Colocado por: Joao Dias
Eu não quero nada. Infelizmente, não me parece que isto vá acabar bem independentemente de ir para tribunal ou não. Para o seu lado não acaba bem de certeza pois para além da lotaria de poder ganhar ou não a causa, resta saber quando? É que se em tempos “normais” sem covid a média para trânsito em julgado era entre 7 a 9 anos, actualmente nem quero pensar.
Colocado por: RUIOLIEstamos em fase de estimativa orçamental no decurso do projeto, não vejo numa moradia qual a dificuldade de fazer o ajuste de áreas... a menos que deitem a totalidade do projeto para o lixo e façam um novo, ai seria uma nova prestação de serviços.
Colocado por: RUIOLIImagine dois cenários:
C1 - A MariaT tinha um orçamentista contratado por ela, que reporta a ela, a acompanhar o projeto;
C2 - Até existe um orçamentista na Equipa de Projeto, mas foi contratado pelo Arquiteto da MariaT.
Qual o cenário mais verossímil que terminaria com desfecho semelhante ao que a Maria T reposta?
Não basta ter orçamentista, o excel aceita os números que lá colocam, é necessário que ele tenha uma visão independente.
Colocado por: LabA
Basta uma pesquisa rápida para ver que não existe nenhum user com o nick lucro.
Já agora, que desgraça? A de ter um orçamento de boca de um empreiteiro?
Eu deixei a pergunta à user em questão, o segundo orçamento que teve do empreiteiro, é valor global ou descriminado?
O que vejo é muita gente a partir para conclusões sem sequer saber os dados todos...
Colocado por: pguilhermeAcho que tópico descambou, mas vou tentar agarrar por aqui, porque me parecem umas questões interessantes.
Atenção que sou completamente a favor da separação de responsabilidades.
Posto isto, o caso concreto de arquitecto e orçamentista parece-me que é uma das, senão a mais, pacífica.
Como vantagem, o arquitecto verá o seu trabalho analisado exteriormente e não poderá produzir um resultado que exceda um orçamento.
Como desvantagem, as decisões do projecto irem sendo validadas tb pelo orçamentista que faz parte da equipa? (Mas não é isso que se pretende?) Ou o orçamentista aldrabar o seu resultado para que o arquitecto cumpra o valor estipulado, mesmo sabendo que vai falhar o alvo durante o concurso?
Não bastará que o compromisso seja com o "valor da obra", sendo este uma média das propostas, com margem de erro? Se, em alternativa, a bitola for o valor do orçamentista, não haverá aqui um excesso de dependência deste elemento?
Sinceramente, não creio que neste caso as vantagens sejam significativas. Particularmente, como referi, devido à exigência e responsabilidade que é colocada ao DO.
Isto, sem considerar situações de sacudir responsabilidades entre os técnicos, que sobram sempre para o DO. Talvez um pouco como a questão das garantias na construção em casos de adjudicação directa...
Se o arquitecto tiver contrato que o obrigue a cumprir um valor de um orçamentista externo, se as relações azedarem, não será provável que seja o projecto o que mais sofra, só para satisfazer o medidor orçamentista (quem nem garante o valor efectivo de obra)?
O caso da MariaT não se prende, de forma alguma, com a relação entre arquitecto e orçamentista. Usar este caso para o seu argumento é falacioso (falsa atribuição).
Assim, qualquer um dos casos teria a mesma probabilidade de acabar da forma como acabou.
Aliás, imagine agora o seguinte: a MariaT pega no projecto e leva a um orçamentista externo que lhe diz extactamente o mesmo: que são 370k. Em que medida é que o orçamentista externo ajudaria aqui ou conseguiria mitigar o obstáculo?
Colocado por: MariaT
O orçamento que tenho é com base no projeto e com valores globais para cada especialidade. Por exemplo, não faço ideia os m3 de betão, nem a quantidade de aço, nem o preço para as carpintarias de forma isolada (diz o que é mas dá um valor global para tudo, não tenho forma de saber se os roupeiros estão caros, ou se os móveis de cozinha estão caros, também dá um valor global para revestimentos, apesar de dizer que é 15€/m2, mas nisso inclui os revestimentos ceramicos de toda a casa), ou seja, quando lhe pedir para descrimir todo o orçamento não o fez).
Colocado por: builderspassive
Respire até porque pode fazer um mapa de quantidades e perceber que afinal o problema é que o empreiteiro e o arquitecto estavam a dividir para reinar e outro empreiteiro pode fazer a casa dentro do orçamento, eu no seu caso mandava medir e fazer um mapa de quantidades( externo).
Colocado por: RRoxxSó falta agora dizer que a fiscalização é feita pelo gabinete de arquitectura e estava o caldinho todo feito para comer o cliente de cebolada
E isso invalida que se coloque as pessoas no lugar delas? Ou acha que se pode tentar enganar deliberadamente com a sensação de impunidade só porque dá trabalho e demora tempo? Não, as pessoas tem de ser chamadas à sua responsabilidade. Pelo menos para que não voltem a fazer o mesmo a ninguém.
Colocado por: builderspassive
Lei com atenção o que escrevi, estamos a falar de 40 mil de arranjos exteriores , será ?
O orçamento que tenho é com base no projeto e com valores globais para cada especialidade. Por exemplo, não faço ideia os m3 de betão, nem a quantidade de aço, nem o preço para as carpintarias de forma isolada (diz o que é mas dá um valor global para tudo, não tenho forma de saber se os roupeiros estão caros, ou se os móveis de cozinha estão caros, também dá um valor global para revestimentos, apesar de dizer que é 15€/m2, mas nisso inclui os revestimentos ceramicos de toda a casa), ou seja, quando lhe pedir para descrimir todo o orçamento não o fez).
Colocado por: builderspassiveLei com atenção o que escrevi, estamos a falar de 40 mil de arranjos exteriores , será ?
Colocado por: MariaTNós pedimos inicialmente um projeto para a construção de uma moradia geminada, com 2 pisos (87,5 implantação)+cave, num lote que apresenta algum desnivel face à cota soleira (4mts).
(...)
Pedimos ao arquiteto um projeto com estas caracteristicas e com o mesmo valor que o construtor nos tinha dado, valor que ele sempre disse ser possivel (250k).
(...)
...o projeto se tinha tornado mais complexo. Nós aceitamos e subimos o valor para 285k.
Colocado por: MariaTnão tenho forma de saber se os roupeiros estão caros, ou se os móveis de cozinha estão caros, também dá um valor global para revestimentos, apesar de dizer que é 15€/m2, mas nisso inclui os revestimentos ceramicos de toda a casa), ou seja, quando lhe pedir para descrimir todo o orçamento não o fez).