Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      marco1
    • 25 novembro 2020 editado

# 41

SG

o zedasilva tem razão neste aspeto, havia desenhadores a fazer este tipo de projetos com melhor qualidade do que por vezes se vê por ai de muito arquiteto.

mas claro estou de acordo com a lei de que a arquitetura seja para os arquitetos. Os dO tambem devem é valorizar mais os projetos e serem mais exigentes.
    Concordam com este comentário: Nelhas, Pedro Barradas, SG_arquitecto
  1.  # 42

Colocado por: SG_arquitectoSe os desenhadores eram tão bons, podiam ter tirado o curso de arquitetura. Tiveram 5 anos para o fazer.

Só um pequeno pormaior. Nunca em Portugal um desenhador teve habilitação para fazer projetos de arquitetura.
    Existiram sim até 2009 alguns técnicos com uma formação técnica e prática de 5 anos após a conclusão do 9º ano, formação ministrada e reconhecida pelo estado, que lhes dava habilitação para projetos até uma determinada área.
    A partir de 2009 esses técnicos a quem o estado tinha reconhecido competência foram proibidos de exercer a sua profissão. Como única alternativa foi-lhe dada a "possibilidade" de se candidatarem a um curso de arquitetura em igualdade de circunstãncias como qualquer jovem de 17 anos que tivesse concluído o 12º ano.
    Acontece que muitos destes profissionais que foram proibidos de exercer a profissão que sempre tiveram, tinham 50, 55 anos. Na melhor das hipóteses estariam formados aos 60 anos.
    Acontece que muitos destes profissionais com mais de 30 anos de profissão, não podiam para 5 anos e gastar uns bons milhares de euros para voltar aos bancos da escola.
    Acontece que muitos destes profissionais eram empregadores e viram-se de um momento para o outro obrigados a despedir uma série de pessoas.
    Acontece que o numero destes profissionais eram pouco mais de 1.000, dispersos e sem uma estrutura que os defendesse, por isso terem sido completamente aniquilados.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  2.  # 43

Colocado por: marco1Os dO tambem devem é valorizar mais os projetos e serem mais exigentes.

Este é o grande mal.
    A falta de exigência dos DO
    Os arquitetos hoje são mais que as mães, meus senhores sejam mais exigentes com os vossos investimentos.
    Concordam com este comentário: RRoxx
  3.  # 44

zedasilva

discordo da forma como pinta o quadro, dramatiza e exagera, mas não vamos voltar ao mesmo tema mais uma vez, pois lesados tambem houve muitos arquitetos eu inclusive.
    foquemo-nos é no atual e na qualidade de todos os intervenientes( arq., DO, engenheiros, etc..)
    Concordam com este comentário: zedasilva
  4.  # 45

Presumo que queira colocar a zona de estar no canto da sala encostado aos arrumos. Não ficará essa zona muito escura?
    Não pretende colocar espelho na I.S.1?
    O lavatório da I.S 3 parece muito acanhado...
    Também concordo que a organização do lavatório e da placa do fogão não é a mais prática.
    Qual é a orientação da planta?
  5.  # 46

Colocado por: zedasilvaAcontece que muitos destes profissionais com mais de 30 anos de profissão, não podiam para 5 anos e gastar uns bons milhares de euros para voltar aos bancos da escola.

Professores, Enfermeiros, Contabilistas, Solicitadores, etc

Só depois deixaram de servir.

Volto a dizer, noutros países civilizados eles são malucos.
  6.  # 47

Colocado por: Nelhasnão se importou de usarnão licenciadosem todas as áreas durante muitos anos para fazer trabalho de licenciados.

