Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Neste tipo de construção acham mais viável o capoto ou a cortiça projectada? ou o tipo de construção não influencia a escolha?
  2.  # 2

Colocado por: Tontica86ou a cortiça projectada?

Se é o que estou a pensar.. não desperdice dinheiro nisso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tontica86
  3.  # 3

Colocado por: Tontica86Neste tipo de construção acham mais viável

Havendo duvidas, se quer mesmo ter uma opinião isenta e informada, peça mesmo o diagnostico técnico ou a peritagem por parte de um técnico ADENE.
    •  
      RRoxx
    • 30 novembro 2020 editado

# 4

Colocado por: Tontica86Neste tipo de construção acham mais viável o capoto ou a cortiça projectada? ou o tipo de construção não influencia a escolha?

O tipo de construção influencia a escolha sim, mais precisamente os requisitos energéticos que estão projectados para o edifício. Mas a casa não tem esses sistemas implementados?

O mais usual em Habitações do tipo LSF é a aplicação de ETICS, normalmente a solução com placas de EPS, nao quer isto dizer que as soluções projectadas não sejam válidas (nunca usei cortiça, mas já usamos com o sistema isodur da secil)
  4.  # 5

Colocado por: RRoxxao quer isto dizer que as soluções projectadas não sejam válidas (nunca usei cortiça,

eu acho que o OP se está a referir-se aquela "pele de cortiça colorida" com uns 3mm de espessura...
  5.  # 6

Colocado por: makeArqConhece muitas casas que não precisem de sistemas de aquecimento / arrefecimento?
    sim conheço muitas. o suficiente para saber que tirando em certos lotes, e terrenos com péssimas orientações nós cá em portugal somos uns privilegiados e não tiramos nenhum proveito do sol que temos. projectamos como se estivéssemos a viver sempre à sombra.
    Concordam com este comentário: Nostradamus
  6.  # 7

A minha está nascente/poente
  7.  # 8

Mas isto também já acho que sou eu a ver fantasmas em todo o lado
  8.  # 9

Colocado por: antonylemossim conheço muitas.

Pode sempre partilhar esses exemplos de moradias que não precisam de sistema de arrefecimento ou aquecimento, eu não conheço a nenhuma, nem passive house, nem arquitectura vernacular, nada. Todas precisam nem que não seja uma lareira para aquecer mas ficaria contente de ver um tipo de construção que não precise.

Colocado por: antonylemosportugal somos uns privilegiados e não tiramos nenhum proveito do sol que temos. projectamos como se estivéssemos a viver sempre à sombra.

Portugal é realmente privilegiado com o clima, no entanto, tem também pontos menos positivos. Enquanto outros países apenas precisam de projectar para um clima muito quente ou muito frio, o nosso clima precisa de ajustar ao clima frio do inverno e quente do Verão (com nuances em algumas partes de país), se uma casa de pedra é fresca e agradável no verão, no inverno, sem qualquer aquecimento torna-se uma caverna.
    No entanto, toda a gente sabe isto, não entendo a implicancia neste tema ao querer fazer das construções em alvenaria algo que não são por si só, apenas por terem mais inércia térmica.

P.s desculpem o novo nick, mas pela segunda vez foi-me bloqueado o acesso à este fórum sem qualquer razão ou explicação. Não violeie nenhuma das regras mas mesmo assim a moderação entendeu bloquear o acesso.

Colocado por: Tontica86Mas isto também já acho que sou eu a ver fantasmas em todo o lado

Qualquer casa precisa de sistema de climatização em alguns momentos do ano, umas mais que outras como é óbvio, mas precisam. Dizerem-lhe que por ser de betão, pedra, tijolo ou madeira não vai precisar, é estarem a mentir-lhe.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 10

Pois, esta realidade de moradia para mim é nova, antes morava num apartamento, nunca tive necessidade de climatizar a casa, claro que se tivesse A/C no verão teria sido mais feliz :D
    Arrisquei na compra de uma casa de LSF e agora estou a bater mal porque acho que levei um ganda barrete. Vivendo e aprendendo!
    E inocentemente achava que sendo uma habitação com certificado energético A isto eram tudo maravilhas!

