Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: esboberus
    Colocado por: marco1esboberus

veja lá que nem todos os ralis são iguais, ou seja se o carro só tiver pneus para asfalto, não pode correr em pista de terra.
    em todo caso esse projecto está desactualizado face á nova legislação. E como já disse algures por aqui, o preço que vai pagar por meter esse projecto á camara é quase o mesmo que se for ter com um arquitecto que lhe estude uma casa adequada ao seu terreno.

Eu não disse que este seria o meu projecto. Ele foi-me dado por um meu conhecido e eu gostei.
    Talvez esteja um pouco desactualizado (já tem cerca de 4 anos). Onde estará desactualizado?

Moro numa moradia em banda com cerca de 320m2, estou a pensar constrir uma moradia isolada com o valor da venda da actual (+- 170000€), mas como ainda não pretendia ir falar com um arquitecto ando à procura de plantas que se insiram no meu plafond e verificar se estarei disposto a trocar a minha em banda por uma isolada. Vejo várias de que gosto, na net e em revistas da especialidade, no entanto nunca sei qual o preço que elas custarão...
    • naar
    • 25 novembro 2009

# 22

Colocado por: marco1esboberus

veja lá que nem todos os ralis são iguais, ou seja se o carro só tiver pneus para asfalto, não pode correr em pista de terra.
    em todo caso esse projecto está desactualizado face á nova legislação. E como já disse algures por aqui, o preço que vai pagar por meter esse projecto á camara é quase o mesmo que se for ter com um arquitecto que lhe estude uma casa adequada ao seu terreno.

Eu não disse que este seria o meu projecto. Ele foi-me dado por um meu conhecido e eu gostei.
    Talvez esteja um pouco desactualizado (já tem cerca de 4 anos). Onde estará desactualizado?

Moro numa moradia em banda com cerca de 320m2, estou a pensar constrir uma moradia isolada com o valor da venda da actual (+- 170000€), mas como ainda não pretendia ir falar com um arquitecto ando à procura de plantas que se insiram no meu plafond e verificar se estarei disposto a trocar a minha em banda por uma isolada. Vejo várias de que gosto, na net e em revistas da especialidade, no entanto nunca sei qual o preço que elas custarão...

Boas,

Já tentou ver em sites de imobiliárias?

Algumas até têm plantas.

E depois têm os preços e á partida conseguirá fazer uma mais barata um pouquito! (ou não, depende de quem está a vender)

Cump.
  2.  # 23

caro esboberus,
    julgo que uma habitação deveria, sempre que possível, ser encarada como um "objecto" pessoal, ou seja, deve ser feito à medida da(s) pessoa(s) que nela vai habitar, e não uma que se viu num "catálogo".
    o projecto que apresentou, para uma habitação em que se quer racionalizar os custos, tem portas a mais, nomeadamente nas i.s.
    parece-me também que para um terreno com cerca de 1000m2, uma casa com três pisos não será o ideal, além dos custos que acarreta.
    julgo que é salutar que procure o que goste, mas julgo que não será ideal levar um projecto consigo e dizer ao arquitecto "quero isto!", deixe a criatividade dele trabalhar e surpreendê-lo. depois é como disseram aqui, é controlar valores dos materiais, essencialmente os de revestimento.
    lembro que trabalhar com um arquitecto tem muitas vantagens, nomeadamente a (exige-se) qualidade do trabalho, o acompanhamento da obra, e o desconto que muitos fornecedores dão aos arquitectos e às obras dos mesmos.
    lembre-se, a qualidade nem sempre é cara, mas a falta dela paga-se muito cara ao longo do tempo.

nuno nogueira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
    • naar
    • 25 novembro 2009

# 24

nunonogueira'arq

Boas,

Falou em descontos dados por muitos fornecedores a Arquitectos e às obras dos mesmos.

Pode exemplificar por favor?
  3.  # 25

caro naar,

costumo contactar com muitos fornecedores no decorrer dos projectos.
    posteriormente contacto-os quando selecciono o material, para fazer a discussão do valor do mesmo em função da quantidade (obviamente que se forem 20m2 pouco há a fazer).
    depois vão-se concretizando obras com determinadas marcas, e como é normal numa relação comercial, cliente satisfeito volta, e habitualmente o fornecedor (marca) começa a fazer descontos aos arquitectos que vão preconizando materiais deles, por vezes descontos maiores que aos dados aos próprios empreiteiros. depois é ver onde é a obra, o fornecedor vê quais são as lojas mais próximas e vê qual faz o melhor valor.
    isto é como normalmente trabalho, além de ter contacto contínuo com eles de modo a garantir que tudo é feito da melhor forma, ao melhor preço. isto porque não raras vezes solicito a lista de aplicadores recomendada por eles, de modo a garantir um trabalho de qualidade, pois muitas vezes o técnico da marca vai a obra para garantir que o trabalho é executado de melhor maneira.
    • naar
    • 25 novembro 2009

