Colocado por: esboberusColocado por: marco1esboberus
veja lá que nem todos os ralis são iguais, ou seja se o carro só tiver pneus para asfalto, não pode correr em pista de terra.
em todo caso esse projecto está desactualizado face á nova legislação. E como já disse algures por aqui, o preço que vai pagar por meter esse projecto á camara é quase o mesmo que se for ter com um arquitecto que lhe estude uma casa adequada ao seu terreno.
Eu não disse que este seria o meu projecto. Ele foi-me dado por um meu conhecido e eu gostei.
Talvez esteja um pouco desactualizado (já tem cerca de 4 anos). Onde estará desactualizado?
Colocado por: esboberusColocado por: esboberusColocado por: marco1esboberus
veja lá que nem todos os ralis são iguais, ou seja se o carro só tiver pneus para asfalto, não pode correr em pista de terra.
em todo caso esse projecto está desactualizado face á nova legislação. E como já disse algures por aqui, o preço que vai pagar por meter esse projecto á camara é quase o mesmo que se for ter com um arquitecto que lhe estude uma casa adequada ao seu terreno.
Eu não disse que este seria o meu projecto. Ele foi-me dado por um meu conhecido e eu gostei.
Talvez esteja um pouco desactualizado (já tem cerca de 4 anos). Onde estará desactualizado?
Moro numa moradia em banda com cerca de 320m2, estou a pensar constrir uma moradia isolada com o valor da venda da actual (+- 170000€), mas como ainda não pretendia ir falar com um arquitecto ando à procura de plantas que se insiram no meu plafond e verificar se estarei disposto a trocar a minha em banda por uma isolada. Vejo várias de que gosto, na net e em revistas da especialidade, no entanto nunca sei qual o preço que elas custarão...
Colocado por: nunonogueira|arqé simples... deve-se pedir um orçamento detalhado ao empreiteiro, com o preço por m2 dos materiais considerados, etc.
depois é fazer consultas ao mercado, se for mais barato do que o empreiteiro considerou, temos uma menos valia se o formos comprar, ou dissermos ao empreiteiro, que em tal sítio o material sai mais barato.
neste momento estou a fazr isso numa obra.
Colocado por: nunonogueira|arqnormalmente sugiro apenas o local onde pode ser encontrado o mesmo material, ou semelhante, a melhor preço. se o empreiteiro não tiver mão-de-obra qualificada para fazer o trabalho e quiser sub-contratar, fica à responsabilidade dele.
no entanto o aplicador terá responsabilidade do trabalho perante o empreiteiro. para o cliente quem responderá sempre será o empreiteiro.
Colocado por: esboberussó pretendo que algúem me mostre o que é que conseguirei fazer, sensivelmente, com o meu plafond, antes de ir ter com algum arquitecto, pois o projecto será feito por um
Colocado por: nunonogueira|arqcaro naar,
o fornecedor vê quais são as lojas mais próximas e vê qual faz o melhor valor.
isto é como normalmente trabalho, além de ter contacto contínuo com eles de modo a garantir que tudo é feito da melhor forma, ao melhor preço. isto porque não raras vezes solicito a lista de aplicadores recomendada por eles, de modo a garantir um trabalho de qualidade, pois muitas vezes o técnico da marca vai a obra para garantir que o trabalho é executado de melhor maneira.
Colocado por: Luis K. W.caro nu no nogueira.
Sabe o que nos faz pensar quando um Arquitecto se põe a meter demasiado o nariz nos preços e nos valores das empreitadas, e a recomendar determinados fornecedores em detrimento de outros, não sabe?
Colocado por: naarPois, básicamente o que o Luis k w ' engº acabou de dizer é verdade a não ser que o nunonogueira'arq tenha conhecimentos privilegiados junto das fábricas mesmo assim penso ser difícil obter "enormes" descontos para repartir ou dar ao seu cliente (digo repartir ou dar porque não sei se desses acordos existirão algumas contrapartidas para o nunonogueira'arq), de qualquer forma para mim o mais importante é saber da assunção de responsabilidades caso os trabalhos corram mal.
E enquanto espero pela resposta á minha última pergunta, vou só colocar aqui mais um cenário:
Imagine o nunonogueira'arq que convence (convencer, no bom sentido! aconselha, sugere) o seu cliente a comprar azulejo rectificado 60x30 da fábrica XX e depois quem vai assentar o dito azulejo é o ladrilhador da empresa de construção, passados uns dias o nunonogueira'arq visita a obra por força do contrato de acompanhamento de obra que fez com o seu cliente e repara que existem "borbotos" nas paredes forradas com o respectivo material, como é do seu dever chama a atenção do encarregado da empresa de construção e refere que o azulejo está mal assente ao que este responde que o ladrilhador fez o melhor que pôde mas não conseguiu fazer um milagre porque as peças vinham "empenadas" de fábrica.
Explique-me agora se puder ou quiser, óbviamente, de quem é a responsabilidade? E neste contexto o que sugeria fazer?