Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    sinceramente deverá haver melhores soluções e acho que irá ficar surpreso quando o arquitecto apresentar os seus estudos. aposte nisso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SRPP - Arquitectura
  2.  # 22

    Só não percebo porque não dão valor aos wcs.

    Hoje em dia fazem-nos todos pequenos.

    O wc de serviço percebo que seja pequeno mas num wc de suite deveria ter um banho de requinte, pois na minha opinião, trata-se do corpo (e mente) através dos banhos.

    Pense nisso...

    Cmpts.
  3.  # 23

    Olá, também estou a iniciar a construção da minha casa e ainda há bem pouco tempo me deparei com estas dúvidas. Uma das questões que mais tempo nos levou foi a imaginar os alçados. Por isso reparo que neste projecto, do lado da porta de entrada não há qualquer janela. Pode ser uma questão de gosto, mas eu pessoalmente acho que as janelas são os olhos da casa, dão-lhe vida e alegria. Por outro lado a WC da suite deve também ter uma janela para a circulação de ar, e poderá gerar aqui um desiquilíbrio estético se esta for mais pequena do que a janela do quarto. Mas pronto, são opiniões e valem o que valem.
  4.  # 24

    alexia

    isto que ve são só esboços, eheheh, feitos ou rasbiscados em paint do windows

    Doi-me um pouco ver que as pessoas continuam a "tentar" desenhar as suas casas, e deviam era chegar ao pé do arquitecto e dizer simplesmente o que pretendem.
  5.  # 25

    Algumas pessoas ainda pensam que fazer o projecto de uma casa, é fazer uma planta, acho bem que se debrucem e informem-se, mas fazer um projecto de uma casa não é assim tão fácil e tão redutor.
    Cumps
  6.  # 26

    Será que muita gente não sabe ainda para que serve um arquitecto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SRPP - Arquitectura
    • naar
    • 11 novembro 2009

     # 27

    Aos Arquitectos!

    Eu acho que as pessoas no seu intímo sabem que não têem jeitinho nenhum para desenhar "casas" mas acho que o fazem porque gostam de sonhar até poderem ir ter com um arquitecto, lol.

    E quando chegam a um gabinete e um de vós lhes faz um esboço, elas acham que estão a assitir a um milagre; E naquele momento esquecem tudo o que desenharam, portanto, é inofensivo!

    É pior é quando as pessoas querem fazer o orçamento, isso é que lhes pode trazer amarguras.

    Deixem as pessoas sonhar!

    Quantos mais desenhos atabalhoados elas fizerem maior será o encanto pelos vossos projectos!

    Colocado por: almanacatEstou a pensar em fazer uma casa.
    Já fiz muitas plantas e por fim, penso que cheguei à planta final.


    almanacat,

    Pensa! Diz muito bem.

    Mas vai ver quando conhecer o Arquitecto (sim, porque o tempo dos desenhadores que faziam as vontades todas aos clientes só para poderem ir a correr para a fotocopiadora, acho que já acabou, felizmente!) de tudo o que desenhou se calhar aproveita as paredes exteriores, ou nem isso, se tiver condicionalismos de que certamente nunca ouviu falar.

    Mas enquanto esteve a desenhar, sonhou certamente com a sua família sobre o espaço que irão partilhar e isso faz bem á ALMA!

    SONHE! não paga nada!

    No final pague um justo valor pelo projecto que mandar executar a um arquitecto, seja FELIZ e daqui a 2 anos ría-se dos seus desenhos!

    Felicidades!

    Cump.
  7.  # 28

    Naar, trabalho numa câmara, conheço os condicionalismos inerentes à construção no terreno.
    Como disse anteriormente, estou a fazer a planta de acordo com o que queria na minha casa. Não faz mal nenhum sonhar, como é obvio. Aqui na minha zona, grande parte dos meus colegas e amigos, "projectam" as suas ideias no papel, antes de fazerem projecto, porque a casa também tem de ser com nos queremos em parte.
    Como disse, em principio, quem irá fazer o projecto será a minha prima e o seu companheiro (que é arquitecto). E certamente, irão fazer um valor mais atencioso, daí eu querer fazer a planta e apresentar e depois, eles fazerwem as alterações que entenderem. No entanto, eu sei que quero quartos para a frente da casa, sala e cozinha para tras. Não quero uma área grande, não quero espaços mortos. Porque quem vai pagar a casa sou eu. Claro que quero ter uma planta minimamente funcional e é isso que vou estar à espera que o meu "Primo emprestado" me ajude, quem saber, talvez dar novas ideias.

    E claro, não acho mal nenhum as pessoas fazerem croquis e plantas das suas futuras casas.... e nem sempre plantas feitas por arquitectos funcionam da melhor forma. Tenho casos que comprovam isso. Tenho casos de colegas que projectaram a sua propria casa e sairam-se muito bem. Porque estamos a falar de casas simples, estilo tradicional. Só quero uma casa para poder viver... e que seja acolhedora, simples e funcional...

