Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Pedi à RAN, autorização para construír uma piscina ao lado da minha vivenda. Entreguei os documentos requeridos mas como memória descritiva escrevi sómente um pequeno texto dizendo que pretendo construír uma piscina ao lado da minha moradia com as dimensões, mas mais nada.
    Recebi a resposta de que teria de apresentar uma memória descritiva mais completa mas não me indicam o que devo escrever. Queria evitar ter de contratar um arquiteto só para este documento mas não encontro online exemplos de requerimentos similares. alguém me pode facilitar esta informação, por favor. Estou consciente que mais tarde terei de contactar um técnico para fazer um projet, se a construção for aprovada, mas neste momento não tenho a certeza se isso será possível e não encontro na minha zona mais informações. Agradeço desde já a ajuda.
  2.  # 2

    Pois terá de tratar isso com um arquitecto.
    Até porque há coisas para serem vistas e conciliadas com o pedido de licenciamento camarário.
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta. No entanto, não entendo que tenha de contratar um arquiteto só para ecrever um texto que eu mesmo possa fazer, adaptando de outro. Claro que terei de o adaptar devido às especificações da minha propriedade. Por acaso, contactei um arquiteto local que não se dignou comunicar de volta como combinado e sinto-me frustrado por ter que depender de pessoas supostamente profissionais sem que o cidadão comum tenha acesso a informação relativamente básica, pois não estou a falar de cálculos etc que requeiram um estudo universitário específico.

    No entanto, mais uma vez obrigado pela resposta.
  4.  # 4

    Colocado por: SantosALPor acaso, contactei um arquiteto local que não se dignou comunicar de volta como combinado e sinto-me frustrado por ter que depender de pessoas supostamente profissionais sem que o cidadão comum tenha acesso a informação relativamente básica,


    Olá. Se é tão básico assim, qual é o seu problema em fazer você mesmo?
  5.  # 5

    Leia as leis aplicáveis e faça a sua fundamentação
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
  6.  # 6

    Se acha que é simples, então é fazer. Estuda a legislação aplicável, formaliza um texto com os tópicos necessários.


    Se o profissional não o contactou de volta, é porque não deve haver interesse. Ou percebeu que você não valoriza o seu trabalho.

    Olhe que isso não é tipo minuta de contrato... Está muito enganado.
  7.  # 7

    Colocado por: SantosALeste documento mas não encontro online exemplos de requerimentos similares


    Talvez porque requerimentos à sua medida não existem, já pensou nisso?

    Mas a informação que procura poderá estar no website da sua CM ou da RAN, no departamento correspondente, em traços gerais.
  8.  # 8

    Todos os projetos não deixam de ser uns papéis
    com uns textos que qualquer um podia escrever (com mais ou menos erros vá), mas existem leis a cumprir pelo que são necessárias competências para tal, quer seja um arquitecto, um engenheiro ou um eletricista.
    Cada macaco no seu galho.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, antonylemos, RicardoPorto
  9.  # 9

    Aceito que cada profissão queira defender o que é seu, pois se não, como ganharíam a vida. Mas, caros senhores, facultar exemplos de outras memórias descritivas que incluam, no meu caso, a construção de uma piscina ao lado de uma vivenda, não deveria estar envolvodo em tanto secretismo. É pena que assim seja.
  10.  # 10

    Colocado por: SantosALcada profissão queira defender o que é seu, pois se não, como ganharíam a vida.

    É por isso que o forum cada vez faz menos sentido.
    Muita gente vem aqui, bebe o sumo e desaparece. Outros voltam para beber mais sumo. Raros são os que ajudam.
  11.  # 11

    Contacte esta empresa por exemplo

    https://www.dreampools.pt/blog/2018/01/25/toda-informacao-licenciamento-construcao-piscinas/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SantosAL
  12.  # 12

    Colocado por: SantosALnão deveria estar envolvodo em tanto secretismo.
    não é scretismo nenhum... procure na respetiva legislação e escreva .. valha-me deuses.. se nao quer contratar um profissional tb nao venha cá gozar com quem trabalha.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

    Colocado por: nielskyÉ por isso que o forum cada vez faz menos sentido.
    nao tem nada a ver... as memórias descritivas pagam-se.. os projectos pagam-se, os pareceres e relatórios pagam-se.. o que ele veio pedir foi uma borla.
  14.  # 14

    Se quiser alguma eventual ajude partilhe o que enviou !
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, antonylemos
  15.  # 15

