Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Já há muito que ando pelo fórum a ler as dúvidas de várias pessoas, que tal como eu, só querem um cantinho para viver.
    Uma vez que o mercado imobiliário anda com os preços muito elevados, eu e o meu namorado começamos a olhar para o bocadinho de terreno que resta atrás da casa do meu pai para fazer uma casinha com menos de 70m2.
    O terreno tem construída a moradia do meu pai que tem 150m2. Entre a casa do meu pai e da minha vizinha, tem a distância de 8,5m. A casa ficaria com 6 metros de largura, com 12m de comprimento, neste caso. Não teria janelas voltadas para o terreno da minha vizinha e ficava com a frente voltada para a casa do meu pai com a distância de 2m entre estas. Já marquei com um arquiteto para ver se há possibilidade de fazer ou se sonho mesmo muito alto. Mas estou ansiosa... alguém já conseguiu construir nestas condições? Uma vez que queria tudo legal e com todas as licenças pedidas...

Obrigada!
  2.  # 2

Colocado por: anasilva882Mas estou ansiosa...

não vale a pena estar ansiosa.... não vai conseguir construir ai. pense em outra solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anasilva882
  3.  # 3

Colocado por: anasilva882com a distância de 2m entre estas.

Esqueça.
    Para além de ser um afastamento não regulamentar existem outras condicionantes como os índices de construção que certamente não consegue cumprir
  4.  # 4

e precisando de financiamento bancário, ainda mais complicado seria...
    Se tal for possivel, em termos de índices de construção, talvez meter um primeiro andar na casa existente... e ter um edifício bi-familiar...
  5.  # 5

Mesmo que fizesse a construção como um “anexo grande”?
  6.  # 6

Colocado por: anasilva882construção como um “anexo grande”?

Sim. Mesmo que, não.
  7.  # 7

Colocado por: anasilva882Mesmo que fizesse a construção como um “anexo grande”?

ok, ja que a ana está a insistir vamos lá desenvolver...

deduzo que o terreno onde o seu pai tem a casa não resulte de um loteamento. Porque os lotes costumam ter polígonos de implantação, isto é, só pode construir (casas/anexos) dentro daquele poligono.

se for um terreno, o pdm define áreas máximas de construção que variam de concelho para concelho e de zonas para zonas. Por exemplo, a zona onde estou a construir define um índice de construção de 30% a área do terreno. O meu terreno tem 1400m2, posso construir até 420m2, chega-me e sobra para a minha casa.

aplicando este raciocínio ao terreno do seu pai? qual é a área que pode construir alem da casa do seu pai?

depois não podemos construir em qualquer parte do terreno, tb é o pdm que define isso, no meu caso o meu terreno está uma zona de urbana não consolidada, pelo que a casa não pode ficar a menos de 6 metros do eixo da via, se tiver janelas tem que ficar pelo menos a 3 metros da extrema do terreno, se não tiver janelas não pode ficar a menos de 1,5m da extrema do terreno. Como o meu terreno tem 1400m2, não tive grandes problemas em encaixar a casa nestas regras.

aplicando este raciocínio ao terreno do seu pai? quais são as regras? mesmo que tenha area para construir, consegue encaixar a casa seguindo as regras?

depois se for recorrer ao empréstimo bancário, o banco não empresta dinheiro para construir em terrenos de outros, pelo que o seu pai teria que "dividir" o terreno e colocar parte dele em seu nome. Aqui coloca-se a questão? pode dividir-se o terreno?

tem ai muitos espinhos pela frente.
  8.  # 8

Verdade. Agradeço a todos a colaboração. A esperança não era muita, já. De qualquer das maneiras, expus a situação ao arquiteto e ele disse para lá passar. E o mesmo que fez o projeto para o meu pai. Vou lá e vejo.
    Obrigada, mais uma vez!

0.0129 seg. NEW