Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, infelizmente só agora me debrucei sobre o que está no projeto térmico da minha moradia que em breve começará a ser feita - ver aqui

    Para contextualizar, a minha moradia estará inserida num loteamento antigo de moradias em banda. A minha terá na empena direita uma Moradia já construída da qual desconheço constituição das paredes e na empena esquerda tem um lote vazio à venda sem previsão para construção. Pilares serão de 30cm.

    As paredes previstas em projeto térmico seriam:

    Paredes exteriores em alvenaria dupla,
    isolada pelo exterior em sistema ETIC's e com 36,5 de espessura total.
    Do interior para o exterior:

    Gesso estuque projetado - Espessura 2 cm
    Tijolo cerâmico vazado - Espessura 11 cm
    Caixa de ar não ventilada - Espessura 2 cm
    Tijolo cerâmico vazado - Espessura 15 cm
    Placa de EPS 100 - Espessura 6 cm
    Micro Reboco + Rede fibra de Vidro - Espessura 0,5 cm

    O coeficiente de transmissão térmica (U) é de 0,35W/m2.ºC

    Ponte térmica plana (Pilar)

    Gesso estuque projetado - Espessura 2 cm
    Betão Armado (Pilares e Vigas) - Espessura 30 cm
    Placa de EPS 100 - Espessura 6 cm
    Micro Reboco + Rede fibra de Vidro - Espessura 0,5 cm

    O coeficiente de transmissão térmica (U) é de 0,49W/m2.ºC

    Ponte térmica plana (Caixa de Estore)

    Gesso estuque projetado - Espessura 2 cm
    Tijolo cerâmico vazado - Espessura 4 cm
    Argamassa de assentamento - Espessura 2 cm
    Caixa Estore EPS 100 (EC300/244x300C) - Espessura 3 cm

    O coeficiente de transmissão térmica (U) é de 0,79W/m2.ºC

    Pavimento Interior

    Pavimento Flutuante AC5 - Espessura 2 cm
    Camada de regularização - Espessura 1,5 cm
    Betão Leve Leca - Espessura 6 cm
    Lage aligeirada (H=20+5) - Espessura 25 cm
    Placa de EPS 100 - Espessura 8 cm
    Micro Reboco + Rede fibra de Vidro - Espessura 0,5 cm

    O coeficiente de transmissão térmica (U) é de 0,33W/m2.ºC


    Após ler várias discussões estou inclinado a realizar algumas alterações, as quais peço opinião e/ou sugestão.

    Alterações Paredes Exteriores e Pavimento:


    1-Alterar para parede simples de Tijolo térmico e acústico Preceram 29/Bloco Térmico de 30 - Objetivo: Aumentar Resistência térmica
    2-Manter EPS 100 na empena que levar potencial futura habitação - Objetivo: Não encarecer obra com LM total
    3-Colocar Lã mineral (LM) na empena que já tem uma Habitação existente é viável? - Objetivo: Melhorar acústica
    4-Colocar XPS em vez de EPS no pavimento - Objetivo: Aumentar resistência mecânica


    Passando a sua constituição a ser do interior para o exterior:


    Gesso estuque projetado - Espessura 2 cm
    Tijolo térmico e acústico/Bloco térmico - Espessura 28,9/ Espessura 30
    Placa de EPS 100/Lã de Rocha - Espessura 6 cm
    Micro Reboco + Rede fibra de Vidro - Espessura 0,5 cm

    Pavimento Interior
    Do interior para zona não útil
    Pavimento Flutuante AC5 - Espessura 2 cm
    Camada de regularização - Espessura 1,5 cm
    Betão Leve Leca - Espessura 6 cm
    Lage aligeirada (H=20+5) - Espessura 25 cm
    Placa de XPS - Espessura 8 cm
    Micro Reboco + Rede fibra de Vidro - Espessura 0,5 cm
  2.  # 2

    Qual a vossa opinião?
  3.  # 3

    A soluçao proposta pelo tipo das termicas é uma salganhada total. Diria que ficaria mais caro que uma fachada ventilada. Isto relativamente à soluçao das paredes.

    Eu gosto da soluçao de 29 cm tijolo termico com 6 cm de ETICS. Mas isto sou eu que gosto de soluçoes termicas com elevada inercia termica, que é meio caminho para garantir uma casa o mais "passiva e neutra" em niveis de aquecimento e arrefecimento.