    Como disse, contactei um arquiteto que, mostrando pouco profissionalismo, não cumpriu com o acordado e visitar a minha propriedade e dar um orçamento. Por outro lado, como nem sequer tenho a certeza de que a construção será aprovada pele REN, tenho relutância em entrar em despesas desnecessárias. Será que nesta terra não acreditam em iniciativa própria e auto ajuda quando isso é possível? Dou como exemplo um contratro de compre e venda de uma propriedade que fiz há alguns anos. A agência informou-me que teria de contratar um solicitador para fazer o devido contrato, com os devidos custos, claro. Eu fui simplesmente ao cartório, e obtive a informação dos exemplares expostos na parede. É quase como pagar a um escrivão para escrever uma carta para a família. Esses tempos já lá vão.
    Estou farto de profissionais arrogantes.
  16.  # 16

    SantosAl

    mais que farto parece-me é uma pessoa mal informada

    quanto á dita memória acha mesmo que existe uma minuta para isso? cada caso é um caso sabe-se lá o que está propriamente em jogo com rigor, o que lhe devem estar a pedir é uma descrição mais exaustiva da sua pretensão e que deve ser elaborada tanto com os dados do caso como da legislação em que se possa enquadrar,

    não há minutas para isso, se esse seu prieiro e unico contato com um arquiteto não deu fruto , procure outros e até mesmo peça mais informações por mail a esse organismo da RAN

    agora começa-se a a ver desculpem a frontalidade, muito mimo, ou seja vai-se e conta-se com a internet para tudo e se não nos poe o prato feito na mesa amuamos, sinais dos tempos.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  17.  # 17

    Colocado por: antonylemosnao tem nada a ver... as memórias descritivas pagam-se.. os projectos pagam-se, os pareceres e relatórios pagam-se.. o que ele veio pedir foi uma borla.
    Não me referi ao caso em concreto mas no geral, e este é só mais um caso.
    Hoje em dia com a internet deixou de haver muitas necessidades porque pura e simplesmente tudo parece facil e simples.
    Até os biscateiros tem a vida dificultada.
  18.  # 18

    Que me desculpem os muitos e bons profissionais, que são felizmente a grande maioria. Isto foi só um desabafo de quem se sente frustrado com os entraves que são parte do sistema pesado e burocrático que temos.
    Concordam com este comentário: marco1
  19.  # 19

    deve sim começar por inundar de mails a RAN a pedir esclarecimento sobre a forma de instrução correta para o seu pedido

    é lamentável que lhe tenham dito apenas para apresentar algo mais completo assim a seco sem serem mais específicos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SantosAL
  20.  # 20

    Colocado por: SantosALsó um desabafo de quem se sente frustrado

    Pois comece a afastar-se do teclado quando se sinta assim, que aqui ninguém andou consigo na escola.

    Colocado por: SantosALnão cumpriu com o acordado e visitar a minha propriedade e dar um orçamento

    E que tem? Amuou? Parta para outra...

    Colocado por: SantosALsómente um pequeno texto dizendo que pretendo construír uma piscina ao lado da minha moradia com as dimensões, mas mais nada.
    Recebi a resposta de que teria de apresentar uma memória descritiva mais completa mas não me indicam o que devo escrever.

    Ora pense lá dois segundos antes de insultar quem quer que seja.
    Acha que aqui alguém adivinha o que você entende por "pequeno texto" ou por "mais completa"?

    Se você escrever tudo o que souber, sobre a casa, sobre a piscina, sobre as leis e distanciamentos que cumpre, sobre as leis que NÃO cumpre (até essas deve referir e explicar porque não cumpre)... explique tudo o que achar pertinente e escreva também o que acha que não é pertinente... e talvez, quem sabe, um dia destes, o técnico encarregue de ler o seu nobel entenda isso como uma memória descritiva completa. A palavra chave aqui é "descritiva"... pois "descreva" a situação. Qual é a dificuldade disso?

    Quer que aqui alguém publique uma memória de algum projecto feito, é isso? De que lhe serve? Se em cada município há um conjunto de leis diferentes?

    Colocado por: nielskyRaros são os que ajudam.

    Colocado por: SantosALEstou farto de profissionais arrogantes.

    Colocado por: SantosALnão deveria estar envolvodo em tanto secretismo. É pena que assim seja.


    Tem toda a legislação "escarrapachada" na net. Guiar-se por um exemplo qualquer, que não seja da sua região, não tenha mais que alguns meses apenas, ou não trate de uma situação igualzinha à sua... só lhe servirá para estar a evocar leis de outro município, doutro contexto ou legislação já desactualizada.

    Se não consegue perceber a mais valia de um "conselho" destes, de pouco lhe adianta insultar quem por aqui anda.
 
0.0219 seg. NEW