Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

resposta direta: não há minutas para isso

será que é distorcido ou pretendia algum passe de mágica tipo tiro na mecha?

se frequenta o forum já deve ter reparado que muitas vezes se colocam aqui exemplos e até minutas, indicações precisas de legislação aplicável, etc... tem a ver com os casos em si.

neste pais fácilmente amuamos e apenas dizemos mal.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, antonylemos
  2.  # 42

Esqueça lá isso.
    Estes profissionais não tem visão. Enquanto a malta não se juntar e criar mecanismos transparentes e ágeis para o utilizador (contribuinte) o sistema vai continuar a ser complexo e burocrático.

Eles estão confortáveis no seu nicho de mercado. Pensamento de tuga! Desde de que dê para mim e para a patroa e para comprar o mercedes ou o bmw, está muito bem!

O problema do autor do tópico não é pagar ou contratar um profissional. Mas sim ter a certeza que não vai ser enganado ou que não vai andar a encher pneus com um tipo que diz que faz e que acontece e na verdade só lhe vai fazer gastar tempo e dinheiro. Não percebem isto!???
  3.  # 43

Colocado por: CanosO problema do autor do tópico não é pagar ou contratar um profissional. Mas sim ter a certeza que não vai ser enganado ou que não vai andar a encher pneus com um tipo que diz que faz e que acontece e na verdade só lhe vai fazer gastar tempo e dinheiro. Não percebem isto!???

É por isso que detesto advogados...
    • VCAC
    • 2 dezembro 2020 editado

# 44

Colocado por: Canos

O problema do autor do tópico não é pagar ou contratar um profissional. Mas sim ter a certeza que não vai ser enganado ou que não vai andar a encher pneus com um tipo que diz que faz e que acontece e na verdade só lhe vai fazer gastar tempo e dinheiro. Não percebem isto!???

Percebemos!

Por isso é que questionei ali atrás:

Colocado por: VCAC

SantosAL,
    Tem a certeza que essa entidade aceita uma memória descritiva feita e assinada por si?

É que se a entidade não aceitar não vale a pena o SantosAL estar a perder tempo a preparar um documento que nunca será aceite...
  4.  # 45

Colocado por: CanosEstes profissionais não tem visão.

Um dia, talvez perceba que é precisamente "por querer tratar de um assunto (que não domina) você mesmo" que as Câmaras, RANs e afins demoram uma eternidade para fazer o que quer que seja. Passam a vida a "mandar-lhe" corrigir isto e aquilo ao chico esperto que respondeu sem ler a lei sequer.

Se você não planeia cometer nenhuma ilegalidade não precisa do Sr. Cunha para nada.
    Ninguém lhe chumba um projecto só porque não gostam de si, não se preocupe.

Se o Cunha lhe deu um jeito com uma candonga qualquer, também não se preocupe por enquanto.
    Mas talvez quando o corrompido seja substituído lhe comecem a aparecer surpresas.
    Por alguma razão, a malta passa a vida a queixar-se que a "caderneta tem área a menos", a "certidão não bate certo", "o vizinho tá a construir no que é meu", "a minha Câmara mandou-me carta para legalizar o anexo", ou a "marquise"... Todas essas situações foram criadas num momento de "desenrascanço" como o que recomenda aqui ao autor do tópico...

Em muitos lotes NÃO é permitida construção de piscinas, sabia disso?
  5.  # 46

Colocado por: Pedro BarradasÉ por isso que detesto advogados...

Ora nem mais.

A lei está disponível a quem a quiser consultar.
    Seria interessantíssimo ver um julgamento só com os réus e o juiz...

Mas se a Justiça já é lentíssima assim, como seria se cada juíz tivesse que explicar a coisa mais básica a cada um dos réus?

Se a Construção já é o que é com os Técnicos (Arq. e Engs.), como seria sem eles? Lindo...
    Concordam com este comentário: ADROatelier
  6.  # 47

Colocado por: N Miguel Oliveira

Um dia, talvez perceba que é precisamente "por querer tratar de um assunto (que não domina) você mesmo" que as Câmaras, RANs e afins demoram uma eternidade para fazer o que quer que seja. Passam a vida a "mandar-lhe" corrigir isto e aquilo ao chico esperto que respondeu sem ler a lei sequer.

Se você não planeia cometer nenhuma ilegalidade não precisa do Sr. Cunha para nada.
    Ninguém lhe chumba um projecto só porque não gostam de si, não se preocupe.

Se o Cunha lhe deu um jeito com uma candonga qualquer, também não se preocupe por enquanto.
    Mas talvez quando o corrompido seja substituído lhe comecem a aparecer surpresas.
    Por alguma razão, a malta passa a vida a queixar-se que a "caderneta tem área a menos", a "certidão não bate certo", "o vizinho tá a construir no que é meu", "a minha Câmara mandou-me carta para legalizar o anexo", ou a "marquise"... Todas essas situações foram criadas num momento de "desenrascanço" como o que recomenda aqui ao autor do tópico...

Em muitos lotes NÃO é permitida construção de piscinas, sabia disso?

Então porquÊ que não dizem logo isso nos serviços? Ou agora temos que ter uma bola de cristal. Principalmente o cliente.

