Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes.

    Tenho uma moradia só resto do chão e estou a pensar aproveitar o sótão que tem uns 114 M2, quero isolar o som da rua e fazer mais uma casa de banho, dois quartos. Tenho no telhado descrevendo do interior para o exterior, armação de madeira criptoméria pois é o mais usado nos Açores, 10 cm de xps e forro de criptomeria. A moradia está numa zona alta e ruidosa, muitos tratores a passar que fazem muito ruído e ouvesse muito o ruído do vento da telha quando fax vento mais forte. O que me recomendam para isolar abaixo do forró e depois colocar Pladur pois os 10cm de xps não isola quase nada. Já me recomendarem lã mineral, espuma poliuretano de lata não sei o que será melhor pois já tenho o teto de Pladur instalado, erro meu pois coloquei o no início da obra mas sempre consigo abrir o pladur e colocar lã ou a espuma. Queria opiniões e soluções mais eficientes.
  2.  # 2

    la mineral...mas tem de preencher mesmo todos os espacinhos.
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradasla mineral...mas tem de preencher mesmo todos os espacinhos.

    Aquelas mantas acústicas não prestam? Ou são muito mais caras?
  4.  # 4

    sonodans e companhia.... muitissimo mais caro.
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  5.  # 5

    Sim e têm requisitos de instalação muito exigentes que provavelmente não se adaptam a telhados de madeira e respectivos vãos. Além de que a eficácia é mais para ruídos de impacto e reverberação, o que não será exatamente o caso do Hms.
    A lã mineral com boa densidade e espessura vai suplantar em muito o XPS (do qual nem sabemos a espessura...?). Tudo bem calafetado sem pontes termo/acústicas, fica top e com uma boa finalização com gesso cartonado de absorção acústica da Knauf em vez do generalista, vale a diferença de preço e como é para habitar, até de substituição do que lá tem.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

    Colocado por: KduvidasXPS (do qual nem sabemos a espessura...?).

    diz que tem 10cm.. o que, para as condições climáticas dos Açores, é uma espessura bárbara!!!
    Concordam com este comentário: Kduvidas, hms1987
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    diz que tem 10cm.. o que, para as condições climáticas dos Açores, é uma espessura bárbara!!!
    Concordam com este comentário:Kduvidas
    Tem razão, não reparei🤨
    Pensei que fosse aquele vulgar de 30mm. De qq forma depende muito da aplicação, porque em térmica já não deveria ter problemas, apesar que em acústica deixa um bocado a desejar, mas o cuidado na aplicação é fundamental.
    Mesmo assim é estranho tanto barulho. Se for uma zona ventosa o que é muito provável, deve ouvir o barulho do vento e eventualmente telhas a bater. Se calhar justificava-se mais uma intervenção por fora com aplicação de onduline e depois então refazer o interior?!

    Hms, não consegue postar aqui uma fotos do interior do telhado onde se veja o travejamento, a telha e o XPS para vermos o que aí tem? É que de outra forma, estamos aqui a teorizar e a ajuda vale de pouco.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Já agora Pedro dê-me a sua opinião.
    Tenho uma situação no Douro no alto de uma encosta em que o telhado apanha de esquina o funil de vento do rio. Com o ar frio a descer do Marão e o quente a subir do litoral, ainda para mais numa curva do rio, aquilo às vezes é um tiroliro dos diabos.
    O que vale é a pouca inclinação do telhado e o vento não lhe consegue pegar a sério, talvez por isso nunca tive um destelhamento. Agora que as telhas dançam, lá isso... às vezes parece que estão a bater castanholas😂😂
    Ando a magicar e a ganhar coragem para lhe pegar pois são 250m2. Às tantas vou levantar tudo, colar as telhas com PU não expansiva para evitar o bailarico e encosto por dentro uma barreira de vapor e manta de lã mineral, ganho em acústica e ainda melhoro um bocado a térmica. Que lhe parece?
  9.  # 9

    Não te consigo ajudar, pois não tenho experiencia com soluções face esse tipo de solicitações. presumo que seja telha de aba e canudo?


