Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Podem-me dar uma opinião rápida por favor? Tenho alguns orçamentos para a renovação de 2 WCs. Uma com cerca de 5m2 e outra com 3.5m2. A renovação não é profunda: pretendo manter o mesmo layout (sem mexer em canalizações) e apenas deve ser necessário remover os azulejos de uma das paredes. Basicamente pretendo trocar as loiças, chão e azulejos.

    O melhor orçamento que tenho até agora são quase 6000€ para os 2 WCs. Este valor é apenas para a mão de obra e materiais que não aqueles tipicamente visiveis (base de duche, lavatório, sanita, ...).

    Acham um valor justo? Muito obrigado pela ajuda.
    •  
      RRoxx
    • 23 novembro 2020

     # 2

    Andam todos na mesma ordem de grandeza?

    Se sim, qual é a dúvida?
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  2.  # 3

    Pessoalmente acho um assalto.

    Quantos anos tem a canalização? Em que material? Se tiver mais de 20 anos, é um erro não trocar.
  3.  # 4

    A canalização tem 10 anos. Não vai ser trocada.
    •  
      RRoxx
    • 23 novembro 2020 editado

     # 5

    Colocado por: miguel.fernandesPessoalmente acho um assalto


    Então de o seu orçamento ao homem, concerteza terá valores mais correctos que todos os que lá foram orçamentar o trabalho.

    Edit: eu não dei preco nem sei exactamente do que se trata 😁😁
  4.  # 6

    Colocado por: RRoxx

    Então de o seu orçamento ao homem, concerteza terá valores mais correctos que todos os que lá foram orçamentar o trabalho.

    Edit: eu não dei preco nem sei exactamente do que se trata 😁😁

    Não faço trabalhos de construção civil.

    É mesmo pela minha experiência como cliente e por saber o preço dos materiais.
    •  
      RRoxx
    • 23 novembro 2020

     # 7

    Então como consegue opinar?

    Eu faço, e não sabendo o que é pedido e as condições de trabalho e acessos não sei se é muito se é pouco, dai a pergunta se andam todos dentro da mesma ordem de grandeza...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 8

    Compre você os materiais, colas, loiças, betumes, faça o transporte e coloque no sítio a aplicar. Peça só para mão de obra e remoção entulho.

    E acredito que fique em 1 homem 2 semanas, 1000 a 1500eur mão de obra.

    Depois some seguros, ivas, lucros, imobilizado, urgência fim de ano, impostos..
    • RDM
    • 23 novembro 2020

     # 9

    Para tentar ajudar, estou a renovar duas casas de banho, uma tem 23 m2 de parede mais 4.5 de pavimento, sem qualquer tipo material, só de mão de obra são precisos 2000 euros, mais loiças, chão e pavimento etc preciso + 2000 mil paus ou seja 4000 isto sem a canalização que é a parte, esse preço é só para um WC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RRoxx
  6.  # 10

    Colocado por: samr73Acham um valor justo? Muito obrigado pela ajuda.
    biscates saiem sempre muito mais caros que obras mais abrangentes
  7.  # 11

    Colocado por: RDMPara tentar ajudar, estou a renovar duas casas de banho, uma tem 23 m2 de parede mais 4.5 de pavimento, sem qualquer tipo material, só de mão de obra são precisos 2000 euros, mais loiças, chão e pavimento etc preciso + 2000 mil paus ou seja 4000 isto sem a canalização que é a parte, esse preço é só para um WC.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:RRoxx
    Comparativamente este assalto é à mão armada😂😂 não é nada, estou mesmo a brincar👍
    O revestimento de chão e paredes é aplicado sobre o existente, ou existe remoção e substituição deste?
    Aos valores que indica acresce ou não Iva?
    Entre outros são pequenos pormenores que fazem diferença.

    Este tema está mais do que filtrado em vários tópicos do FDC, há situações tipo já retratadas para quase todos os gostos, dimensão, variantes, tipo e qualidade dos equipamentos, profundidade da intervenção.
    Como diz o Rroxx e muito bem, a ordem de grandeza e proporcionalidade deste tipo de renovações está balizado entre os valores que o Samr referiu sem surpresa.
    Contudo há-de sempre aparecer quem faz um grande negócio por 2000€ e quem compra uma grande sucatada por 6000€, ou o inverso.
    É uma discussão que sem bom-senso não tarda descamba como a do preço m2/construção😉😏
    •  
      RRoxx
    • 25 novembro 2020 editado

     # 12

    Só para acrescentar aqui mais um feedback.

    Tenho uma amiga que nos pediu cotação para fazer a I.S. dela, que recusamos por falta de disponibilidade.
    Hoje veio-me mostrar os orçamentos que lhe deram e estava em choque.

    Uma I.S. remodelada (aprox 4.5m2) com canalizaçao so dentro da divisão - sem alteraçao do ramal até contador e aparelho de água quente- com sanita, base+resguardo, lavatorio com movel (gama média), 2 torneiras e os revestimentos (pavimento e zona de duche. Tem orçamentos de 6000, 6500 e 8000€. Um deles indica que mudar a restante canalizaçao (só para a I.S.) até ao contador e esquentador são mais 3000€.
  8.  # 13

    Toda gente tem que ganhar dinheiro, mas desculpem-me lá se não gosto de ser assaltado.

    Uma vez para remodelarem um telhado de 150m2 pediram-me 8000€.

    Comprei o material (1900€), paguei a mão de obra (nem sei se chegou a 1000€ (foi ao dia).