# 26

nunonogueira'arq,

Ok, até entendi, mas estamos a falar de que tipo de fornecedores/materiais?
  4.  # 27

de quase todo o tipo, desde o fornecedor do isolamento, impermeabilizações, até aos dos revestimentos, cozinhas, etc.
    • naar
    • 26 novembro 2009

# 28

nunonogueira'arq,

Ok, mas se o esboberus contratar a construção da moradia dele a uma empresa de construção tipo "chave na mão" e o nunonogueira'arq fizer o projecto, de que forma vai conseguir descontos ao seu cliente, visto que todos os fornecimentos serão por conta da empresa de construção?
  5.  # 29

é simples... deve-se pedir um orçamento detalhado ao empreiteiro, com o preço por m2 dos materiais considerados, etc.
    depois é fazer consultas ao mercado, se for mais barato do que o empreiteiro considerou, temos uma menos valia se o formos comprar, ou dissermos ao empreiteiro, que em tal sítio o material sai mais barato.
    neste momento estou a fazr isso numa obra.
  6.  # 30

aprendiz2,
    não percebi o teu comentário...
    • naar
    • 26 novembro 2009

# 31

Colocado por: nunonogueira|arqé simples... deve-se pedir um orçamento detalhado ao empreiteiro, com o preço por m2 dos materiais considerados, etc.
    depois é fazer consultas ao mercado, se for mais barato do que o empreiteiro considerou, temos uma menos valia se o formos comprar, ou dissermos ao empreiteiro, que em tal sítio o material sai mais barato.
    neste momento estou a fazr isso numa obra.

E se o empreiteiro deixar o seu cliente ir comprar (por exemplo, telas pvc da intemper) e pagar directamente a sua colocação, deduzindo-lhe o valor do item "impermeabilizações", quem fica com a responsabilidade do trabalho e de todos os outros que possam ser danificados em virtude de uma má aplicação?
  7.  # 32

normalmente sugiro apenas o local onde pode ser encontrado o mesmo material, ou semelhante, a melhor preço. se o empreiteiro não tiver mão-de-obra qualificada para fazer o trabalho e quiser sub-contratar, fica à responsabilidade dele.
    no entanto o aplicador terá responsabilidade do trabalho perante o empreiteiro. para o cliente quem responderá sempre será o empreiteiro.
    • naar
    • 26 novembro 2009

# 33

Colocado por: nunonogueira|arqnormalmente sugiro apenas o local onde pode ser encontrado o mesmo material, ou semelhante, a melhor preço. se o empreiteiro não tiver mão-de-obra qualificada para fazer o trabalho e quiser sub-contratar, fica à responsabilidade dele.
    no entanto o aplicador terá responsabilidade do trabalho perante o empreiteiro. para o cliente quem responderá sempre será o empreiteiro.

Portanto, dessa forma o nunonogueira'arq vai impôr á empresa de construção que tenha relações comerciais com alguém que não conhece, nem a nível comercial nem a nível profissional, é isso?

Agora uma simples pergunta: Como pode uma empresa ser responsável perante um trabalho executado por outra de quem ela se calhar nem nunca ouviu falar?
  8.  # 34

Caro user, então a sua intenção é tirar uma planta da gaveta de desenhadeiro e cumprir o plafond, boa sorte
    Não estrague é a paisagem da minha"" cidade com mais um mamarracho de desenhadeiros empreitorais, agradeço eu e outros
    Um conselho procure um arquitecto.
    Cumprimentos
  9.  # 35

caro nu no nogueira.

Estou de acordo com o seu comentário sobre o projecto de arquitectura.

Em contrapartida, essa sua conversa, que costuma contactar fornecedores para falar de valores, não me agradou nem um bocadinho.

1. Os Fornecedores, isto é, AS MARCAS não vendem a particulares e raramente vendem a profissionais.
    Em princípio, você não compra louças V na fábrica-de-louças-V, nem torneiras-B na fábrica-de-torneiras-B.
    E se as comprar nas respectivas fábricas, compra-as A PREÇO DE TABELA - porque a maioria das "fábricas" tem acordos com as lojas de materiais, e não lhe podem , por isso, fazer qualquer desconto.
    O normal é comprá-las EM LOJAS de materiais de construção. Estas sim, poderão fazer-lhe descontos a si e/ou ao empreiteiro.