    Colocado por: KduvidasÀs tantas vou levantar tudo, colar as telhas com PU não expansiva para evitar o bailarico


    Colocado por: Kduvidasencosto por dentro uma barreira de vapor e manta de lã mineral, ganho em acústica e ainda melhoro um bocado a térmica. Que lhe parece?

    Isso parece-me bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Kduvidas
  10.  # 10

    É isso mesmo. É telha lusa moderna e retificada. Ali o problema é mesmo as “castanholas” 😂

    Obrigado na mesma👍 Acho que vai resultar, pior não fica de certeza. Na próxima primavera vou tirar uma semanita de férias para meter mãos à obra.
  11.  # 11

    Colocado por: Kduvidasms, não consegue postar aqui uma fot


    Boas

    Sei que 10 cm de xps é muito, mas tive que cumprir com o projecto.

    Nas fotos dá pra ver, pelo exterior, as duas camadas de 5 cm de xps, que estão assentes acima do forro, que depois levou o ripado, que foi fixado com pregos "grandes" e foi acentado a telha da cobert sol.
    Pelo interior dá pra ver a armação toda em criptomoeda e dá para ver o espaço que tenho entre o forro e o pladur, onde poderei por a la mineral que é o que estou mais inclinado a colocar. Que expessura minima aconselham a colocar para haver uma forte redução de som?
      IMG_20170810_145006.jpg
      IMG_20170915_131716.jpg
  12.  # 12

    10cm... Para os Açores?
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro Barradas10cm... Para os Açores?


    Estava no projecto, já vão 4 anos e já não há volta a dar nem reclamar com o projectista.
  14.  # 14

    Colocado por: hms1987Estava no projecto, já vão 4 anos

    Xiiii, ainda pior... Aqui, continente agora é que é 10cm na cobertura... Antes a mais do que a menos... 😇🤣
  15.  # 15

    Colocado por: Pedro Barradas
    Xiiii, ainda pior... Aqui, continente agora é que é 10cm na cobertura... Antes a mais do que a menos... 😇🤣


    A moradia ainda fica a 107 metros de altura do nivel do mar, numa zona descampada, e muito ventosa. Alguma sugestão para a redução do som da rua?
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradas
    Xiiii, ainda pior... Aqui, continente agora é que é 10cm na cobertura... Antes a mais do que a menos... 😇🤣

    Assim já está de acordo com a legislação que sair em 2030
  17.  # 17

    Hms, está-me a fazer confusão você perceber que o som da rua lhe chega via telhado?
    Só no sótão é que nota ou no piso de baixo também? É que com 100mm de XPS, se as paredes estiverem também elas isoladas não devia ser uma coisa tão incomodativa... mas adiante. Você é que está aí, por isso é que sabe .

    Digo-lhe é que é uma pena esconder essas traves e o forro em críptoméria.
    Eu sou contra caixa de ar entre isolamento e revestimento, sobretudo no plano acústico, pois pode ter o efeito contrário e funcionar como caixa de amplificação.
    O que eu faria seria encher o espaço entre vigas com manta de lã mineral apesar que ainda deve ter aí uns 20cm.
    Depois metia uma última camada aí de 30mm cruzada perpendicular às traves para evitar contacto entre essas e o forro final e forrava tudo a lambrim de criptoméria. Ficava aí com um teto lindíssimo em madeira.
    Depois da quantidade de forro/isolamento que vai meter, não ganha nada em aplicar pladur. Mas isso já são gostos.
    Se decidir substituir o Pladur que aí tem por novo, aconselho a placa Akoustik da Knauf é específica para atenuação de ruído e tem muita qualidade para acabamentos.
    Concordam com este comentário: hms1987
  18.  # 18

    Colocado por: KduvidasHms, está-me a fazer confusão você perceber que o som da rua lhe chega via telhado?
    Só no sótão é que nota ou no piso de baixo também? É que com 100mm de XPS, se as paredes estiverem também elas isoladas não devia ser uma coisa tão incomodativa... mas adiante. Você é que está aí, por isso é que sabe .

