Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

por questões de eficiencia energetica o modelo split é melhor do que o compacto. Tenho uma csa com tres quartos e duas salas , Minha duvida é se devo colocar os aparelhos multi split ou varios com um só split. Certamente o muti split custaramenos que dois mono split . O investimento inicial pode ser maior mas segue algumas duvidas. Cada quarto tem em media 10m2 ,
    1) existe uma relação ideal para definir até quando é melhor um aparelho com 2 ou 3 splits , pode-se cjhegar a 30000btu's para atender os tres quartos , não seri melhor um duplo e um simples ( esquecendo o problema inicial do investimento maior , dentro de certos limites razoaveis)
    2) quando quedra o motor ou qualquer peça do modulo externo para tudo ?
    3) quando usa só um split de um quarto o consumo é menor ? a eficiencia diminui ?
  2.  # 2

Boa tarde
    A diferença do multi para o mono, é uma questão de ter uma unica unidade exterior para as interiores, +- independentemente das unidades interiores. As avarias deste tipo de unidades exteriores são raras quando bem instaladas. A nivel de consumo o problema não s coloca,porque a unidade exterior só vai consumir dependendo da necessidade que está a ser "pedida"pela necessidade das interiores.se necessitar de mais algum esclarecimento contacte
    [email protected]
  3.  # 3

quando por exemplo se diz que um a/c tem +/- 2000 w de potencia e um cop de 5, quer dizer que ele para produzir 2000 e apenas vai utilizar 1/5 dos 2000 w???
    • eu
    • 29 novembro 2009

# 4

Colocado por: sergio limaCertamente o muti split custaramenos que dois mono split

Curiosamente, isto não é verdade. Dois sistemas mono split são geralmente mais baratos que um sistema equivalente multi-split.
    • MJR
    • 1 dezembro 2009

# 5

Talvez dependa das marcas, mas tendo a concordar. Tenho visto preços de multi-split bastante altos em comparação com os outros. Mas há óbvia vantagem no espaço ocupado pela máquina.
  4.  # 6

Boa noite, vou tentar aproveitar este tópico para colocar a minha grande duvida sobre AC.

Já decidi que vou instalar AC da marca Mitsubishi com splits em 6 divisões, o que ainda não sei é qual destas soluções terá o menor consumo energético e melhor desempenho. visto que a nivel estetico não tenho problema de instalar 6 maquinas exteriores porque vão ficar escondidas. O que queria mesmo saber era qual das soluções gastava menos e com qual delas teria de contratar menor potencia à EDP.

Para ajudar vou montar 2 maquinas de 9000, 2 de 12000, 1 de 15000 e uma de 18000.
  5.  # 7

Se vai utilizar os AC's todos ao mesmo tempo e 24/24 sem duvida use multisplit.pois ele gere as unidades interiores com a potencia da unidade exterior.
    Se só vai utilizar só a certas horas, só alguns ao mesmo tempo, ocasionalmente etc, talvez os simples vanham a pena.

Tambem cuidado com o preço de meter tubos na parede para o multisplit. pode ficar muito mais caro que para varios singles

Colocado por: mitroskaBoa noite, vou tentar aproveitar este tópico para colocar a minha grande duvida sobre AC.

Já decidi que vou instalar AC da marca Mitsubishi com splits em 6 divisões,o que ainda não sei é qual destas soluções terá o menor consumo energético e melhor desempenho.visto que a nivel estetico não tenho problema de instalar 6 maquinas exteriores porque vão ficar escondidas. O que queria mesmo saber era qual das soluções gastava menos e com qual delas teria de contratar menor potencia à EDP.

Para ajudar vou montar 2 maquinas de 9000, 2 de 12000, 1 de 15000 e uma de 18000.
  6.  # 8

Colocado por: system32Se vai utilizar os AC's todos ao mesmo tempo e 24/24 sem duvida use multisplit.pois ele gere as unidades interiores com a potencia da unidade exterior.
    Se só vai utilizar só a certas horas, só alguns ao mesmo tempo, ocasionalmente etc, talvez os simples vanham a pena.