Mas não percebo porque é que o cliente final há-de beneficiar (pelo menos, integralmente) do desconto de que o empreiteiro beneficia. Essa diferença de valor (entre o preço de tabela e o desconto do empreiteiro) é que serve para cobrir as perdas de tempo quando o material tem de ser trocado, etc.

Para mim é muito simples: se o cliente quer pagar ao preço que o empreiteiro compra, ELE (cliente) que se responsabilize pela encomenda (quantidades), prazo de entrega, transporte, carga e descarga, E qualidade do material.
    E garanto-lhe: será um ENORME ALÍVIO para o empreiteiro!

1'. Isto vale igualmente para os trabalhos que são executados por pessoal escolhido/recomendado pelo sr. Arquitecto ou pelo Dono de Obra. O Empreiteiro não pode ser responsabilizado se houver algum defeito nessa parte da obra.
    Suponha, por exemplo, que o construtor recomendava uma caixilharia mais cara, e você dizia que não, que aquela era muito cara e que preferia outra QUE VOCÊ CONHECIA E RECOMENDAVA.
    Porque raio é que a responsabilidade da caixilharia QUE VOCÊ RECOMENDOU haveria de ser do Empreiteiro, e não SUA?

2. Você admite que trabalha preferencialmente ou só com determinadas marcas (digamos de louças e torneiras). Se eu fosse seu cliente, isso não me pareceria correcto - uma vez que estaria limitado às marcas com que o sr Arquitecto tem relações comerciais preferenciais.

3. Você anda por aqui há 2 ou 3 dias e, portanto, talvez ainda não tenha percebido: este Forum está CHEIO de profissionais com muitos anos de experiencias, tanto Empreiteiros como Arquitectos.
    Sabe o que nos faz pensar quando um Arquitecto se põe a meter demasiado o nariz nos preços e nos valores das empreitadas, e a recomendar determinados fornecedores em detrimento de outros, não sabe?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pauloss, zedasilva, naar
    • naar
    • 26 novembro 2009

# 36

Pois, básicamente o que o Luis k w ' engº acabou de dizer é verdade a não ser que o nunonogueira'arq tenha conhecimentos privilegiados junto das fábricas mesmo assim penso ser difícil obter "enormes" descontos para repartir ou dar ao seu cliente (digo repartir ou dar porque não sei se desses acordos existirão algumas contrapartidas para o nunonogueira'arq), de qualquer forma para mim o mais importante é saber da assunção de responsabilidades caso os trabalhos corram mal.
    E enquanto espero pela resposta á minha última pergunta, vou só colocar aqui mais um cenário:

Imagine o nunonogueira'arq que convence (convencer, no bom sentido! aconselha, sugere) o seu cliente a comprar azulejo rectificado 60x30 da fábrica XX e depois quem vai assentar o dito azulejo é o ladrilhador da empresa de construção, passados uns dias o nunonogueira'arq visita a obra por força do contrato de acompanhamento de obra que fez com o seu cliente e repara que existem "borbotos" nas paredes forradas com o respectivo material, como é do seu dever chama a atenção do encarregado da empresa de construção e refere que o azulejo está mal assente ao que este responde que o ladrilhador fez o melhor que pôde mas não conseguiu fazer um milagre porque as peças vinham "empenadas" de fábrica.

Explique-me agora se puder ou quiser, óbviamente, de quem é a responsabilidade? E neste contexto o que sugeria fazer?
  10.  # 37

Calma, como já disse anteriormente esta planta não será a da minha casa. Antes de ir falar ou assumir qualquer compromisso com algum arquitecto, ando a ver se alguém me mostra um projecto (do exterior ou interior) com as respectivas áreas, para eu ver se estarei ou não interessado em "trocar" a minha moradia em banda (+- 320m2) por uma isolada mais pequena, ou seja, só pretendo que algúem me mostre o que é que conseguirei fazer, sensivelmente, com o meu plafond, antes de ir ter com algum arquitecto, pois o projecto será feito por um.
    •  
      FD
    • 26 novembro 2009

# 38

Colocado por: esboberussó pretendo que algúem me mostre o que é que conseguirei fazer, sensivelmente, com o meu plafond, antes de ir ter com algum arquitecto, pois o projecto será feito por um