    Mas tendo em conta que é uma casa de banda, tem o grande incoveniente de ser quase 40 cm de parede, logo perde area util interior. Se realmente for um problema, o tijolo 24 cm com 6 cm de isolamento exterior é uma soluçao perfeitamente corrente no litoral portugues.

    La mineral, so mesmo pelas caracteristicas acusticas... Nem me vou pronunciar nas vantagens e desvantagens no nosso clima.
  4.  # 4

    vá la ver no projecto de estruturas se realmente tem pilares e vigas com 30cm de espessura.
    e o que está descrito na acustica?
    e o que está definido na arquitectura?
  5.  # 5

    Mas acha que não justifica lá mineral, tendo em conta que é só por causa da acústica?

    Colocado por: NostradamusA soluçao proposta pelo tipo das termicas é uma salganhada total. Diria que ficaria mais caro que uma fachada ventilada. Isto relativamente à soluçao das paredes.

    Eu gosto da soluçao de 29 cm tijolo termico com 6 cm de ETICS. Mas isto sou eu que gosto de soluçoes termicas com elevada inercia termica, que é meio caminho para garantir uma casa o mais "passiva e neutra" em niveis de aquecimento e arrefecimento.

    Mas tendo em conta que é uma casa de banda, tem o grande incoveniente de ser quase 40 cm de parede, logo perde area util interior. Se realmente for um problema, o tijolo 24 cm com 6 cm de isolamento exterior é uma soluçao perfeitamente corrente no litoral portugues.

    La mineral, so mesmo pelas caracteristicas acusticas... Nem me vou pronunciar nas vantagens e desvantagens no nosso clima.
  6.  # 6

    Colocado por: Marcoveri87Mas acha que não justifica lá mineral, tendo em conta que é só por causa da acústica?

    Eu Acho que deve confrontar os projectistas ( será que os divversos projectos foram compatibilizados!?- tarefa que deveria ter sido efectuada pelo coordenador de projectos) e efectivamente optimizar as soluções construtivas, de acordo com as suas interrogações, que são mais que validas.
    Concordam com este comentário: Marcoveri87
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcoveri87
  7.  # 7

    Nas peças desenhadas de betão estão 30 cm de Pilar. Por isso confirmo.

    Na acústica refere o mesmo tipo de parede que no térmico.

    No de arquitetura estão desenhada as plantas com paredes exteriores de 40 pelo que com a solução proposta no térmico ainda sobra 1,5cm para área útil interior.




    Colocado por: Pedro Barradasvá la ver no projecto de estruturas se realmente tem pilares e vigas com 30cm de espessura.
    e o que está descrito na acustica?
    e o que está definido na arquitectura?
  8.  # 8

    Colocado por: Marcoveri87Nas peças desenhadas de betão estão 30 cm de Pilar. Por isso confirmo.

    Isso é que não é normal... é habitual os 25, por forma a resolver mais facilmente todas aquelas questões que levantou.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcoveri87
  9.  # 9

    Acha que posso alterar para 25 ou será por ser 3 pisos que puseram 30. Com projeto aprovado na câmara não sei se posso alterar algo tão estrutural.


    Colocado por: Pedro Barradas
    Isso é que não é normal... é habitual os 25, por forma a resolver mais facilmente todas aquelas questões que levantou.
      IMG_20201116_093419.jpg
  10.  # 10

    E irei fazê-lo contudo, pretendia ir já com alguma alternativa de forma a obter resposta e comparação com soluções eventualmente apresentadas. Tendo em conta que não está de todo do meu agrado.


    Colocado por: Pedro Barradas
    Eu Acho que deve confrontar os projectistas ( será que os divversos projectos foram compatibilizados!?- tarefa que deveria ter sido efectuada pelo coordenador de projectos) e efectivamente optimizar as soluções construtivas, de acordo com as suas interrogações, que são mais que validas.
  11.  # 11

    Colocado por: Marcoveri87E irei fazê-lo contudo, pretendia ir já com alguma alternativa de forma a obter resposta e comparação com soluções eventualmente apresentadas. Tendo em conta que não está de todo do meu agrado.

