Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

    Colocado por: castanho

    Oburn indas tvs OLED nas grandes superfícies comerciais já foi debatido em fóruns e a conclusão geralmente é a mesma: a culpa é dessas grandes superfícies comerciais que, quando fecham as lojas, desligam a alimentação elétrica das tvs (costumam desligar o dijuntor no quadro elétrico respeitante à loja dos eletrodomésticos), impedindo que as tvs OLED façam o ciclo de regeneração do painel que costumam fazer quando se desliga a tv com o comando.

    Esta história doburn indos OLEDs faz-me lembrar oburn inque também acontecia com as tvs de plasma.

    Pois, tive um plasma da LG durante 11 anos, sempre com uma utilização normal (inclusive com consola de jogos) e vendi-a por 135€, há cerca de 2 anos e meio, sem qualquerburn ine a funcionar na perfeição. Avarias? O comando original deu a alma ao criador ao fim de cerca de 6 anos de uso, tendo comprado um outro quase igual no ebay. De resto, foi usar e desfrutar, sem qualquer chatice (exceto a conta da luz, pois as tvs plasmas gastam que se fartam!).

    Lembro-me de na altura que comprei o meu plasma haver pessoal meu conhecido que não queria pagar o preço premium das tvs de plasma (os plasmas acabaram por desaparecer por serem uma tecnologia cara) e que acabou por comprar tvs LCDs. Esses meus conhecidos andaram, nos primeiros tempos, a nicarem-me por causa do problema doburn ine da história de que era preciso levar o plasma,ao fim de algum tempo, a uma bomba da GALP para o recarregar. Ainda se lembram desta piada?

    O curioso é que todas as tvs LCDs desses meus conhecidos acabaram por dar o berro bem antes de eu vender o meu plasma. Um outro amigo meu, que comprou um plasma da Philips cerca de 6 meses antes eu comprar o meu LG, arrumou-o numa garagem ao fim dos mesmos 11 anos, pois não havia maneira do mesmo pifar, para ter a desculpa de comprar uma TV nova. Um colega de trabalho meu viu o seu plasma dos tempos em que tinham a resolução de 480p!!!, avariar ao fim de 12 anos (apareceu uma faixa de cor verde na vertical do ecrã). Só nessa altura é que a mulher lhe autorizou a comprar outra tv. E nenhum desses plasmas teve o problema doburn in!

    Desde que se sigam as regras ditadas pelos fabricantes dos OLEDs, o problema doburn inacontece geralmente a quem o procura, consciente ou inconscientemente. E geralmente oburn innos OLEDs deve-se a 3 coisas:

    1 - Desligar a tv OLED da corrente elétrica quando se desliga com o comando, impossibilitando a mesma de fazer o ciclo de regeneração. Esta é talvez a principal razão.

    2 - Ir ao menú da tv e colocar a opção do brilho no máximo (quando mais brilhante for a imagem, maior a probabilidade doburn in), só porque se acha que a imagem fica mais "viva" ou para combater o reflexo de uma janela situada opostamente à tv .

    3 - Usar sempre o mesmo canal de tv, especialmente se o dito canal tem logotipos e/ou faixas noticiosas carregadas de brilho e cores berrantes (CMTV, Sic Notícias...). Neste caso, o burn in não faz diferença, pois o mesmo coincide com o conteúdo desse canal (ok, estou a ser mauzinho, mas olhem que é verdade!). E, digam-me, alguém vê sempre o mesmo canal de tv?

    Cada um compra a tv que quer... ou que pode! Eu não comprei uma tv OLED antes porque não podia. E a que comprei à poucos dias, uma LG BX de 65 polegadas, custou-me o fantástico preço 90 e poucos €. Foi a diferença de preço que tive que pagar numa loja, cujo o nome começa por W, pelo facto de, no âmbito de uma extensão de garantia, não terem consertado dentro do prazo legal de 30 dias a minha tv lcd da LG, de painel VA, de 70", a primeira a menos de 1500€ que achei que suplantava de caras o meu velho plasma, quando o vendi no verão de 2018. Pois este LCD durou 2 anos e meio, até aparecer uma linha mais escura na horizontal da imagem.

