Iniciar sessão ou registar-se
    • cmsp
    • 10 novembro 2009 editado

# 1

1
  1.  # 2

Muito bonito o desenho da moradia! Não quer partilhar connosco as plantas (muita curiosidade, claro!)?
    Só posso dizer o que fiz na minha moradia nova, que tb tem mts vidros (embora a fachada principal seja orientada a sudoeste - o norte tem uma parede quase "cega"). Vivo na cidade mais fria do país, portanto por estes lados o aquecimento é essencial!
    Aquecimento central a gasóleo, pq o gás natural não chega á urbanização. Vidros duplos climalit planitherm. Recuperador de dupla face na sala/escritório.
    A questão é que o inverno só começou esta semana, portanto não tenho uma noção mt exacta do que nos vai acontecer...mas como no apartamento, que tinha menos de metade da área, nunca gastava menos de 200 euros no Inverno de gás, este é o meu ponto de comparação - se conseguir gastar uns 150 euros por mês de gasóleo já fico satisfeita...
  2.  # 3

Colocado por: cmspconheço habitações vizinhas com aquecimento central como unica fonte de aquecimento, em q as casas são GELADAS

Casas com aquecimento central geladas? E os donos sabem que não basta TER o sistema de aquecimento, é preciso que ele esteja LIGADO para aquecer?
    É que ou de facto não o ligam, ou então está demasiado mal instalado para ser verdade...
    Colocado por: cmspPavimento radiante?? Ar condicionado?? Lareira com recuperador de calor?? E quanto aos vidros e sistema de caixilharia o q escolher para que não haja perdas térmicas singificativas?? Claro que tenho de tomar estas decisões e tentar não deixar que o orçamento descambe! Mas também não quero ter uma casa que demore tanto tempo a aquecer que so me apeteça sair dela...

Caixilharia com ruptura térmica, vidros de baixa emissividade (como os planitherm referidos pela(o) becas).
    Quanto ao sistema, já se falou aqui muito...
    Colocado por: cmspPavimento radiante??

O top de conforto. Caro de instalar. Funcionamento permanente. Consumos relativamente moderados para o conforto que proporciona.
    Colocado por: cmspLareira com recuperador de calor??

Parece-me claramente insuficiente para a casa toda. A não ser que seja um recuperador a água. Aí pode funcionar. No entanto tem contras: Ou arranja quem lhe vá acender a lareira umas horas antes, ou vai chegar a casa com ela gelada, e vai demorar a aquecer...
    Colocado por: cmspAr condicionado??

Opção muito equilibrada na relação custo/beneficio. Faz quente e frio. Ideal para quem quer um sistema de rápida resposta.
  3.  # 4

Arriscando-me a fazer uma afirmação absurda... o lote parece-me ter espaço suficiente, digo eu pelo desenho apresentado, de forma a permitir uma disposição em que a fachada principal, obviamente com algumas alterações, ficar virada a sul... e aí aquelas palas, aqueles envidraçados poderiam ter um efeito extraordinário num aquecimento solar passivo. Pronunciem-se os entendidos...
    Abraço.
  4.  # 5

cmsp,

A foto é muito bonita, para Inglês vêr, mas não mostra a realidade. A sua fachada que ficará virada para Norte (pior escolha possível) nunca terá essa exposição solar da foto, antes pelo contrário, será sombria, daí tb não perceber o porquê das palas... será para tornar o interior ainda mais escuro? E a piscina ficará à sombra durante grande parte do dia??? Boas perguntas para fazer ao seu arquitecto.

Boa sorte.
  5.  # 6

Se calhar a Claudia quando disse fachada principal, referia-se à que fica virada para a rua... isso justificaria as palas e a piscina deste lado da casa.

Nós optámos pelo piso radiante mas ainda não posso falar da experiência, porque a casa ainda está em fase final de construção. A arquitectura é semelhante a essa e também fica na zona Norte do país.

Susana
  6.  # 7

Boas

Acho que a fachada que vemos não é a principal mas sim a posterior. A principal estará no lado oposto, pelo que esta será virada a sul.

cumps
    José Cardoso
  7.  # 8

Existem várias soluções e cada uma tem as suas especificidades (custo, consumos, eficiencia, etc) e como foi dito já existe aqui alguma informação para ajudar à decisão. No entanto, como sugestão, eu recomendo que para além do sistema(s) que opte, contemple pré-instalção para ar condicionado pois mais tarde pode querer esta solução e tudo será mais fácil!!!!
  8.  # 9

sim, a fachada que vemos na foto não tem lógica nenhuma estar orientada a Norte!
    Tem toda a lógica de uma fachada a Sul.
    • eu
    • 11 novembro 2009

# 10

Ora bem, o melhor investimento que faz para o conforto térmico da casa é... o isolamento. Que tipo de isolamento térmico está previsto ?

Quanto ao aquecimento, para moradias novas a melhor opção em termos de conforto é o piso radiante. Em termos de relação custo/benefício, o ar condicionado é a melhor opção.

0.0152 seg. NEW