Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas, preciso ajuda sobre a melhor solução para construir um caminho de acesso a uma casa num monte. O acesso existente tem bastante inclinação e cerca de 50m de extensão. Só me permitem colocar algo com material permeável. Grelhas de enrelvamento com gravilha será solução? Alguém que tenha sugestões neste tópico? Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogu
    • Rogu
    • 23 novembro 2020 editado

     # 2

    Estou exactamente com o mesmo problema.
    Sera que é o mesmo monte?

    Onde é o seu monte? No Algarve?

    Grelhas de enrelvamento pode resolver o problema, tout venant vai ser levado pelas chuvas.
    Para as grelhas de enrelvamento tem de ter as seguintes camadas:
    -grelhas de enrelvamento em betão;
    -camada de areia para assentamento das grelhas;
    -base compacta. Compactação do solo ou aplicação de tout venant;

    Pode também optar por grelhas metálicas anti derrapantes, ou um tout-venat argamasado com cal, que é uma solução permeável.

    Se tiver mais dúvidas, não hesite em dizer...
    • Rogu
    • 23 novembro 2020 editado

     # 3

    Aqui tem as instruções e preço "simulado" para a colocação de pavé, que suponho que sejam bastante semelhante às da colocação de grelhas de enrelvamento em betão. O preço das grelhas de enrelvamento é diferente destes pavés. Mas usando esse excel consegue altera os valores para simular o preço..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Imsgf
  2.  # 4

    Rogu obrigado sim o meu monte é em Silves Algarve, uma grande dor de cabeça, tinha pensado em usar saibro... Vou apresentar estas opções que sugeriu ao meu pedreiro e logo digo alguma coisa 👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogu
    • Rogu
    • 23 novembro 2020

     # 5

    Colocado por: ImsgfRogu obrigado sim o meu monte é em Silves Algarve, uma grande dor de cabeça, tinha pensado em usar saibro... Vou apresentar estas opções que sugeriu ao meu pedreiro e logo digo alguma coisa 👍


    As especificações para a colocação de pavé estam aqui:
    http://www.geradordeprecos.info/obra_nova/calculaprecio.asp?Valor=1%7C0_0_0_2_1_0_0%7C1%7CUXA020%7Cuxa_20:c6_0_2c22_0
    • Rogu
    • 5 dezembro 2020

     # 6

    Colocado por: ImsgfRogu obrigado sim o meu monte é em Silves Algarve, uma grande dor de cabeça, tinha pensado em usar saibro... Vou apresentar estas opções que sugeriu ao meu pedreiro e logo digo alguma coisa 👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Rogu


    Caro Imsgf, já encontrou uma solução para o seu caminho? Eu ainda ando as voltas para arranjar um orçamento...
    • Rogu
    • 6 dezembro 2020

     # 7

    A solução do Eng. Ricardo Porto parece-me ser realmente a melhor solução, esta seria:

    Solo cimento - misturar in situ tout-venant próprio para caixas de pavimento com cimento em pó e água (20 ou 30 mil litros de água)

    Proporções:
    -Teor de cimento ronda os 4% em peso seco do tout venant
    -1m3 de tout-venant pesa 653kg. 4% de cimento são 26kg de cimento = 26kg de cimento por cada m3 de tout-venant
    -Qual seria aqui a proporção de água por m3 de tout-venant??

    Execução:
    -Espalhar o tout-venant no caminho (suponho que 10cm de espessura sejam suficientes??);
    -Fazer uma quadrícula com as sacas de cimento, para o espalhar homogeneamente o cimento sobre o tout-venant;
    -Misturar o cimento com o tout-venant com uma máquina de revirar solos semelhante a um tractor agrícola;
    -Passar uma motoniveladora para nivelar o caminho, tendo atenção a fazer correctamente as pendentes para evacuar bem as águas do caminho;
    -Passar um cilindro de alta potência vibratório de umas 10 ou 20 toneladas para compactar bem o caminho;
    -Fazer 10 passagens de rega com água com fartura. Qual a proporção de água?
    -Deixar o piso sem utilização durante 1 a 2 semanas para curar o cimento;
  3.  # 8

    não quero fazer spam, mas uma vez que o assunto é o mesmo do tópico do/a Rogu, dou conhecimento deste grupo aqui também.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rogu, Imsgf
 
0.0077 seg. NEW