    Espero que a LG 65BX que está para chegar dure tanto como o meu antigo plasma. E se for para avariar, que seja dentro da garantia ou da sua extensão, a qual tornei a fazer! Oburn inmais provável que deverá acontecer em minha casa nos próximos tempos será o dos meus olhos que prevejo ficarem colados a olhar para a superior qualidade da imagem por demasiadas horas para a saúde dos mesmos.

    Desculpem se ofendo alguém com este meu relato tipo testamento, mas cansei de ver falar tanto doburn in. Se querem falar mal das tvs OLED, falem antes do seu alto consumo de eletricidade, coisa bem real e que não vejo ninguém ligar puto.

    Divirtam-se!


    Alguém que me corrija se estiver enganado, mas tenho ideia que as TV plasma não eram conhecidas por sofrer de retenção permanente de imagem (burn in) mas antes de retenção temporária de imagem.

    Ou seja, não é exatamente a mesma coisa que nas OLED, onde já vi o burn in e não era uma tv de loja...

    E em bom rigor a sua OLED custou os cerca de 1500€ mais a extensão de garantia mais os tais 70€.
  2.  # 302

    Colocado por: jjooll

    Alguém que me corrija se estiver enganado, mas tenho ideia que as TV plasma não eram conhecidas por sofrer de retenção permanente de imagem (burn in) mas antes de retenção temporária de imagem.

    Ou seja, não é exatamente a mesma coisa que nas OLED, onde já vi o burn in e não era uma tv de loja...

    E em bom rigor a sua OLED custou os cerca de 1500€ mais a extensão de garantia mais os tais 70€.


    Sim, o OLED, de que estou à espera a receção, custou os 1500€ do valor da minha TV que avariou, mais um adicional e mais ainda o seguro de extensão de garantia. Quando falei que me tinha custado só 200 e tal € foi só para mostrar como no espaço de 2 anos e meio, por pouco mais do que paguei pela minha TV LCD em 2018, consegui passar agora para uma TV OLEd de 65", coisa que na altura era impossível, graças ao facto de ter feito um seguro de extensão da garantia.

    Quando os plasmas, infelizmente sofriam dos dois tipos de retenção de imagem - permanente e temporária. A retenção temporária de imagem desaparecia se mudássemos de canal (não desaparecia simplesmente desligando-se a televisão). Quanto à retenção permanente de imagem, cheguei a ver uma TV nessas condições, mas foi a única. Foi um plasma da Sony, dos de primeira geração, que uma loja tentou impingir ao meu amigo que depois comprou um plasma da Philips. A retenção da imagem situava-se no local onde estariam as legendas de algum filme. Devia ser algum defeito de fabrico desse painel, pois não vi isso suceder em mais nenhum outro plasma.

    A razão pelo qual depois se deixou de falar dos burn ins dos plasmas foi, no meu entender, porque:

    1 - Os plasmas desapareceram do mercado, pelo que a malta que tinha comprado LCD deixou de ter dores de cotovelo e largou o assunto do burn in;

    2 - Os plasmas que continuaram a existir depois dessa cessação de vendas não tiveram problemas de burn in que justificasse aparecer relatos na net, pois as tecnologias que os fabricantes introduziram nesses aparelhos foram eficazes numa utilização normal desses aparelhos. E é aqui que quero chegar no que concerne aos OLEDs!

    As diferentes marcas de fabricantes introduziram nas suas TVs OLED (pelo menos as marcas mais conceituadas) mecanismos para combater o burn in. E a confiança que possuem na sua eficácia chegou ao ponto da LG andar a vender um seguro (https://www.lg.com/pt/lg_premium_care), em que se responsabiliza pelo burn in das suas TVs OLED, desde que as pessoas respeitem as regras do bom uso desses painéis, sendo a regra N.º 1 manter a TV sempre ligada à tomada, para que os mecanismos de regeneração possam funcionar e não ocorra o burn in.

    No entanto, não vale a pena comprar um OLED só para depois se andar a ter pesadelos por causa do medo do burn in. Há muitas outras opções de tvs, cada uma com as suas vantagens e defeitos, como tudo na vida. Chamo só à atenção de que qualquer que seja a tecnologia de tv que se escolha, a qualidade da imagem da mesma vai se degradar com o tempo de uso, mesmo (e até especialmente!) naquelas tecnologias que não sofrem do perigo mais imediato de burn in. Vejam este teste a longo prazo (leiam-no todo com atenção!): https://www.rtings.com/tv/learn/permanent-image-retention-burn-in-lcd-oled

    Como podem ver, a tv que mostra mais sinais de degradação da imagem no seu todo é um LCD de painel IPS, tanto que dizem que a qualidade da imagem se tornou não aceitável (vejam o penúltimo parágrafo do texto dentro do retângulo amarelo).