    O ideal é contratar um tecnico para o assessorar nessas revisões de projecto. ou, já que tem a obra a decorrer, utilizar o seu Director de Fiscalização para o ajudar nessa optimização com os projectistas.
  12.  # 12

    Sim e irei fazê-lo. Contudo acham as opções que aqui pus descabidas tendo em conta os objetivos enunciados ou alteraria algo?

    Colocado por: Pedro Barradas
    O ideal é contratar um tecnico para o assessorar nessas revisões de projecto. ou, já que tem a obra a decorrer, utilizar o seu Director de Fiscalização para o ajudar nessa optimização com os projectistas.
  13.  # 13

    Colocado por: Marcoveri87Contudo acham as opções que aqui pus descabidas tendo em conta os objetivos enunciados ou alteraria algo?


    Alteraria alguma coisa.. mas é para isso que os clientes me contratam. ( a mim ou outros, se necessitarem de 2ª opiniões devidamente fundamentadas nos seus projectos.) Casos houve que se alteram projectos inteiros de especialidade... Inclusive com alteração de equipa técnica...
  14.  # 14

    Ok. Vim apenas à procura de uma opinião para falar com os técnicos a quem paguei. Mas se resolver que estes não resolvem problema teria de pensar então em outra equipa técnica. O pior é que ter de pagar duas vezes projetos...
    Pensei que o FdC pudesse dar alguma ajuda tendo em conta diferentes experiências de DO's e técnicos. Contudo, obrigado


    Colocado por: Pedro Barradas

    Alteraria alguma coisa.. mas é para isso que os clientes me contratam. ( a mim ou outros, se necessitarem de 2ª opiniões devidamente fundamentadas nos seus projectos.) Casos houve que se alteram projectos inteiros de especialidade... Inclusive com alteração de equipa técnica...
  15.  # 15

    Colocado por: Marcoveri87Pensei que o FdC pudesse dar alguma ajuda tendo em conta diferentes experiências de DO's e técnicos. Contudo, obrigado

    Não lhe demos já!? que isso pode ficar melhor. que não está optimizado, aparentemente. que as suas duvidas fazem sentido...
    Concordam com este comentário: Marcoveri87
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcoveri87
  16.  # 16

    Receitas e certezas= ou exige aos seus tecnicos que lhe façam o serviço devido, ou então arranja e PAGA a alguém fora, para dar apoio e consultadoria....
    Concordam com este comentário: Marcoveri87
  17.  # 17

    No caso de necessitar está disponível para me acessorar? (pagando claro)

    Colocado por: Pedro BarradasReceitas e certezas= ou exige aos seus tecnicos que lhe façam o serviço devido, ou então arranja e PAGA a alguém fora, para dar apoio e consultadoria....
  18.  # 18

    Colocado por: Marcoveri87Paredes exteriores em alvenaria dupla,
    isolada pelo exterior em sistema ETIC's e com 36,5 de espessura total.
    Do interior para o exterior:

    Gesso estuque projetado - Espessura 2 cm
    Tijolo cerâmico vazado - Espessura 11 cm
    Caixa de ar não ventilada - Espessura 2 cm
    Tijolo cerâmico vazado - Espessura 15 cm
    Placa de EPS 100 - Espessura 6 cm
    Micro Reboco + Rede fibra de Vidro - Espessura 0,5 cm

    O coeficiente de transmissão térmica (U) é de 0,35W/m2.ºC


    é impressão minha ou tem ai dois sistemas?
    para quê parede dupla e ETICs ao mesmo tempo?
  19.  # 19

    Colocado por: Marcoveri87No caso de necessitar está disponível para me acessorar? (pagando claro)

    como a obra é VN Gaia, deveria munir-se de um tecnico aí de perto, pode ser necessário reuniões com os projectistas e outros pormenores. Como já descrevi, o Diretor de Fiscalização de Obra ( DFO), arranje uma pessoa que além disso faça este trabalho. é muito melhor.

    PS: não contratou ninguem da equipa de projecto para desempenhar esta função (DFO), certo?
  20.  # 20

    Sim é o que está previsto em projeto térmico

    Colocado por: marco1

    é impressão minha ou tem ai dois sistemas?
    para quê parede dupla e ETICs ao mesmo tempo?
 
0.0232 seg. NEW