Caro Pedro Barradas agradeço a sua ajuda bem como os comentários sempre sensatos e objectivos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
    •  
      RRoxx
    • 30 novembro 2020 editado

# 11

Colocado por: Pedro Barradaseu acho que o OP se está a referir-se aquela "pele de cortiça colorida" com uns 3mm de espessura.

Mais um produto para iludir os mais incautos. Já apliquei uma coisa dessas, a arquitecta era novinha e achava que aquilo era miraculoso. Além de ser difícil de aplicar convenientemente (muita resina) é uma pele que não faz praticamente nada em termos térmicos.

Mas pronto, é uma solução com cortiça, que é um produto da moda (parece pelo menos).
  10.  # 12

Colocado por: Make.arqmas ficaria contente de ver um tipo de construção que não precise.
    estude! se nao conhece é por nao ter interesse em conhecer.m A mim parece que vc só conhece a passivehause.
    •  
      RRoxx
    • 30 novembro 2020

# 13

Colocado por: Anonimo15122020Se fizessem o cálculo do valor de U a incluir essas pontes térmicas...equivalem a paredes de alvenaria sem isolamento. Já fiz cálculos diluindo a ponte térmica no valor de U e cheguei a valores de U de 1,14 W/m2K.

Tanto? não esperava valores dessas grandeza sinceramente.
    Mas vendo a coisa por outro prisma, a filosofia do light frame considera que os isolamentos térmicos são pelo exterior, o preenchimento interior entre montantes está lá para funcionar na parte da acustica, dai se recomendar (alguns tecnicos, não todos, cada qual tem a sua opinião e fundamento claro está) isolamentos de baixa densidade - principio massa mola massa.
  11.  # 14

Colocado por: antonylemosestude! se nao conhece é por nao ter interesse em conhecer

Pelos vistos só Antony conhece. Eu conheço é muitos casos de gente que anda dentro de casa de casaco vestido e mantinha mas jura a pés juntos que não precisa de aquecimento, não me diga que é um desses...

P.s. Fui fazer uma pesquisa mas não encontrei nenhuma construção sem necessidade de climatização feita pelo Antony (ou por outra pessoa qualquer), deve estar a falhar algo no passar da teoria à prática.
  12.  # 15

Colocado por: Anonimo15122020principal problema nas soluções standard em LSF que se veêm para aí, para mim, está na garantia da estanquidade ao ar e na difusão do vapor de água.

Ora aí está um tema bastante controverso. Já foi abordado por aqui, mas há opiniões muito divergentes sobre, se num clima ameno, por exemplo em Odivelas (zona climática I1V2) é necessário (ou é contraproducente) a aplicação de barrreira à difusão de vapor.

Por exemplo, no verão a pressão da humidade será de fora para dentro, pelo que o que faria sentido era fazer como os americanos, com película no exterior do isolamento das paredes. Mas no inverno, claramente a pressão de vapor é de dentro para fora, pelo que a película deveria estar pelo interior, logo após ao pladur.

Qual a sua opinião? Na lógica da passive house deve meter-se a película? Pelo interior? E aplicando-se é mesmo pela difusão de vapor de água ou é mais por casa da estanquecidade?
  13.  # 16

Colocado por: Make.arqdeve estar a falhar algo no passar da teoria à prática.
    normalmente os clientes nao querem ou não têm dinheiro para dar o passo extra necessário para ter uma casa em condições, preferem mais do mesmo a contar trocos no projecto e construção para depois os gastar em aquecimento e arrefecimento extra durante a vida da casa etc...

agora, se vc nao encontrou eu nao tenho culpa.. eu disse estude, nao disse faça uma pesquisa superficial na google. se é que a fez

nao ha mal nenhum em vestir uma camisola num dia mais frio, muito pelo contrário. existem tipos com pritzkers no bolso que defendem o mesmo...
    não encontrei nenhuma construção sem necessidade de climatização feita pelo Antony
    e se veio cá para fazer ataques pessoais ao povo digo já que tb sei brincar
  14.  # 17

Colocado por: antonylemosnormalmente os clientes nao querem ou não têm dinheiro para dar o passo extra necessário para ter uma casa em condições,

Então não era só aproveitar o que de melhor o nosso país tem, o sol?
    Isto não é mais que desconversar.

