Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Liga o router ao switch. o switch interliga o resto dos pontos de rede.
    Pode e deve ligar o router directametne à BOX de TV principal, sem passar pelo switch, já que o router deverá ter pelo menos 2 saidas RJ45.

    Eu tenho switch gigabit 100/1000 da NETgear. os prosafe.
  2.  # 22

    Colocado por: jpmf_83

    Obrigado, penso que vou por aí.
    Em relação ao switch, algum conselho?
    E já agora, estes decos ligam-se ao switch que por sua vez se ligam ao router da operadora (Vodafone) ou têm de estar ligados entre si e diretamente ao router da operadora?

    Switch tenho este, mas se encontrares um que tenha oortas suficientes e seja Gigabit também serve.

    https://www.pcdiga.com/switch-tp-link-tl-sg116-16-portas-gigabit-10-100-1000mbps?gclid=Cj0KCQiAqdP9BRDVARIsAGSZ8An98Wu-2QaNVTC0JRe52EhbOPD8YYnPG-BoPb4pdJCHN_h0GfnZOC8aAgG4EALw_wcB

    Router operadora > switch > mesh

    Para quem não tem possibilidade de ligar todos os equipamentos da mesh diretamente a uma ficha RJ45 eles também se ligam via wifi uns aos outros (que até é bastante forte o sinal), mas é sempre preferível ligar direto na ficha.
  3.  # 23

    Colocado por: Pedro BarradasLiga o router ao switch. o switch interliga o resto dos pontos de rede.
    Pode e deve ligar o router directametne à BOX de TV principal, sem passar pelo switch, já que o router deverá ter pelo menos 2 saidas RJ45.

    Eu tenho switch gigabit 100/1000 da NETgear. os prosafe.

    Dependendo do router.. o meu da MEO só tem 1 porta Gigabit.. tenho de passar tudo pelo switch, mas acaba por ser irrelevante ir ao switch ou não.
    Para gestão da rede eu prefiro que passe tudo no switch (menos a box da meo).
    Nunca mais cá chega a fibra.. isto de ter 10mb é uma porra 😂
  4.  # 24

    Colocado por: rjmpiresDependendo do router.. o meu da MEO só tem 1 porta Gigabit..

    Este aqui tem 4 ( MEO fibra)
  5.  # 25

    Colocado por: Pedro Barradas
    Este aqui tem 4 ( MEO fibra)

    Costumo dar os exemplos da minha realidade e esqueço-me que a maioria da malta tem internet e equipamentos em condições 😅
  6.  # 26

    Se calhar para muita gente, nem precisa do switch, 4 pontos de rede ( do router do prestador de serviços) chega e sobeja... não será preciso ter rede em todas as tomadas, não acredito que as tenham todas a uso.
    Concordam com este comentário: rjmpires
  7.  # 27

    Colocado por: Pedro BarradasSe calhar para muita gente, nem precisa do switch, 4 pontos de rede ( do router do prestador de serviços) chega e sobeja... não será preciso ter rede em todas as tomadas, não acredito que as tenham todas a uso.
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Como o OP queria rede nas tomadas todas teria que comprar qualquer coisa, mas provavelmente tens razão, a maioria das pessoas usa 2 ou 3 portas regularmente.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 28

    Colocado por: rjmpiresComo o OP queria rede nas tomadas todas teria que comprar qualquer coisa, mas provavelmente tens razão, a maioria das pessoas usa 2 ou 3 portas regularmente

    Depois faz falta é uma boa cobertura WI-fi, é o mais pratico e deixem-se de tretas (a menos que andem nas jogatanas)
    Concordam com este comentário: rjmpires
  9.  # 29

    Colocado por: rjmpires

    Switch tenho este, mas se encontrares um que tenha oortas suficientes e seja Gigabit também serve.

    https://www.pcdiga.com/switch-tp-link-tl-sg116-16-portas-gigabit-10-100-1000mbps?gclid=Cj0KCQiAqdP9BRDVARIsAGSZ8An98Wu-2QaNVTC0JRe52EhbOPD8YYnPG-BoPb4pdJCHN_h0GfnZOC8aAgG4EALw_wcB

    Router operadora > switch > mesh

    Para quem não tem possibilidade de ligar todos os equipamentos da mesh diretamente a uma ficha RJ45 eles também se ligam via wifi uns aos outros (que até é bastante forte o sinal), mas é sempre preferível ligar direto na ficha.


    A ideia é ligar o router directamente à box. e depois usar uma das restantes portas para ligar ao switch e todos os outros equipamentos ligarem ao switch.
    Em principio devo ter portas para poder ligar os equipamentos Deco nas 3 divisões. Sendo que devo optar por ter apenas dois equipamentos Deco (para o 1º andar e R/C) pois o sotão fica coberto pelo router da vodafone.