Tambem cuidado com o preço de meter tubos na parede para o multisplit. pode ficar muito mais caro que para varios singles

Normalmente será para utilizar alternadamente e não as 24h. Quanto ao custo de instalação será igual visto as mono ficarem no mesmo sitio que ficaria as multi, neste momento estou a tentar perceber em qual das instalações gastaria menos de electricidade.
  7.  # 9

Colocado por: system32Se vai utilizar os AC's todos ao mesmo tempo e 24/24 sem duvida use multisplit.pois ele gere as unidades interiores com a potencia da unidade exterior.

carissimo companheiro de forum, olhe que na grande maioria dos casos é exactamente o contrario, pois as unidades exteriores costumam ser de capacidade inferior ao somatório das unidades interiores, logo ideais para utilizar alternadamente, não para utilização simultanea,
    Jorge Alves
  8.  # 10

No meu multisplit há um problema q me disseram q era "mesmo assim":

Tenho multisplit para 2 quartos e quando só ligo um deles na unidade interior do outro ouve-se um barulho fino incomodativo que se propaga através do tubo de cobre.

Ou seja qdo uma unidade está ligada, ouve-se um ruído nas que estão desligadas
  9.  # 11

Colocado por: ParamonteNo meu multisplit há um problema q me disseram q era "mesmo assim":

Tenho multisplit para 2 quartos e quando só ligo um deles na unidade interior do outro ouve-se um barulho fino incomodativo que se propaga através do tubo de cobre.

Ou seja qdo uma unidade está ligada, ouve-se um ruído nas que estão desligadas

sim, em alguns multisplit´s é frequente existirem esses ruídos parasitas, principalmente se têem linhas de tubo curtas,

qual é a sua maquina?
    Jorge Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SMateus79
  10.  # 12

Colocado por: mitroskaJá decidi que vou instalar AC da marca Mitsubishi com splits em 6 divisões,o que ainda não sei é qual destas soluções terá o menor consumo energético e melhor desempenho.visto que a nivel estetico não tenho problema de instalar 6 maquinas exteriores porque vão ficar escondidas. O que queria mesmo saber era qual das soluções gastava menos e com qual delas teria de contratar menor potencia à EDP.

indiscutivelmente, qualquer multi-split é a melhor das soluções para todas as questões anteriores, até porque o diferencial de consumo pode chegar a 40% MENOS, para o mesmo padrão de utilização, e fica com maior duração útil do equipamento,
    Jorge Alves
  11.  # 13

Colocado por: jorgealves

sim, em alguns multisplit´s é frequente existirem esses ruídos parasitas, principalmente se têem linhas de tubo curtas,

qual é a sua maquina?
    Jorge Alves

Daikin 2mx50g para alimentar dois ftxs25g. os cabos tem uns 3 ou 4 metros
  12.  # 14

Boa noite,
    Eu ando pesquisando modelos de ar condicionado da Samsung com a intenção de adquirir o melhor aparelho para as minhas necessidades, visto a minha casa ter 3 divisões para climatizar, sala (48 m2) e 2 quartos (16 m2) cada, cheguei á conclusão que o sistema de 1 unidade exterior Samsung MH070FXEA4B + 3 unidades interiores seria a melhor opção.

As minha duvidas surgiram quando comecei a ler a tabela de combinações referente á unidade exterior em questão e exponho as mesmas de seguida:

1. Não existem unidades interiores com capacidade de 24.000 BTus para trabalhar com esta unidade exterior, no caso da minha sala penso que seria a capacidade ideal, ou será que uma unidade de 18.000 BTus seria suficiente ?

2. Quanto ao consumo, se estiverem as 3 unidades interiores a funcionar ao mesmo tempo já percebi que é mais económico o sistema 1 unidade exterior + 3 unidades interiores, mas se estiver apenas 1 unidade interior a funcionar (9.000 BTus) este sistema continua a ser o mais económico, ou o sistema 1 unidade exterior para 1 unidade interior (9.000 Btus) consome menos ??

Na tabela de combinações deste modelo reparei que a classe energética no aquecimento para quando está apenas uma maquina interior a trabalhar varia entre a classe E e D.
    Quando estão as 3 já a classe energética é A.
    Em contrapartida reparei que a nivel de capacidade de aquecimento uma unidade interior de 5,6 kw debita os 5,6 kw quando está funcionando sozinha, mas se estiver a funcionar em simultânio com mais 2 unidades interiores de 2,9 kw ela desce a capacidade de aquecimento de 5,6 kw para 3,12 kw.

Resumindo, isto quer dizer que esta opção de 1 unidade exterior + 3 interiores é má opção (a nível de consumo energético) para quem durante muito tempo utiliza apenas 1 maquina interior ??

