Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: antonylemosvou ter de não concordar com esse comentário.
    Concordam com este comentário:RRoxx,Pedro Barradas


    Conhece muitas casas que não precisem de sistemas de aquecimento / arrefecimento?
    •  
      RRoxx
    • 28 novembro 2020

     # 2

    Está familiarizado com o conceito de inércia térmica?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  2.  # 3

    Colocado por: RRoxxEstá familiarizado com o conceito de inércia térmica?


    Bastante e nada tem a ver com a necessidade ou não de sistemas de arrefecimento / aquecimento, tem sim com a capacidade de acumular calor/frio.
    Qualquer construção, com muita ou pouca inércia necessita de sistemas auxiliares de regulação da temperatura, a diferença está na energia necessária para manter temperatura. No entanto, existem passive houses em sistema leve em clima mediterrâneo.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
    •  
      marco1
    • 28 novembro 2020 editado

     # 4

    Colocado por: makeArqNo entanto, existem passive houses em sistema leve em clima mediterrâneo.


    pode explicar?
  3.  # 5

    Colocado por: marco1

    pode explicar?


    Explicar? Que existem casas com certificação passive house em clima mediterrâneo em sistema leve?
    A minha referência à passive house é apenas porque para ter certificação teve de atingir os valores mínimos necessários (entre eles, necessidades energéticas) , ou seja, não é falar do "eu uma vez estive numa casa e a temperatura estava boa".

    O RRoxx é que foi peremptório a dizer que não funciona e eu nem percebi muito bem ao que que ele se refere que não funciona, daí a minha pergunta a que ele respondeu com outra pergunta, sem uma resposta objectiva.
    Todas as casas precisam de algum sistema de aquecimento / arrefecimento, podem é usá-los mais ou menos, mas isso já é outra discussão.
  4.  # 6

    pois passive house sistema leve: poucas perdas e poucos ganhos mas tambem pouca retenção, pouca inercia

    ora se vivemos num clima que até se abre muito as janelas, gostaria que explicasse um pouco como ter boas temperaturas neste casos sem recorrer a meios mais robustos de climatização em comparação com casas com maior inercia.
  5.  # 7

    Colocado por: marco1ora se vivemos num clima que até se abre muito as janelas

    Para que que se abrem as janelas?



    Colocado por: marco1ora se vivemos num clima que até se abre muito as janelas, gostaria que explicasse um pouco como ter boas temperaturas neste casos sem recorrer a meios mais robustos de climatização em comparação com casas com maior inercia.


    Já viu cálculos de gastos energético onde se comparam ambas as soluções?

    P.s. Inércia térmica não é dada exclusivamente por paredes ou estrutura como esta subentendido nesta conversa, nem saber se a casa em questão tem laje maciça (que é normal em sistemas leves)
  6.  # 8

    falo de paredes

    acha que paredes de um sistema leve tem muita inercia, claro que não, a inercia ajuda na climatização ou equilibrio termico de uma casa, ajuda

    abrem-se janelas porque para alem de outras razões o clima "convida " ao fora e dentro, que não é o caso de um pais mais nordico em que as casas tendem a ter tudo mais fechado.

    mas no fundo penso que se pode resumir um pouco ao dizer que uma casa com sistema lsf ( o tal leve) precisa mais de sistemas de climatização de que uma casa com inercia forte. mas é claro que ambos os casos precisam de sistemas de apoio á climatização.
  7.  # 9

    Colocado por: marco1falo de paredes

    Uma casa é feita só de paredes?

    Ou inércia no pavimento já não conta só porque não dá jeito ao argumento?



    Colocado por: marco1mas no fundo penso que se pode resumir um pouco ao dizer que uma casa com sistema lsf ( o tal leve) precisa mais de sistemas de climatização de que uma casa com inercia forte. mas é claro que ambos os casos precisam de sistemas de apoio á climatização.


    É uma conclusão que por si só tanto pode ser correcta como complemente falaciosa, se pegarmos numa casa em granito (tantos belos exemplos por esse país fora) , tem uma inércia elevada no entanto, no inverno vai precisar de mais energia para aquecer do que uma em lsf ou outro sistema leve. (aliás, é comum hoje em dia colocar-se isolamento por dentro nas reconversoes prescindo da inércia em prol da maior facilidade de aquecimento)
    Estamos aqui na base das suposições a falar de inércia quando esta é apenas um elemento no meio de muitos outros bem mais importantes e relevantes para os gastos energéticos. Daí ter achado a conclusão do RRoxx bastante redutora e a minha questão em relação ao que que ele queria dizer com o comentário.
  8.  # 10

    Já li alugueres no fórum pessoas a dizerem maravilhas da climatizarão das casas de LSF, daí eu achar que a minha tinha/tem algum problema
  9.  # 11

    Colocado por: Tontica86Já li alugueres no fórum pessoas a dizerem maravilhas da climatizarão das casas de LSF, daí eu achar que a minha tinha/tem algum problema


    Mas você nem climatização tem na sua casa... Não estou a perceber qual a sua dúvida. Achava que por ser lsf não precisa de climatização? Se for isso, está redondamente enganada, se for ver pelo fórum, ainda não vi ninguém que tivesse construído algo que não precisa de climatização (sistema auxiliar) de algum tipo.
    •  
      RRoxx
    • 28 novembro 2020 editado

     # 12

    Uma casa lsf não é necessariamente uma passiv house, isso é pura falácia.

