios não ultrapassar os 150€ por peça não incluir mais de 2 Wc's, cortar em alguns luxos, não pode é cortar duas coisas muito importantes Isolamento, materias para a estrutura, se poder compre um terreno plano e construa uma casa térrea seram custos em terraplanagens e escavações,betão ferro e muita mão de obra que vai poupar. Construa dentro das suas possibilidades não dos outros.Utilize as suas mãozinhas. Contra te gente de confiança. Comecei à 1 mês a construir tb tinha as suas dúvidas. Boa sorte amigo

Não concordo.
    Fica com 145.000€+IVA para construir uma casa. Infelizmente, não é possível
    Ahh.. e uma casa de 2 andares é ligeiramente mais barata que uma casa térrea.. por incrível que pareça ;)
  9.  # 9

Colocado por: pee2002hh.. e uma casa de 2 andares é ligeiramente mais barata que uma casa térrea.. por incrível que pareça ;)

pode não ser...
  10.  # 10

Colocado por: N Miguel OliveiraCom 150m2 já faz uma coisinha engraçada.

certamente que sim, mas depois aqui fica bem um telheiro, ali, pq o terreno não é bem plano mete-se uma varanda ou um terraço e os 150m2 disparam para os 200m2

200k para comprar um terreno e construir uma casa não é muito folgado. Vai obrigar a algumas escolhas e bastante aconselhamento.

um terreno pode ser 10.000 mais barato do que outro, mas obrigar a gastar mais 20.000 na construção da casa, tenha cuidado já na escolha do terreno. Um terreno plano ao nível da estrada, mesmo que fiquei mais caro, pode no final compensar a diferença na construção.
  11.  # 11

Colocado por: pauloagsantoscertamente que sim, mas depois aqui fica bem um telheiro, ali, pq o terreno não é bem plano mete-se uma varanda ou um terraço e os 150m2 disparam para os 200m2

Tudo depende do projecto também. "Maior" não é necessáriamente "melhor". Por aqui vemos muitos projectos com muita área perdida em átrios, vestibulos, corredores, etc... Muita área para aquecer/arrefecer, etc. etc... E depois poupa-se nos vidros, no isolamento das caixas de estores e afins...

Uma casa de 150m2 para um T3 é suficiente, na minha opinião.

Depois há que medir o sonho. Valerá a pena trabalhar mais 2 anos para pagar uma garagem, por exemplo? Vai de cada um...
    Concordam com este comentário: mneves90, Djdasa
  12.  # 12

Colocado por: N Miguel OliveiraUma casa de 150m2 para um T3 é suficiente, na minha opinião.

se os 150m2 forem unicamente dedicados á habitação e as garagens/anexos estiverem fora desta area, até considero que os 150m2 são bem avantajados para construir um T3.
    • m2r2
    • 5 dezembro 2021

# 13

Colocado por: User999Boa noite, antes de mais gostaria de clarificar que não sou um conhecedor da área da construção. O que me leva a que surjam bastantes dúvidas.

Pretendo construir uma casa, ou pelo menos tenho esse sonho. Vivi em uma residência na infância, posteriormente e até hoje tenho vivido sempre em apartamentos, contudo gostaria se assim fosse possível voltar para uma residência, embora tenha noção de mais algum trabalho de manutenção.

Tenho 200 mil euros para o sonho de vida, contudo, vejo apartamentos com alguns anos que ultrapassam este valor com facilidade.

Tenho lido e ouvido para não me meter nisso, que o dinheiro não chega que depois vai sempre para os 350 a 400 000 euros. Que irei gastar 50 000 no terreno e sobram 150 000 e isso não chega.

Vejo casas prontas chave na mão (presumo pré fabricadas) por 130 000 mas que depois falta as papeladas e terreno e isto e aquilo e que não tem o mínimo de qualidade e que irei gastar o dinheiro e não ter casa.

Assim para colocar os pés na terra, alguém sabe algum sítio na internet que possa ter projetos já realizados e por quanto ficou esse projecto, para ter uma noção se é ou não possivel a realização do sonho? Basicamente um catálogo das obras realizadas pelos escritorios.empresas com o custo do mesmo.

PS. Tenho duas mãos e se poder fazer eu algumas coisas da construção assim o farei, não estou a contar com cozinhas com eletrodomésticos, nem materiais de alta qualidade, apenas ter um isolamento dito normal para os dias de hoje dado ter lido N vezes neste fórum para não cortar nos isolamentos o que naturalmente entendo e sou também dessa mesma opinião. Entendo também que a mesma casa possa custar facilmente o dobro dependendo dos materiais utilizados.

A título de exemplo por projectos que encontrei online no entanto sem preço associado, deixo aqui uma fotos de projetos aos quais tenho mais inclinação para este estilo, contudo e mais uma vez sem saber sequer se é praticável dado o orçamento.

• m2r2
    • 5 dezembro 2021

# 14

Foi o Sr que anunciou no Mundo Ageas?
    Preciso de mais informação. Tel
    963974783
    Grato, MRR
    • r.v
    • 5 dezembro 2021

# 15

Colocado por: User999Boa noite, antes de mais gostaria de clarificar que não sou um conhecedor da área da construção. O que me leva a que surjam bastantes dúvidas.

em que zona do Minho?

0.0193 seg. NEW