    Peço desculpa se feri susceptiblidades ao apresentar a minha planta aqui... por esta não ser um profissional... mas pensei que estaria à vontade para o fazer... e como é obvio esta +planta é um pouco a ideia daquilo que pretendo, não será assim certamente, mas dai ter contado com este forum para me darem a vossa opinião e já ouvi aqui muito boas opiniões.... claro que será uma arquitecto a desenhar-me a casa... mas não custa nada ouvir outras opiniões e outras soluções... o arquitecto até pode apresentar um projecto e faltar sempre alguns pormenores, como já vi muitas plantas neste forum, já projectadas e aprovadas, que certamente foram feitas por arquitectos, e com opiniões dos utilizadores deste forum...

    Obrigada a todos pelos comentários, a maioria bastante produtivos!

    Cmpts.
  8.  # 29

    Olá bom dia novamente,

    almanacat, concordo consigo. Ninguém está a pôr em causa a qualidade do trabalho que um arquitecto pode apresentar. Mas também ninguém melhor de nós sabe o que pretendemos ter na nossa casa, face à experiência que já temos e às necessidades que já sentimos na casa onde habitamos. Penso que é diferente fazer uma casa para alguém que por exemplo vai casar, constituir família, e para aqueles que já têm família, já têm rotinas e já sabem muito bem o que precisam e o que não precisam. E sabemos muito bem até onde podemos gastar. às vezes os arquitectos apresentam ideias fantásticas, mas se formos ver os custos que essas ideias implicam... ! Temos de ter os pés assentes no chão. Como disse, tb acabei há pouco tempo essa fase de elaboração do projecto, tb ouvi críticas boas e más.
    Mas há decisões que só a nós dizem respeito. Por exemplo, tb tenho a cozinha ao lado da sala. Mas optei por não fazer ligação entre as duas (podia ter posto portas de correr) porque normalmente fazemos todas as refeições na cozinha. só usamos a sala quando temos grandes festas de família e isso acontece três ou quatro vezes por ano. Achei que não havia necessidade até porque isso me roubaria espaço de uma parede, onde tenciono pôr o louceiro. E temos de pensar se os móveis que tencionamos levar para a casa nova cabem naqueles espaços.
    Enfim, são opiniões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: estrela_do_mar
  9.  # 30

    Olá Alexia.
    Concordo inteiramente consigo.
    Eu também ainda tenho dúvidas relativamente às portas de correr na cozinha.... porque realmente tiram-me uma parede onde poderia encostar, por exemplo a mesa de refeição... mas também a posso colocar no centro... são pequenas coisas que temos de pensar e pegar na experiencia que temos da nossa vivência dentro de casa e das necessidades que sentimos e que aquilo que, para nós, é ou não mais confortável e mais acolhedor... mas a opinião dos outros é sempre importante quer positiva, quer negativa, pois atraves das experiencias dos outros podemos evitar certos erros que não nos ocorrem na hora de fazer uma casa....
    A ideia de fazer a sala para a parte de tras da casa surgiu após conversa com um amigo que terminou a casa dele e que me disse, se fosse hj tinha feito a sala para a parte traseira da sala, por cauda da privacidade que proporciona... e realmente é bem verdade...e depois a orientação solar também é muito importante. e colocar uma sala a sul ou a poente´é, no meu ponto de vista uma boa solução, porque, no meu caso pessoal, sei que o local da casa onde estarei mais tempo, será na cozinha e na sala...


    Mas estou numa fase inicial de todo este processo...ainda há muito para pensar e ver... e claro, que irei certamente recorrer ao arquitecto para me dar opiniões... e como é certo... fazer-me o projecto. Mas o esboço que fiz é um pouco aquilo que pretendo... agr com esse esboço ele delineia o projecto e verificará o que se pode ou não aproveitar...e se estiver dentro dos meus limites orçamentais....

    Porque também temos de pensar numa casa... mas claro... dentro dos nossos limites...porque sim...gostava de ter uma casa com mais área... com escritório, etc... mas... não me é possível... ;)

    Já agora Alexia, já construiu e já está a habitar a casa? Correu tudo bem?

    Cumprimentos.
  10.  # 31

    olá, almanacat

    ainda não comecei as obras, tenho os projectos para aprovação na câmara. Espero que não demore muito, pois estou ansiosa.
    Eu tb optei por fazer a sala, e a cozinha na parte traseira, onde tb tenho churrasqueira e garagem com ligação à casa. Dessa forma, posso ver os miudos e bricarem enquanto preparo o jantar . (lol)
  11.  # 32

    Pois, é como penso também... a qualidade de vida é logo outra ;). A sua casa tb é terra ou 1.º andar. Caso seja térre a e caso não se importe podia-me mostrar a sua planta? para poder ver? O meu e-mail é: [email protected].