    Digo-lhe é que é uma pena esconder essas traves e o forro em críptoméria.
    Eu sou contra caixa de ar entre isolamento e revestimento, sobretudo no plano acústico, pois pode ter o efeito contrário e funcionar como caixa de amplificação.
    O que eu faria seria encher o espaço entre vigas com manta de lã mineral apesar que ainda deve ter aí uns 20cm.
    Depois metia uma última camada aí de 30mm cruzada perpendicular às traves para evitar contacto entre essas e o forro final e forrava tudo a lambrim de criptoméria. Ficava aí com um teto lindíssimo em madeira.
    Depois da quantidade de forro/isolamento que vai meter, não ganha nada em aplicar pladur. Mas isso já são gostos.
    Se decidir substituir o Pladur que aí tem por novo, aconselho a placa Akoustik da Knauf é específica para atenuação de ruído e tem muita qualidade para acabamentos.
    Concordam com este comentário:hms1987

    Boas. O ruído vem do telhado, também sinto o vento a entrar nas brechas das telhas.
    Agora fiquei na dúvida com o que disse sobre o efeito de amplificação das caixas de ar. Se no caso de ter alguma abertura para o exterior por mais pequena que seja pode ser o som do exterior amplificado nessas caixas. Falo nisso pois nas extremidades onde encosta o XPS e a cinta de cimento, não sei se aquilo foi bem selado, percebe me.
  19.  # 19

    Caramba Hms, você ter 100mm de XPS para cumprir com o projeto (já tem aqui uma mão cheia de opiniões que está sobredimensionado) e não ter fiscalizado a boa aplicação no conjunto, é que é uma parte...
    Aquilo que você sente é o barulho do vento, não é o vento (espero) porque aí teria mesmo o isolamento e forro mal aplicado.🙏🤨
    Mas como diz o que está feito está feito, agora é melhorar.

    Para não gastar uma fortuna em lã de alta densidade e eliminar os espaços que ficam entre os barrotes meta manta de lã normal a preencher bem o espaço, vai logo notar melhorias.
    Finalize com outra manta mais fina ou se preferir para facilitar a aplicação do forro final, meta 2 camadas de banda acústica (serão aí 3a4mm) nos topos dos barrotes onde vai prender o acabamento e depois termine com gesso cartonado ou com lambrim de madeira como sugeri.
    Do telhado, não voltará a ouvir ruído lhe garanto ou então tem aí um fenómeno do Entroncamento 😂😂

    Quanto às paredes que se vêem na foto, para tornar o sótão confortávelmente habitável também vai ter de dar alguma atenção, mas isso são outros 500...
    Boa sorte👍
  20.  # 20

    Colocado por: KduvidasCaramba Hms, você ter 100mm de XPS para cumprir com o projeto (já tem aqui uma mão cheia de opiniões que está sobredimensionado) e não ter fiscalizado a boa aplicação no conjunto, é que é uma parte...
    Aquilo que você sente é obarulhodo vento, não é o vento (espero) porque aí teria mesmo o isolamento e forro mal aplicado.🙏🤨
    Mas como diz o que está feito está feito, agora é melhorar.

    Para não gastar uma fortuna em lã de alta densidade e eliminar os espaços que ficam entre os barrotes meta manta de lã normal a preencher bem o espaço, vai logo notar melhorias.
    Finalize com outra manta mais fina ou se preferir para facilitar a aplicação do forro final, meta 2 camadas de banda acústica (serão aí 3a4mm) nos topos dos barrotes onde vai prender o acabamento e depois termine com gesso cartonado ou com lambrim de madeira como sugeri.
    Do telhado, não voltará a ouvir ruído lhe garanto ou então tem aí um fenómeno do Entroncamento 😂😂

    Quanto às paredes que se vêem na foto, para tornar o sótão confortávelmente habitável também vai ter de dar alguma atenção, mas isso são outros 500...
    Boa sorte👍


    Boas Eu vou retirar o pladur ver se há buracos e fendas entre a parede e a armação/forro, se tiver, preencher com epuma poliuretano, como tenho 3 planos a junção do xps acho que nao foi bem feita, encher com poliuretano. Depois vou comprar la mineral da volcalis de 40 mm e colocar entre os barrotes, estive a ver e ainda são 200 mm de espaço para preeencher, que é uma brutalidade,e ver o resultado. Se verificar que não é suficiente ponho mais uma camada e depois lambrim de criptomeria. Será boa ideia?
 
0.0240 seg. NEW