    Uma casa de inércia forte tem ganhos solares que mal ou bem contribuem para a temperatura interior do edificado, a energia acumulam-se nas paredes/elementos construtivos. No lsf isto não acontece, deste modo as casas lsf tem necessariamente de ter sistemas de climatização senão a temperatura que tem em casa é a que existe na rua.

    Como disse e bem, as casas de granito são um exemplo claro de casas e forte inércia em que os ganhos solares são aproveitados para o aquecimento, sobretudo em zonas frias.

    Obviamente não são situações ideais, mas durante seculos resultaram, com recursos a lareiras ou similares ou mesmo com dispensa das mesmas.

    Diga-me lá como funciona o sistema lsf sem climatização?

    Colocado por: makeArqnada tem a ver com a necessidade ou não de sistemas de arrefecimento / aquecimento, tem sim com a capacidade de acumular calor/frio.


    Você disse tudo, nas casas de fraca inércia está capacidade é praticamente nula, naa de inércia forte é o inverso. Pensava que estava familiarizado com o tema...

    Desculpe não responder em 30 segundos, as vezes, raramente, tenho de sair do fórum.
  10.  # 13

    Colocado por: RRoxxUma casa lsf não é necessariamente uma passiv house, isso é pura falácia


    Claro que não é, mas podem ser, mesmo sem a dita inércia, esse é o meu ponto. A inércia não é tudo, longe disso.
    Colocado por: RRoxxDiga-me lá como funciona o sistema lsf sem climatização?


    Onde é que eu disse isso? Mas devolvo-lhe a pergunta, onde é que uma casa de sistema de alvenaria funciona sem climatização?
    São aos milhares dessas com péssimas condições de vivência, aliás, o parque edificado em Portugal é o que é, e vê a inércia nada resolve.

    Colocado por: RRoxxComo disse e bem, as casas de granito são um exemplo claro de casas e forte inércia em que os ganhos solares são aproveitados para o aquecimento, sobretudo em zonas frias.

    Isto é só delírio seu, o sol se aquecesse uma parede de granito com 50cm até ao interior era um milagre.

    Claramente nem leu tudo o que escrevi ou se leu nem se deu ao trabalho de entender. Vou terminar por aqui a discussão neste tópico, fico a aguardar a casa em sistema de alvenaria que não necessite de climatização.
  11.  # 14

    Como já disse anteriormente, quando questionei sobre o tipo de climatizaçao da casa, a resposta que tive foi que não era necessário.
    Ok, já percebi que levei um barrete, mas por não saber é que coloquei a questão, caso contrário não levantava essa dúvida.
    Obrigada a todos os que dedicaram um pouco do seu tempo para ajudar.



    Colocado por: makeArq

    Mas você nem climatização tem na sua casa... Não estou a perceber qual a sua dúvida. Achava que por ser lsf não precisa de climatização? Se for isso, está redondamente enganada, se for ver pelo fórum, ainda não vi ninguém que tivesse construído algo que não precisa de climatização (sistema auxiliar) de algum tipo.
  12.  # 15

    Colocado por: Tontica86Como já disse anteriormente, quando questionei sobre o tipo de climatizaçao da casa, a resposta que tive foi que não era necessário.
    Ok, já percebi que levei um barrete, mas por não saber é que coloquei a questão, caso contrário não levantava essa dúvida.
    Obrigada a todos os que dedicaram um pouco do seu tempo para ajudar.





    Não há sistemas milagrosos, todos precisam de climatização.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, builderspassive
  13.  # 16

    A minha casa antiga não tinha e nunca senti necessidade de ter.
    Ao contrário do que já disseram, nao está tanto frio dentro de casa como na rua, normalmente estão mais ou menos mais 5° que na rua
  14.  # 17

    Estou a construir uma LSF , tem piso isolado XPS de 60, paredes em magnesiopan exterior,barreira vapor, duas placas de la com 60 mm de 70 quilos de densidade afastadas entre si 50 mm, pladur no interior, tetos com la mineral de 180 mm e telha sanduicw. Janelas de corte térmico. Segundo os cálculos tem 5.2 de resistência térmica e 0.8 de condutividade. Claro que terá de ter AC para compensar os níveis de conforto.
  15.  # 18

    Colocado por: builderspassive

    Vai fazer um teste de eatanquicidade ao ar ?

    O que são janelas com corte térmico ?


    Penso que náo terá estanquicidade porque tem VMC e pequenas entradas de ar nas cx de estore , logo terá sempre ar a circular mas controlado.
    As janelas tem os tais parametros que náo lembro os valores e a palavra que os fabricantes dizem é " rotura térmica" e o vidro é duplo com um gás próprio que diminui a temperatura que passa.
  16.  # 19

    Colocado por: rui coutinhoduas placas de la com 60 mm de 70 quilos de densidade afastadas entre si 50 mm,


    Então tem aí umas belas pontes térmicas de 60 em 60 cm.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
      image004.png
  17.  # 20

    Colocado por: rui coutinhoentradas de ar nas cx de estore


    Humm, para que serve meter árgon nos vidros, se logo em cima vai ter um buraco para entrar o ar frio da rua (e o ruído também)?

    Se vai meter vmc meta um sistema em condições. Pode ser descentralizado, mas buracos abertos na caixilharia ou nas caixas de estores é má solução.
    Concordam com este comentário: makeArq
 
0.0276 seg. NEW