Já lhe disseram lá para cima: entre 150m2 e 200m2 de casa.
    A 750€/m2 (a média mais ou menos consensual do fórum) dá 213m2. Considere os 13m2 em excesso dos 200m2 como margem de manobra.
    É preciso no entanto frisar que este valor é só para a casa: exclui licenças, projectos, arranjos exteriores e outras despesas acessórias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: naar
  11.  # 39

caríssimos,
    não leram no meu comentário que as marcas vendem directamente ao cliente. o que eu escrevi foi:

Colocado por: nunonogueira|arqcaro naar,

o fornecedor vê quais são as lojas mais próximas e vê qual faz o melhor valor.
    isto é como normalmente trabalho, além de ter contacto contínuo com eles de modo a garantir que tudo é feito da melhor forma, ao melhor preço. isto porque não raras vezes solicito a lista de aplicadores recomendada por eles, de modo a garantir um trabalho de qualidade, pois muitas vezes o técnico da marca vai a obra para garantir que o trabalho é executado de melhor maneira.

os aplicadores podem, no caso do empreiteiro não ter experiência a fazer determinado trabalho, ser os recomendados pelo fornecedor. isto normalmente pode ser feito como sub-empreitada do empreiteiro, ou uma exclusão dos trabalhos do mesmo.
    eu não imponho uma marca, preconizo uma. ao contrário da medicina nós não podemos impôr uma marca. podemos, e devemos por facilidade, preconizar uma marca de referência, com as devidas características, para poder ser alterada, desde que estejam cumpridos os requisitos mínimos.

Colocado por: Luis K. W.caro nu no nogueira.
    Sabe o que nos faz pensar quando um Arquitecto se põe a meter demasiado o nariz nos preços e nos valores das empreitadas, e a recomendar determinados fornecedores em detrimento de outros, não sabe?

Estas pessoas agradeceram este comentário:zedasilva,naar

não sei, mas deduzo que seja qualquer coisa como: este não se preocupa só em fazer um projecto de arquitectura para licenciamento, sem fazer idéia de quanto vai custar a obra. quanto ao recomendar fornecedores, diria que é devido a ter opinião da qualidade do mercado. por acaso alguém no fórum não faz o mesmo? eu que de telemóveis pouco percebo, recomendo algumas marcas e modelos e de outras fujo!

Colocado por: naarPois, básicamente o que o Luis k w ' engº acabou de dizer é verdade a não ser que o nunonogueira'arq tenha conhecimentos privilegiados junto das fábricas mesmo assim penso ser difícil obter "enormes" descontos para repartir ou dar ao seu cliente (digo repartir ou dar porque não sei se desses acordos existirão algumas contrapartidas para o nunonogueira'arq), de qualquer forma para mim o mais importante é saber da assunção de responsabilidades caso os trabalhos corram mal.
    E enquanto espero pela resposta á minha última pergunta, vou só colocar aqui mais um cenário:

Imagine o nunonogueira'arq que convence (convencer, no bom sentido! aconselha, sugere) o seu cliente a comprar azulejo rectificado 60x30 da fábrica XX e depois quem vai assentar o dito azulejo é o ladrilhador da empresa de construção, passados uns dias o nunonogueira'arq visita a obra por força do contrato de acompanhamento de obra que fez com o seu cliente e repara que existem "borbotos" nas paredes forradas com o respectivo material, como é do seu dever chama a atenção do encarregado da empresa de construção e refere que o azulejo está mal assente ao que este responde que o ladrilhador fez o melhor que pôde mas não conseguiu fazer um milagre porque as peças vinham "empenadas" de fábrica.

Explique-me agora se puder ou quiser, óbviamente, de quem é a responsabilidade? E neste contexto o que sugeria fazer?

há uma determinada marca de torneiras, só um exemplo, que dá um desconto de x% para obras de um arquitecto, que é exactamente o desconto que dão aos empreiteiros, independentemente da quantidade. e não, não tenho qualquer contrapartida, a não ser visitas dos técnicos que me vão pondo ao corrente das novidades, informam qual a forma correcta de executar determinados trabalho, etc. eu só recebo dos meus clientes, é no projecto (às vezes no acompanhamento de obras) que está o meu rendimento.

a responsabilidade é:
    se o material estava imprórprio, é do fornecedor (não é sempre?)
    se foi mal aplicado, é do aplicador (não é sempre?)
  12.  # 40

Felizmente que nem todos os fiscais caem... : )))

Nuno a sua intenção até pode ser a melhor. Mas permita-me que lhe diga que a maioria dos seus colegas utiliza esta estratégia para conseguir ganhar mais uns cobres em comixões.
    È por essas e por outras que a vossa classe tem sido um bocadinho "imcompreendida"

0.0228 seg. NEW