Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia. Já li alguns tópicos que falam de Recuperadores de calor mas ainda não consegui chegar a uma conclusão para a minha situação, que é a seguinte:

    Tenho um recuperador antigo, em ferro forjado, que já estava na casa quando a comprei e suspeito que lá esteja desde a sua construção, há cerca de 25 anos.

    O recuperador está instalado numa sala com 32m2 que tem ligação à cozinha sem porta e a um pequeno hall onde se situam as escadas para o piso superior, também sem qualquer porta, ou seja, tem ainda um espaço considerável em m2 e m3 para aquecer.

    A instalação é feita dentro de uma parede em alvenaria, com entrada de ar lateral, em baixo e saída em cima. Tem ligação a dois quartos.

    Quanto ao aparelho em si, não tem qualquer saída nem entrada de ar embutida, sendo apenas em ferro com uma porta em vidro.

    O problema é o seguinte... Quando acendo o lume demoro cerca de 2h para sentir algum calor, que nunca é demais, pelo contrário. Nunca consigo aquecer a sala devidamente mesmo tendo aceso por diversas horas, nos dias mais frios tenho de abrir a porta para aquecer alguma coisa, não podendo estar muito tempo assim devido ao CO2. Nos quartos o calor praticamente não se sente a não ser colocando a mão junto á saída. Por vezes, sente-se nos quartos um cheiro a "químicos" talvez devido ao aquecimento das condutas.

    Pensei, portanto, na possibilidade de trocar o recuperador por um que me desse a eficiência total para a zona da sala, eliminando a saída para os quartos, para não perder ainda mais calor.

    Em casa de um familiar, bastante mais fria, existe uma salamandra numa sala com 50m2, em que bastam 2h acesa para se ter de parar de colocar lenha, tal é o calor produzido.

    Gostaria de saber se existem Recuperadores e quais são as características (tenho visto alguns com saídas de ar embutidas) que permitam emitir calor pela frente do mesmo e pela grelha superior com maior eficiência. Com ventilação ou não. Como se tratasse de um aquecedor em que se sente o calor emitido, ao contrário do meu recuperador que praticamente não se sente.

    Gasto toneladas de lenha para nada.

    Agradecia qualquer ajuda.
  2.  # 2

    A prova dos nove está em casa do seu Familiar, Salamandra nisso.( para aquecer a divisão onde está )

    Tem aí vários problemas de raiz,
    Normalmente as condutas de ar são pequenas para o efeito, pela teoria que um tubo qq chega.

    Tecnicamente tem de ter um ventilador que consiga obrigar o ar a percorrer as condutas, a chamada pressão, e ter caudal para transportar o calor necessário.

    O ar depois de chegar aos quartos tem de voltar para o ventilador, as portas desde os quartos até á sala do ventilador tem de estar abertas.
  3.  # 3

    Obrigado pelo comentário. Numa futura obra estou a ver que tenho de fazer mudanças a fundo.
 
0.0085 seg. NEW