    Para quem tem medo do burn in dos OLEDs, aconselho a procurarem um LCD com painel VA. As TVs Samsung costumam usar este tipo de painel e também a LG o usa em algumas da suas televisões (cuidado que é só em poucos modelos!). Os painéis VA costuma possuir índices de contraste de 3000 a 5500, enquanto os painéis IPS costumam andar à roda dos 1000, com alguns melhores a atingirem o valor de 1500.

    A tv que ainda tenho, e que avariou com um risco da horizontal na imagem (é uma LG 70Uk6950), tem um painel VA e, apesar de várias imperfeições próprias das tvs de mais baixo escalão, dos quais o pior é uma implementação imperfeita do local dimming, tem um excelente contraste, do que resulta uma imagem muito boa numa sala não muito iluminada. Não fosse ter avariado e nem sentia a necessidade de passar para um OLED. Mas já que surgiu a oportunidade...

    Só uma nota final: os LCDs de painel VA, apesar de resistirem melhor com o passar dos anos à degradação da imagem do que sucede com os painés IPS, também sofrem da possibilidade (mas em menor grau do que um OLED) de burn in, só que as marcas implementam mecanismos para combater esse risco e ninguém dá por isso.
    • FFAD
    • 30 março 2021

     # 303

    A minha LG 55" de 2014 parece que pifou, começou a piscar de repente.

    Será que tem arranjo ou à verdadeira moda das novas tecnologias, é lixo?
  3.  # 304

    Piscar o led vermelho?

    Normalmente sao lixo qnd afeta o painel de visualização, se for um problema de placas até costuma ser viável reparar...
    • FFAD
    • 30 março 2021

     # 305

    Colocado por: GT_racingPiscar o led vermelho?

    Normalmente sao lixo qnd afeta o painel de visualização, se for um problema de placas até costuma ser viável reparar...


    Não, piscar a imagem mesmo...

    A cada 5 segundos aparece um flash rapidíssimo da imagem...
  4.  # 306

    É capaz de valer a pena pedir um orçamento...
    • FFAD
    • 30 março 2021

     # 307

    Colocado por: GT_racingÉ capaz de valer a pena pedir um orçamento...


    Pelo que estive a investigar, vi videos com a mesma doença, fica à volta dos 300 Euros.
  5.  # 308

    Colocado por: FFAD

    Pelo que estive a investigar, vi videos com a mesma doença, fica à volta dos 300 Euros.


    Dá quase para um TV nova.
  6.  # 309

    Depende da gama, se for de entrada, mais vale pois assim sp fica com garantia.

    Eu só compro samsungs, comprei sony, lixou se do nada com 3 anos... lol, samsung ja tive uma ainda lcd q comprei a um amigo usada, que depois ainda vendi a outro amigo completamente funcional, ja tive outra que fez mais 2 ou 3 anos, e ja está à uns 8 anos em casa dos meus pais, mais outra no quarto à 7 anos, e mais outra que comprei à uns 2 ou 3 para substituir a sony na sala...

    Ou seja, ou eu tive um azar do caraii com a sony, ou não sei, ja tive tanta samsung seria muito mais provável uma dessas se estragar. Pelo sim pelo não custou me muito a deitar 800euros pro lixo em 3 anos, vou manter as sonys bem longe.
  7.  # 310

    Colocado por: GT_racingcomprei sony, lixou se do nada com 3 anos...


    Made in Japan?
  8.  # 311

    Nao me lembro por acaso...

    Mas agora fui pesquisar e tem mais gente a dizer que 2/3 anos e mandaram a TV para o lixo também aqui neste link...

    https://www.productreview.com.au/listings/sony-w800b-series-kdl50w800b-50

    Já a playstation que tive, comprei a 3 slim quando saiu, e passado um ano queimou do nada, substituiram em garantia mas na altura houve montes de queixas da mesma avaria.