É má opção também quando ligamos as 3 unidades interiores e queremos desfrutar da capacidade maxima de aquecimento das maquinas interiores ??

Alguem com conhecimentos profissionais me ajuda com as minhas dúvidas??

Obrigado
  13.  # 15

Colocado por: Paramonte

Daikin 2mx50g para alimentar dois ftxs25g. os cabos tem uns 3 ou 4 metros

uma maquina 50 a trabalhar com 2x25???
    esta opção no mínimo "estranha", porque só se utiliza uma maquina 50 quando se pretende que uma das vias tenha uma 42, e se ainda refere que "quando só ligo um deles", deduzo que normalmente não funcionem as 2 a plena capacidade e ao mesmo tempo,

este é exactamente o modelo que salientava, mas é estencivel a muitos dos multi-split´s de 2 vias com linhas abaixo dos 4 metros,

Jorge Alves
  14.  # 16

Colocado por: Luis TiagoNão existem unidades interiores com capacidade de 24.000 BTus para trabalhar com esta unidade exterior, no caso da minha sala penso que seria a capacidade ideal, ou será que uma unidade de 18.000 BTus seria suficiente ?

1º uma maquina de 24000BTU´s já não é linha domestica e são poucas as marcas que a disponibilizam em multi-split´s,
    2º 53 a 62 Db de ruido produzido por algumas maquinas dese calibre numa sala é um barulheira,
    3º quem calculou as necessidades térmicas? precisa mesmo de 500BTU´s\M2? os "normais" 375 a 425BTU´s\M2 não chegam? a casa é assim tão mal isolada?
    4º se precisa mesmo de 24.000BTU´s não seria melhor colocar 2 unidades de 12.000BTU´s cada? até porque ficava melhor distribuido, tinha mais potencia instalada e com ruído aceitável, desvantagem directa, ligeiramente mais cara que uma só unidade,

Jorge Alves

penso que deve estudar melhor o assunto (até pode estar correcto),
    Jorge Alves
  15.  # 17

Isso é verdade, mas imagine o caso de querer apenas ter ligado um AC.
    A bomba de calor exterior , vai gastar mais, do que se fosse um split simples.
    Assim vale é apenas ter varias unidades interiores a trabalhar simultaneamente. Assim pouca energia.

Em utilização simultania o que pode acontecer é o aquecimento ser mais lento, mas sempre com menos consumos.

Colocado por: jorgealves

carissimo companheiro de forum, olhe que na grande maioria dos casos é exactamente o contrario, pois as unidades exteriores costumam ser de capacidade inferior ao somatório das unidades interiores, logo ideais para utilizar alternadamente, não para utilização simultanea,
    Jorge Alves
    • jlga
    • 2 dezembro 2010

# 18

Boa Tarde,

Gostaria de saber a vossa opinião sobre um orçamento de instalação de Ar Condiconado Mitsubishi Electric

1 Unidade Exterior de 3,7 a 8,6KW 1.701,00 €
    REF: MXZ-3B68 VA
    Instalação 125,00 € -

1 Unidade interior tipo mural de 1,4 a 3,3KW 264,00 €
    REF: MSZ GE 22 VA
    Instalação 189,00 €

1 Unidade interior tipo mural de 1,4 a 3,3KW 264,00 €
    REF: MSZ GE 22 VA
    Instalação 189,00 €

1 Unidade interior tipo mural de 1,1 a 3,5KW 279,00 €
    REF: MSZ GE 25 VA
    Instalação 189,00 €

Custo Total com Instalação 3.200,00 €
    Aos preços acima mencionados acresce o I.V.A. (21%)

O local de instalção é em quartos de dormir com presença simultanea de 4 pessoas em 3 quartos. As dimensões em m2 são: 16, 13, 16 m2. Os quartos são virados a Norte e existe muita humidade relativa.

Desde já agradeço,

JLGA
  16.  # 19

Eu ando a ver as mesmas máquinas :-)
    E na minha opinião o seu orçamento estará bom...

EDIT: verifiquei agora que o seu orçamento está cerca de 10% abaixo do meu!!

Pode indicar a loja/instalador?
    • jlga
    • 2 dezembro 2010

# 20

Não sei se posso indicar aqui mas posso enviar um PM. ok?

0.0237 seg. NEW