    Cumprimentos.
  12.  # 33

    Alexia a planta do tipo de casa que pretendia é a primeira planta que apresento, a planta que o idequa apresentou foi uma possivel alteração, e ao que parece alterou o desenho e não deve ter sido possível colocar o quarto com as janelas para fora... mas claro que ao pefar na ideia do idequa, as janelas manter-se-ao na frente da casa.. ele não deve ter conseguido colocar as janelas bem porque ele estava so a demontrar uma solução para a entrada da casa ;).
    Também acho que as janelas sao os olhos da casa, e daí querer colocar bastantes janelas 2 em cada quarto frontal ;)

    Cmpts.
  13.  # 34

    Colocado por: almanacatAlexia a planta do tipo de casa que pretendia é a primeira planta que apresento, a planta que o idequa apresentou foi uma possivel alteração, e ao que parece alterou o desenho e não deve ter sido possível colocar o quarto com as janelas para fora... mas claro que ao pefar na ideia do idequa, as janelas manter-se-ao na frente da casa.. ele não deve ter conseguido colocar as janelas bem porque ele estava so a demontrar uma solução para a entrada da casa ;).
    Também acho que as janelas sao os olhos da casa, e daí querer colocar bastantes janelas 2 em cada quarto frontal ;)

    Cmpts.


    Começo por dizer que é ideaqua e não idequa.
    Um lapso, eu sei.... :)

    Quanto às janelas, é verdade. Eu alterei o desenho no paint e perdia muito tempo a desenhar janelas assim como uma alteração que também fazia. O wc da suite trocava de posição com o closet, ficando a janela desse mesmo wc junto ao canto com o outro quarto.

    Algo do género:
      almanacat2.JPG
  14.  # 35

    Olá, a minha casa será térrea, embora pretenda aproveitar o sótão, logo que tenha disponibilidade) para um escritório, quarto de hóspedes, quarto de brincadeiras. A minha planta tem algumas semelhanças com a 2ª planta aqui apresentada, mas tenho o anexo e a garagem do lado da cozinha e outras ligeiras diferenças. Tenho tb um pequena despensa ligada à cozinha, os quartos à frente estão alinhados, alpendre junto à porta de entrada e alpendre nas traseiras, para depois colocar uma cama de rede e umas cadeirinhas! Já me estou a imaginar.

    Gostava muito de lhe enviar o meu projecto, mas só o tenho em formato papel, ainda por cima tamanho A3. Mas tenho todo o gosto em ajudá-lo com aquilo que foi esta minha odisseia de chegar a um projecto final. Já agora em que zona do país vai construir? Eu estou no Ribatejo, por isso será uma quintinha muito tradicional.
  15.  # 36

    A minha casa também será estilo tradicional. Sou da zona de aveiro. Penso que são casas mais intemporais e também gosto da sua arquitectura. Também queria fazer aproveitamento do sotão, mas será para mais tarde e para depois ir fazendo... faria um acesso escadas a partir da sala.

    IDEAQUA, lol, peço desculpa! foi mm um lapso. A sua ideia tb é interessante, no entanto, não sei se acharia mt interessante ter a janela do wc privativo para a frente da casa. Acho que poderá ser mais interessante ter duas janelas da suite para a frente da casa, claro que, depois terei de fazer um muro jeitosinho, e a casa não mt perto da estrada ;) A ideia que deu, colocar a suite do lado esquerdo e os quartos do lado direito´para criar corredor é muito interessante e já fiz questão de traçar uma planta com a sua ideia, a qual agradeço desde já ;).

    Cmpts.
  16.  # 37

    Não tem que agradecer a mim mas sim à pessoa que criou este fórum.

    Também cometi um lapso.
    Pensei que a frente da casa era do lado da entrada principal.

    Enfim, ideias nunca são de mais e com um bocadito de cada uma faz-se uma boa escolha, espero eu.

    Até breve...
  17.  # 38

    Boa Noite!

    Sou um novo membro neste forum, mas á primeira vista parece-me fenomenal e uma possivel grande ajuda para o meu sonho..o meu projecto de casa! Ando loucamente á procura de exteriores para uma futura moradia, com muita dificuldade pois não encontro o que procuro.
    o meu terreno tem cerca de 27 m de frente e tem uma inclinação importante. Estou interessado em construir uma moradia de dois pisos, com uma arquitectura moderna mas que mantivesse ao mesmo tempo traços tradicionais, como por exemplo telhados de telha (várias pessoas me têm advertido do erro de construir uma casa sem telhado de telha por infiltrações e desgaste da pintura) e utilização de diferentes materiais como pedra, vidro e madeira ao mesmo tempo. Tenhp vasculhado por inumeros sites e livros e não encontrei ainda nenhuma que me satisfazesse por completo. Poderiam dar-me alguma ajuda....please...obrigado.marcos sanches
 
0.0302 seg. NEW