Colocado por: antonylemosagora, se vc nao encontrou eu nao tenho culpa.. eu disse estude, nao disse faça uma pesquisa superficial na google. se é que a fez

Disse estude porque na realidade sabe que não há edifícios a funcionar (no verdadeiro sentido) sem climatização.

Colocado por: antonylemosnao ha mal nenhum em vestir uma camisola num dia mais frio, muito pelo contrário. existem tipos com pritzkers no bolso que defendem o mesmo...

É muito fácil defender que não tem mal andar com frio dentro de casa... Desde que sejam os outros.

Colocado por: antonylemosse veio cá para fazer ataques pessoais ao povo digo já que tb sei brincar

Ataques pessoais? Não é preciso fazer.se de vítima apenas porque o contrariei. Este fórum é do mais ridículo que há, alguém que ouse discordar e contrapor o que alguns supra sumos daqui defendem é logo rotulado como ataques pessoais, usam e abusam da moderação para defender o ponto de vista próprio.

P.s. So criei conta de novo (a outra foi bloqueada por vocês claro) para lhe responderer, porque como bloqueiam quem vos contrapõe parece que não há lugar a contraditório. Agora podem bloquear esta conta também. Passe um bom dia.

Colocado por: ricardo.rodriguesno verão a pressão da humidade será de fora para dentro, pelo que o que faria sentido era fazer como os americanos, com película no exterior do isolamento das paredes. Mas no inverno, claramente a pressão de vapor é de dentro para fora, pelo que a película deveria estar pelo interior, logo após ao pladur.

No Verão o ar está muito mais seco (no exterior), pelo que esse problema não se coloca tanto.
  15.  # 18

Colocado por: Make2arq
    Então não era só aproveitar o que de melhor o nosso país tem, o sol?
    é, mas isso custa dinheiro ou nao? mas talvez nao saiba

Colocado por: Make2arq
    Disse estude porque na realidade sabe que não há edifícios a funcionar (no verdadeiro sentido) sem climatização.
    pois nao, pois nao.. olhe.. leve a bicicleta. Tu tiveste mais ou menos a mesma aprendizagem que eu, por isso nao te vou dar a papinha à boca, se nao aprendeste mais nada aprendeste a pesquisar e procurar as coisas.
  16.  # 19

Colocado por: Make2arqusam e abusam da moderação para defender o ponto de vista próprio.
    nada disso.. que eu saiba vc foi banido por qq outra razão que eu nao conheço, nao vou banir ninguem por nao concordarmos num qq assunto...eu pouco me interessa que concordem ou nao comigo, mas pelos vistos vc fez qq coisa no passado para que isso acontecesse.
  17.  # 20

Colocado por: antonylemosé, mas isso custa dinheiro ou nao? mas talvez nao saiba

custa tanto como fazer grandes vãos envidraçados, vãos suspensos, etc, no entanto faz-se na mesma. A unica coisa que não se faz são milagres, tal como esse que diz das casas sem necessidade de sistemas de climatização.

Colocado por: antonylemosque eu saiba vc foi banido por qq outra razão que eu nao conheço, nao vou banir ninguem por nao concordarmos num qq assunto...eu pouco me interessa que concordem ou nao comigo, mas pelos vistos vc fez qq coisa no passado para que isso acontecesse.

então sabe com tanta certeza que eu fui banido mas quanto à razão já não sabe? pois pois... isso é simplesmente falso, tanto quanto sei (porque nunca me informaram de nada) não fui banido, apenas e somente bloquearam o meu acesso ao forum sem eu ter quebrado qualquer regra, alias é fácil de ver que os nicks que criei (os que têm make...) têm nem meia duzia de comentários completamente normais, infelizmente quando não concordei as teroias de alguns moderadores, minutos depois perdi o acesso.
    Mas nada que me chateie, na verdade não tinha nem tenho muita vontade de participar por aqui porque já sabia que ia chocar com as ideias instaladas dos "mais velhos", vou vendo o forum sem registo, como sempre fiz e chega-me, não preciso de andar aqui a angariar clientes.
    agora pode fazer o favor de bloquear o acesso a este nick também.

0.0270 seg. NEW