    Tinha visto este switch
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=641_1958_1963&products_id=047-2067

    Em relação ao que sugeriste vês algum inconviniente?
  10.  # 30

    Colocado por: jpmf_83

    A ideia é ligar o router directamente à box. e depois usar uma das restantes portas para ligar ao switch e todos os outros equipamentos ligarem ao switch.
    Em principio devo ter portas para poder ligar os equipamentos Deco nas 3 divisões. Sendo que devo optar por ter apenas dois equipamentos Deco (para o 1º andar e R/C) pois o sotão fica coberto pelo router da vodafone.

    Tinha visto este switch
    https://mauser.pt/catalog/product_info.php?cPath=641_1958_1963&products_id=047-2067

    Em relação ao que sugeriste vês algum inconviniente?

    De referir também que aqueles Deco têm 2 portas RJ45, mesmo ligado à rede não perdes aquela porta.

    Pareve-me bem esse switch.

    Colocado por: Pedro Barradas
    Depois faz falta é uma boa cobertura WI-fi, é o mais pratico e deixem-se de tretas (a menos que andem nas jogatanas)
    Concordam com este comentário:rjmpires

    Para quem faz stream de discos para ver 4K na tv também faz falta, mas regra geral o wifi vai chegando para o normal.
  11.  # 31

    E já agora uma duvida que me surgiu enquanto pesquisava.
    Em relação aos deco, E4 ou M4?? acham que a diferença de preço de vale a pena e optar pelo M4? ou o E4 chega bem?
  12.  # 32

    Colocado por: rjmpiresPara quem faz stream de discos para ver 4K na tv também faz falta,

    Não sei o que é isso... nem sequer o 4K... ;)
  13.  # 33

    Colocado por: jpmf_83E já agora uma duvida que me surgiu enquanto pesquisava.
    Em relação aos deco, E4 ou M4?? acham que a diferença de preço de vale a pena e optar pelo M4? ou o E4 chega bem?

    O M4 é melhor.
  14.  # 34

    Colocado por: Pedro Barradas
    Não sei o que é isso... nem sequer o 4K... ;)

    Eu também não sei, mas para muita gente é uma realidade.
    Só há 3 meses é que tenho meia duzia de canais HD 😂
  15.  # 35

    Colocado por: rjmpires

    O M4 é melhor.


    Mas vale a pena a diferença de preço? É que a diferença no preço dava por exemplo para comprar o switch. :)

    Pelo que vi esta solução mesh recria outras redes separadas do router, certo? ou estou enganado?
    a minha ideia era ter apenas dois decos (1 andar e R/C) e no sótão ser o router da Vodafone a cobrir essa zona. mas pelo que vi o router e os decos estarão em redes diferentes o que causará possivelmente ao descer do sótão para os outros andares perda momentânea de sinal. Ou os decos podem ser configurados de forma a serem uma extensão de sinal das redes já configuradas no router?

    E desde já agradeço todos os comentarios que tem feito :)
  16.  # 36

    O "problema" desses sistemas é que ainda não suportam wi-fi 6. E estar a gastar dinheiro nesta fase num produto desatualizado é sempre aquela questão...
    Dois routers Xiaomi ax1800 não seria uma melhor opção?

    Entre o E4 e o m4 é que só consegue ter NET a 100mb no E4 e 1gb no m4
  17.  # 37

    Colocado por: jpmf_83

    Mas vale a pena a diferença de preço? É que a diferença no preço dava por exemplo para comprar o switch. :)

    Pelo que vi esta solução mesh recria outras redes separadas do router, certo? ou estou enganado?
    a minha ideia era ter apenas dois decos (1 andar e R/C) e no sótão ser o router da Vodafone a cobrir essa zona. mas pelo que vi o router e os decos estarão em redes diferentes o que causará possivelmente ao descer do sótão para os outros andares perda momentânea de sinal. Ou os decos podem ser configurados de forma a serem uma extensão de sinal das redes já configuradas no router?

    E desde já agradeço todos os comentarios que tem feito :)

    A diferença principal é que o M4 tem 2 portas 10/100/1000 e o E4 tem 2 10/100.
    De resto são idênticos.
    A mesh normalmente substitui a rede da operadora, mas pode fazer o que diz sem problema. Compra 2 para extender o sinal e no sótão usa a rede do router da operadora.
  18.  # 38

    Colocado por: manelvcwi-fi 6

    O que ia ganhar em ter wifi 6?
  19.  # 39

    Colocado por: rjmpiresO que ia ganhar em ter wifi 6?

    é melhor que o 5...
  20.  # 40

    Colocado por: Pedro Barradas
    é melhor que o 5...

    Não foi isso que perguntei 😅
    No caso daquele router, é melhor em que sentido?
 
0.0205 seg. NEW