Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola a todos,
    Esta é a minha primeira mensagem aqui no Forum, mas acompanho-o ja ha diversos anos. Foi-me extremamente util quando comprei e renovei um apartamento em Lisboa, assim que prezo o conhecimento e experiencia dos prezados foristas.

Em resumo, o apartamento em questao encontra-se no ultimo piso de um pequeno edificio de 4 fracções (RC+1+2+3). Estou a ter infiltrações advindas do telhado, que necessita de reparos obviamente urgentes. Em 2018, quando o problema surgiu, contratei uma empresa que ja nao mais atua em Lisboa para estancar o problema, mas agora os problemas voltaram a ocorrer. Depois de 2 anos de extenuantes debates com os condominos, ate hoje nao se aprovaram as obras de reparacao mais profundas que sao necessarias. Desta feita, meu pedido de ajuda possui duas naturezas: 1) Para resolver o problema de curto prazo, agradeceria indicacoes de empresas que poderiam realizar de urgencia o conserto no telhado e 2) para resolver o problema de fundo, indicacoes de advogados com experiencia em lidar com condominos extremamente recalcitrantes - ja nao ha mais outra alternativa. Busquei possiveis recomendacoes na discussao " Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum", mas nao encontrei.
    Muito obrigado!
    • size
    • 26 novembro 2020

# 2

Existe ou não um administrador do condomínio ?
  2.  # 3

Colocado por: sizeExiste ou não um administrador do condomínio ?

Sim, existe, e é um dos dois recalcitrantes.
    • size
    • 26 novembro 2020

# 4

Colocado por: EmLisboa

Desta feita, meu pedido de ajuda possui duas naturezas: 1) Para resolver o problema de curto prazo, agradeceria indicacoes de empresas que poderiam realizar de urgencia o conserto no telhado e
    2) para resolver o problema de fundo, indicacoes de advogados com experiencia em lidar com condominos extremamente recalcitrantes - ja nao ha mais outra alternativa. Busquei possiveis recomendacoes na discussao " Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum", mas nao encontrei.
    Muito obrigado!

1- Existindo um administrador no condomínio, legalmente, apenas poderá tomar essa iniciativa de obra, caso seja, realmente, urgente, depois de notificar o administrador por carta registada, para tal necessidade, dando-lhe um determinado prazo . Se nada for resolvido, então sim, pode tomar essa iniciativa, tendo, depois, que cobrar dos restantes condóminos as suas quota-partes da despesa.

2 - Procurando advogado, estará a admitir que os respectivos horários serão por sua conta ?
    Tem a possibilidade de recorrer à Câmara Municipal solicitando uma vistoria de salubridade do prédio, donde resultará um relatório das obras necessárias no prédio, em que o administrador será notificado para diligenciar à reparação do telhado, dentro de determinado prazo, sob pena de ser aplicada coima. Poderá ser que com este expediente todos os condóminos ´´ recalcitrantes´´ acordem para o bom senso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EmLisboa
  3.  # 5

A respeito dos honorarios, a resposta é sim. Decidi buscar auxílio jurídico justamente para que possa auxiliar-me em todas estas etapas de modo a que tudo seja feito correctamente, conforme a normal legal, e que nao haja a possibilidade de contestações posteriores. Quero iniciar este processo agora para que eventualmente as obras possam decorrer no verão de 2021.

Obrigado pelo conselho da vistoria de salubridade. De facto pode ser uma opção, irei investigar. Mas o principio é justamente esse: com alguma intervenção externa talvez as pessoas acordem para o bom senso.
  4.  # 6

Tem a possibilidade de recorrer à Câmara Municipal solicitando uma vistoria de salubridade do prédio, donde resultará um relatório das obras necessárias no prédio, em que o administrador será notificado para diligenciar à reparação do telhado, dentro de determinado prazo, sob pena de ser aplicada coima. Poderá ser que com este expediente todos os condóminos ´´ recalcitrantes´´ acordem para o bom senso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:EmLisboa

Imagino que vistoria de salubridade do predio em lisboa refera-se a isso?

https://informacoeseservicos.lisboa.pt/servicos/detalhe/vistoria-comprovacao-do-estado-de-conservacao-de-imovel

Obrigado!
    • size
    • 26 novembro 2020

# 7

Sim, é essa a via a que me referi.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: EmLisboa

0.0140 seg. NEW