Só na área dos projetos os não licenciados foram proibidos de exercer a profissão. Em todas as outras áreas foi dada oportunidade de continuarem a exercer ainda que com algumas limitações.
    Creio que na área dos projetos se poderia ter feito exatamente o mesmo. Um não licenciado tinah habilitação para projetar edifícios até 3 pisos, creio que era perfeitamente aceitável que ficassem limitados a moradias até xm2.
    Muitos destes profissionais não tinham mais de 10 a 15 anos no ativo, far-se-ia uma seleção natural e não por Decreto encomendado.
  7.  # 48

Colocado por: marco1foquemo-nos é no atual e na qualidade de todos os intervenientes(

O que por aqui vemos é um pouco o reflexo do mercado. A qualidade média é muito má.
    Está nas mãos do DO começar a fazer a seleção.
    Está nas mãos dos técnicos que se sentem injustiçados por teimarem em continuar a querer trabalhar com padrões mínimos, fazerem gritos de alerta.
    Concordam com este comentário: marco1
  8.  # 49

zedasilva

não tem razão no que diz e da forma como pinta o quadro
    eu conheço por exemplo um gabinete em que o tal ATAE continua a produzir e apenas o que aconteceu foi que ( passou -se comigo) eu fazia os projetos e não assinava mesmo sendo arquiteto e hoje em dia já fiz alguns trabalhos para o dito mas eu faço e assino e claro com outra valorização.
    o zedasilva tem de entender que está a ver o lado de cerca de 2000 pessoas versus um universo de cerca de 20000 aos quais o zedasilva com os seus impostos andava a pagar os estudos para serem habilitados na sua profissão.
    e analisando bem toda a história as coisas tiveram que ser o que deviam ser.
  9.  # 50

esse grito de alerta eu e mais alguns já andamos por aqui desde ( eu) 2008 a fazer pedagogia.

há coisas que só vão mesmo lá pela força da lei.
  10.  # 51

Colocado por: Nelhas

Comissão de Abertura de Processo
    Avaliação
    Comissão de Eu sei lá
    Escritura
    Papel para ligar o Pc etc Lol

Normal.
    Entre 1500 a 2500
    Concordam com este comentário:Noble
    Estas pessoas agradeceram este comentário:NLuz

É isso mesmo, sem tirar nem pôr...
  11.  # 52

Colocado por: marco1um universo de cerca de 20000

Marco, este foi o grande mal :)
    Se por exemplo na classe dos médicos existe um "protecionismo" da classe ao ponto de se limitar o acesso profissão controlando o numero de cursos, na arquitetura aconteceu exatamente o contrário.
    Abriram-se cursos e formaram-se profissinais às pazadas.
    Era obvio que não haveria trabalho para todos e teve que ser arranjar um "esquema"
  12.  # 53

Colocado por: builderspassive

Essa piscina não esta a norte ?

Não, o lado esquerdo do terreno está virado para sul.
  13.  # 54

Colocado por: marco1esse grito de alerta eu e mais alguns já andamos por aqui desde ( eu) 2008 a fazer pedagogia.

E ainda bem.

Colocado por: marco1há coisas que só vão mesmo lá pela força da lei.

Por isso eu defendo uma maior intervenção das ordens não só na defesa da classe mas igualmente na dignificação da mesma
  14.  # 55

Colocado por: marco1o zedasilva tem de entender que está a ver o lado de cerca de 2000 pessoas versus um universo de cerca de 20000 aos quais o zedasilva com os seus impostos andava a pagar os estudos para serem habilitados na sua profissão.

Então como sobrevivem esses profissionais em países onde não possuem exclusividade para produzir projectos residenciais?
  15.  # 56

Colocado por: m.aur.eiraparece arrumadinha para muitos mas eu tenho umas questões para lhe colocar, se não se importa, e peço desde já desculpa se lhe vou fazer coçar a cabeça... e se alguma coisa me estiver a falhar, também peço desculpa...

- quando chega a casa e estaciona o carro na garagem, por que porta vai entrar em casa? pelas janelas da cozinha? ou sai a correr antes que o portão da garagem feche para entrar pela porta principal? ou então anda com o comando no porta chaves? ou tem o interruptor do portão mesmo ao pé dele?...

. quando está a cozinhar vai andar a passar por cima dos tachos para ir lavar os alimentos em preparação? não lhe parece que o fogão e a banca estão próximos demais?

- onde é que vai estar a máquina da roupa? na cozinha?... quer dizer, tem piscina, mas lava a roupa na cozinha? eu sei que são as suas prioridades, mas, mas, mas...

- quando o carteiro lhe for entregar uma carta registada, vai atendê-lo pela janela da casa de banho? ou pelas do quartos? ou vai dar meia volta à casa só porque o portão pequeno está fora do acesso mais curto?