Eu não retiro mérito ao vosso trabalho. Apenas critico a ambiguidade dos serviços e falta de transparência e ajuda. No caso do poste, que narrei. A camara dizia que não era com eles. A Meo dizia que também não era com eles.... Caraças, era com quem afinal?

No final foi com a camara. Foi maze através do amigo.
    Mas espere lá...pela sua lógica vou eu ler a lei (seja lá isso o que for) para saber quem deve tratar do caso. Quando quem trata diz que não são eles. Enfim!
  7.  # 48

Era muito complicado na camara informarem logo o auto do tópico de:

1-Preciso disto;
    2-Precisa de falar com este tipo de profissional?

Era muito complicado?
    Assim não. Andam mails para traz e para frente e as coisas acabam por se resolver com os amigos. Se o autor do tópico quiser a sua piscina via ter que recorrer a amigos.

E essa de as camara virem aplicar multas....hoooo meu caro. Eu não ando nisto à dois dias. Já sou burro velho. As camaras sabem muito bem o que está legal e ilegal nas suas terras. Afinal toda a gente se conhece. Isso das multas é uma forma de as camaras virem buscar dinheiro quando preciso. É o sistema!
  8.  # 49

Colocado por: CanosMas espere lá...pela sua lógica vou eu ler a lei (seja lá isso o que for) para saber quem deve tratar do caso.

É "manco ou aleijado"?

Se não quer saber, procure quem o faça por si. Um advogado, solicitador, etc...

Eu estou de acordo com que a RAN deveria saber explicar aqui ao Santos o que deveria escrever na memória. Mas acha que faz sentido explicar-lhe tudo tintim por tintim, se metade ele nem ouve ou não percebe?

É sempre fácil culpar o outro, o Estado e os serviços públicos... Quando nós próprios não fizemos absolutamente nada por nós próprios... (como ler a lei por exemplo).
  9.  # 50

Colocado por: CanosE essa de as camara virem aplicar multas....hoooo meu caro. Eu não ando nisto à dois dias. Já sou burro velho. As camaras sabem muito bem o que está legal e ilegal nas suas terras. Afinal toda a gente se conhece. Isso das multas é uma forma de as camaras virem buscar dinheiro quando preciso. É o sistema!

Mas se tem tudo legal, o que é que o aflige?
  10.  # 51

Então estou a dizer que quem trata do assunto diz que não trata. O que eu vou fazer com a lei. E já agora, está para a aí a cantar, que tal colocar aqui a lei onde diz que isso é responsabilidade da camara? É que até gostava de ver. Muito se fala das leis aqui no fórum, mas poucas as vezes as identificam.

Enfim, parecem um vendedor de bíblias a abanar as leis. Coisa que ninguém respeita e ninguém sabe interpretar.

Continuem assim!
  11.  # 52

Ao autor do tópico.
    Deveria contactar um gabinete para lhe tratar de todo esse processo pois a legislação sobre construções em solo rural (RAN, REN, etc) tem vindo a mudar consideravelmente (principalmente por causa da perigosidade de incêndio) e difere entre municípios.

Nos municípios onde atuo todas as construções neste tipo de solo são submetidas a avaliação por parte de uma comissão municipal que pode, independentemente do parecer da RAN, REN, etc, indeferir a sua pretensão.

Neste sentido, o pedido à RAN deve ser articulado e de acordo com o pedido de licenciamento que irá ser feito junto da Câmara Municipal, daí a decisão mais acertada ser contratar um técnico que lhe trate de todo este processo.

Em relação ao processo em sí, é demorado e trabalhoso e percebo perfeitamente que a maioria não lhe queira pegar pois o que para si é um custo, eventualmente, aceitável não chega para cobrir o trabalho e dores de cabeça inerentes.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  12.  # 53

Colocado por: Canosque tal colocar aqui a lei onde diz que isso é responsabilidade da camara? É que até gostava de ver.

Você não o fez por si, e nem lhe interessou tampouco. É como o outro, metade não ouve, a outra metade não percebe.

De que lhe adianta?
    Mas a culpa é do sistema.

Quem não tratou do quê? Falou com quem?
    Falou com alguém que resolva alguma coisa? Ou perguntou ao primeiro que viu?

Aqui o Santos quer uma casa e uma piscina, é tudo o que sabemos.
  13.  # 54

Acho isto inacreditável.. como se houvesse alguma minuta!!?

Amigo eu até posso ter uma MD estruturada para o caso em especifico, mas ,porra, fui eu que a fiz ( com os meus conhecimentos tecnicos e estudo da legislação aplicável, com a frequência de ações de formação complementar, com interesse profissional no tema), que a idealizei e para ser reutilizada terá de ser revista e adaptada...
    Não foi um qq copy/ paste...

Mania de menosprezar o trabalho dos outros..
    Concordam com este comentário: antonylemos
  14.  # 55

Colocado por: CanosNão percebem isto!???
    e tu nao percebes isto? ...

Colocado por: marco1resposta direta: não há minutas para isso
  15.  # 56

Colocado por: Canos1-Preciso disto;
    2-Precisa de falar com este tipo de profissional?
    eles nem com os profissionais os fazem quanto mais... clien
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  16.  # 57

A mim a DRAP, por uma quesão de RAN, deixaram-me pendurado.... queria um simples esclarecimento por e-mail... ainda estou às espera dele, responderam-me para saber da viabilidade de reunião, mas depois mais nada.

0.0236 seg. NEW