    É mesmo um stay away sony...
    E não só, até podia já ter comprado uma oled e uma pessoa fica de pé atrás...
  9.  # 312

    Os meus pais têm uma Sony LCD HD 42" de 2008, continua a bumbar.
    Sem problemas.
  10.  # 313

    A minha Panasonic 42" de 2007 ainda está para as curvas, não quer morrer por nada.
  11.  # 314

    obviamente que a qualidade de imagem destas TV de 2008, que custaram cerca de 1200€ e afins nada tem a haver com as actuais de 500-600€. Houve uma grande evolução nos painéis e processadores. Também se nota que os materiais são mais fracotes ;)
    • FFAD
    • 31 março 2021 editado

     # 315

    Colocado por: GT_racingDepende da gama, se for de entrada, mais vale pois assim sp fica com garantia.

    Eu só compro samsungs, comprei sony, lixou se do nada com 3 anos... lol, samsung ja tive uma ainda lcd q comprei a um amigo usada, que depois ainda vendi a outro amigo completamente funcional, ja tive outra que fez mais 2 ou 3 anos, e ja está à uns 8 anos em casa dos meus pais, mais outra no quarto à 7 anos, e mais outra que comprei à uns 2 ou 3 para substituir a sony na sala...

    Ou seja, ou eu tive um azar do caraii com a sony, ou não sei, ja tive tanta samsung seria muito mais provável uma dessas se estragar. Pelo sim pelo não custou me muito a deitar 800euros pro lixo em 3 anos, vou manter as sonys bem longe.


    É uma LG 55LB630V.

    Por acaso mudei recentemente a conta da luz e gás para a Iberdrola e eles ofereceram um plano (plano protecção electrico plus) por dois meses que cobre arranjos de electrodomesticos, televisores e climatização. Se não tiver arranjo, dão-me 300€ para comprar outro. Parece demasiado bom para ser verdade, depois dou feedback. lol
  12.  # 316

    Colocado por: Pedro Barradasobviamente que a qualidade de imagem destas TV de 2008, que custaram cerca de 1200€ e afins nada tem a haver com as actuais de 500-600€. Houve uma grande evolução nos painéis e processadores. Também se nota que os materiais são mais fracotes ;)


    Em contrapartida o consumo energético também desceu. Há televisões de 32" de 2009 a consumir 160W máximo, e neste tens algumas de 55" abaixo dos 140W máximo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 317

    Tou indeciso entre QLED e OLED.

    O uso que vou dar é apenas para plataformas streaming e pouco mais, não jogo, mal ligo a box tv.

    Pelas promoções que tenho visto, estou indeciso entre a lg oled bx, a diferença de preço para a CX creio que n compensa, lado a lado n vemos mta diferença.
    Depois vi a Samsung qled qe95 em promo 1.699€, tb me parece bem, mas entre oled e qled estou mais inclinado para a lg.

    Alguém quem tem algum destes modelos? BX, CX ou Qe95
  14.  # 318

    Eu tenho a BX e é muito boa.. não tenho é termo de comparação com uma TV QLED moderna, não mudava de TV há 10 anos
    • LVM
    • 7 abril 2021

     # 319

    Colocado por: cajaranaTou indeciso entre QLED e OLED.

    O uso que vou dar é apenas para plataformas streaming e pouco mais, não jogo, mal ligo a box tv.

    Pelas promoções que tenho visto, estou indeciso entre a lg oled bx, a diferença de preço para a CX creio que n compensa, lado a lado n vemos mta diferença.
    Depois vi a Samsung qled qe95 em promo 1.699€, tb me parece bem, mas entre oled e qled estou mais inclinado para a lg.

    Alguém quem tem algum destes modelos? BX, CX ou Qe95

    Tenho a BX tenho de dezembro. Espetacular
  15.  # 320

    O meu Plasma Panasonic não há meio de morrer :)
    TX-P50G20E (vai fazer 11 anos)!

    Sempre trabalhou muitas horas por dia! Televisão e muitas horas de XBox

    Burn In, não sei o que é isso!!! :)

    Tenho um outro plasma Panasonic com 8 anos, tb sem qualquer sinal de Burn In!
    Concordam com este comentário: NLuz
 
0.0666 seg. NEW