- não lhe parece que o armário da suite é assim um bocadinho para o curto?

Carissímo,

Em relação à garagem, quando parquear o carro, posso sair pelo portão e entrar pela porta de entrada ou pelo jardim de trás se estiver alguém em casa na altura. Se estiver a chover a moradia irá ter uma pala que vai percorrer praticamente a casa toda ao redor.
    A lavandaria irá ficar nos arrumos, com a aspiração central.
    Na parte da cozinha, depois de pensar muito nisso, já tinha equacionado uma alteração, em vez de ter ilha passar a ter península (já questionei o arquiteto e ele disse que não havia problema e ganho mais 1 mt e tal de bancada).
    Em relação ao roupeiro da suite, confesso que não é muito grande é o possível).

Obrigado pelas suas questões.
    Concordam com este comentário: Ruipsm
    •  
      RRoxx
    • 25 novembro 2020 editado

# 57

Colocado por: NelhasEntão como sobrevivem esses profissionais em países onde não possuem exclusividade para produzir projectos residenciais?

~Com melhor qualidade. Por exemplo nos EUA não precisa de um engenheiro civil para nada quando constroi uma casa, dentro de determinados parametros bata utilizar as normas para edificios residenciais.

Não dá para inventar e a arquitectura tem de se restringir ao possivel.

No entanto não é por isto que deixam de existir engenheiros civis e arquitectos na américa, são bem pagos porque a engenharia e arquitectura são mais valorizados e não andam a inventar a roda como cá. E ainda assim a construção é mais barata.

Mais, não ha mamarrachos quadrados no meio de bairros tradicionais como cá, em muitos locais os materiais a usar (maioritariamente no exterior) são aprovados pelo homeowner association do local, não desvirtuando o patrimonio arquitectonico de cada zona (o meu conhecimento disto é muito superficial, se estiver enganado alguem que me corrija p.f.)
  16.  # 58

Nelhas

acha que se pode abordar esta questão em contextos muito diferentes de pais para pais??

olhe se é para fazer comparações por exemplo há paises em que o arquiteto ou projetista está estipulado ganhar á percentagem pelo valor da obra, entre 10% a 15%
  17.  # 59

e pronto... lá descambou o tópico para a conversa do costume.

hoje eu vou ser mauzinho...

dizem que existem maus profissionais em todas as áreas, mas quem lê este fórum fica com a perceção que os arquitetos, são na sua maioria, maus profissionais, não existe um projeto que passe pelo filtro do forum.

eu na minha área (programação) sou muitas vezes confrontado com a eficácia e a eficiência, o ótimo é conseguir fazer um programa eficaz e eficiente, mas se para ser eficiente tenho que demorar o dobro do tempo e o cliente não vai pagar por isso, leva só com a eficácia. Se calhar é por isso que hoje os computadores são muito mais potentes do que os computadores à 10 anos, para correr programas mais atuais que fazem de grosso modo o mesmo que faziam à 10 anos atrás.

se o DO quer uma casa ao gosto dele, leva só com a eficácia. Agora se quiser pagar pela eficiência a história é outra. Acho que os arquitetos do fórum olham muito para os projetos do ponto de vista da eficácia e da eficiência, quando os projectos foram feitos apenas para serem eficazes.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, desofiapedro, ricat, Fcbp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  18.  # 60

Colocado por: HAL_9000Pois é isto agora é assim. O banco diz ai queres dinheiro então paga. Comissões para tudo e mais alguma coisa.

Quanto à planta há aí aspectos que não me parecem muito bem: o portão de entrada dar diretamente para um janelão do WC, eu tiraria este portão, penso que não lhe dará uso. A sala de estar não tem vão com vista para o jardim. Por contraponto a cozinha com uma vista enorme. A

Contudo tem aí um T3 bem organizado e com as áreas contidas, parabéns. Parece-me uma casa confortável
    Concordam com este comentário:Nostradamus,alam_
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Noble

Concordo com a sua preocupação da janela da casa de banho, contudo arranjámos uma solução de colocar uma ripas a imitar madeira com material mais resistente.

0.0282 seg. NEW