    Não estou a contar com areia e cimento, mas dá para perceber a diferença. Como disse, as coisas custam dinheiro e todas as pessoas precisam de ganhar o seu, mas que há muito aproveitamento (sobretudo de pessoas que não pescam nada de construção) é uma realidade.
  9.  # 14

    Estou a fazer duas wc de 4m2, tirar banheira para meter duche com base plana, retirar azulejos antigos abrir rocos para canalizacao e eletrcidade, com ceramica novas, colas betumes, armario wc sanita, base duche 140x80 e resguardo 3500 euros uma wc, a outra 3,800 euros, uma no quarto andar sem elevador.
    Outra no primeiro andar
    Preços no estrangeiro, com os preços que se falam por aqui, o centro e sul de portugal e outro estrangeiro para algumas gentes do norte. Ja nao me estranha da gente deixar o estrangeiro e ir trabalhar para Portugal.
    Mas também tenho consciência que interessa
    Criar esta ideia no fórum.
    •  
      RRoxx
    • 25 novembro 2020

     # 15

    Nós por norma, a média de preços para uma I.S. normal, de gama média tambem anda nos 3500 - 5000.

    Mas há algumas que ultrapassam em muito esse valor. Já as fiz por mais de 15k cada.

    O caso que postei aqui, são preços de mercado em Lisboa, a leitura é que, tal como nos nao temos disponibilidade os outros tambem não e só lá vao se valer a pena.
    Concordam com este comentário: CMartin, desofiapedro
    •  
      RRoxx
    • 25 novembro 2020 editado

     # 16

    Colocado por: miguel.fernandesToda gente tem que ganhar dinheiro, mas desculpem-me lá se não gosto de ser assaltado.

    Uma vez para remodelarem um telhado de 150m2 pediram-me 8000€.

    Comprei o material (1900€), paguei a mão de obra (nem sei se chegou a 1000€ (foi ao dia).

    Não estou a contar com areia e cimento, mas dá para perceber a diferença. Como disse, as coisas custam dinheiro e todas as pessoas precisam de ganhar o seu, mas que há muito aproveitamento (sobretudo de pessoas que não pescam nada de construção) é uma realidade.


    E estamos a falar de obras legais? documentos em dia, equipamentos de segurança no telhado etc etc? nao me parece... e a zona ja agora.

    e falando em telhados, em tempos fiz um telhado com cerca de 70m2 por 25k. o que voce relata não diz absolutamente nada, assim como o que acabei de escrever...

    Edit: só para demonstrar que há que comparar o comparável.
    Concordam com este comentário: CMartin
  10.  # 17

    Colocado por: RRoxxNós por norma, a média de preços para uma I.S. normal, de gama média tambem anda nos 3500 - 5000.

    Mas há algumas que ultrapassam em muito esse valor. Já as fiz por mais de 15k cada.

    O caso que postei aqui, são preços de mercado em Lisboa, a leitura é que, tal como nos nao temos disponibilidade os outros tambem não e só lá vao se valer a pena.
    Concordam com este comentário:CMartin
    Realmente esse caso que relatou ultrapassa bastante a média para acabamentos e materiais médios. 8k já entra no ranking das IS de sonho.
    Mas mais absurdo parece-me o adicional para renovar a canalização, a menos que atravesse meia casa.
    E regra geral os 5k encerram uma boa margem para ser perfeccionista e até flexível em algum apêndice que o DO pretenda.
    Agora esta inflação por falta de disponibilidade de tempo e MO é surreal. Está a tomar proporções que não favorecem nada o mercado, digo eu...😏
    Concordam com este comentário: desofiapedro, RRoxx
    •  
      RRoxx
    • 25 novembro 2020 editado

     # 18

    tinha peças de design. Mármore Carrara de veio casado com fundo branco quase puro, prateleiras e tampos em corian, etc...

    como se percebe, o risco de fazer uma casa de banho com acabamentos destes também tem de ser pago, se se der o caso de um tubo ter um acidente de percurso depois de a pedra estar aplicada... nem quero imaginar..

    O pessoal aqui esquece-se que ha pessoas com muito poder de compra, e o preço de uma i.S. normal pode nem chega para pagar 1/3 de um simples lavatorio.

    esquecem-se que estas coisas existem mesmo:

    lavatorio de design

    Colocado por: KduvidasMas mais absurdo parece-me o adicional para renovar a canalização, a menos que atravesse meia casa.


    mesmo que atravesse meia casa... é mesmo a dizer: "não queremos fazer isto"
    Concordam com este comentário: Kduvidas
  11.  # 19

    Não tem nada a ver, mas num dos orçamentos que pedi para me instalarem um sistema de aquecimento central (tubos, radiadores, acessórios e caldeira a GN) um deles pediu 2600€ por uma Viessman cujo preço de compra é 1300€. era só o dobro
  12.  # 20

    A esse tipo de louças/lavatório, é o que eu chamo “requintes de malvadez “ porque os preços são de facto uma maldade para o comum dos mortais😎
    É como rechear uma IS com peças a 50€ cada e depois querer comparar com outra que leva peças de 350€ e contestar a que leva peças de 700/800€, achando que é tudo igual.
    E depois afirmar que uma IS de 5k é um roubo, quando só em material (sanitários, base, resguardo, móvel, torneiras e válvulas, cerâmicos) facilmente vão à vida 3k.
    E ainda há os que assentam azulejo branco de 15 e acham que está muito bem assim, porque é cool e ficou barato, e por isso é que estão certos...😏

    Ainda bem que há quem tenha €, gosto requintado, saiba dar valor à diferença e esteja disposto a pagar por isso, senão o mundo seria muito mais cinzento🙏😎
    Concordam com este comentário: RRoxx
 
0.0214 seg. NEW