Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite

    Devido à minha situação atual, deparei me com este fórum e queria aconselhamento e opinião real, para também saber o que fazer.


    A situação é a seguinte.

    Mudei de cidade devido ao meu namorado ser destacado para outra cidade.
    Ele teve conhecimento pela dona desta casa onde estamos, que a mesma estava disponível para arrendar.

    Como eu já estava para vir morar com ele, aceitei mesmo sem falar directamente com a senhoria nem ver a casa primeiro (vi por fotos)pois foi uma mudança de cerca de 400km.


    Mudamos,o valor da renda não é espectacular e após toda a mudança a senhoria além de não ter deixado a casa vazia, nem limpa (pormenores) adiou sempre uma conversa e elaboração de um contrato de arrendamento.

    Transferimos sempre a renda por transferência bancária.

    Já passou um ano, e ao longo deste ano sempre que há algum problema na casa ela nunca se responsabiliza em trocar os danos. (ex fogão que avariou, exaustor etc). Ainda tenta dar a volta a situação como se as coisas fossem novas (não o eram nem de perto) e fossemos nós responsáveis por comprar novas.

    Chegou a ser indelicada cmg ao telefone e a dar a entender que ainda nos está a fazer um favor em alugar a casa, visto que nos fez um valor abaixo do praticado (pagamos 500€ não declarados). Fiz lhe ver que o valor foi ela que o fez, e 500€ limpos já foi mais do que ganhei limpos em alguns empregos que tive.


    Eu e o meu companheiro já andavamos a ver casas para comprar, e a tentar juntar dinheiro. Até que há cerca de 1 mês tivemos duas inundações em casa. Comunicamos à senhoria e ela aproveitou para nos dizer para sairmos, que nos dava até 3 meses +-.

    Visto que não acho justo várias coisas, entre as quais electrodomésticos que ao arrendar a casa estavam incluídos no preço, e ela não os reparou nem substituiu.

    Com a avaria do exaustor tem sido complicado cozinhar em casa, e foi isso que lhe referi por mensagem na minha ultima conversa com ela. Disse que temos tido gastos extra devido ao facto de muitas vezes ou comermos fora no trabalho, ou mandarmos vir comida em casa, visto que ela não reparou nem o forno nem o exaustor da casa.
    E com a humidade e o inverno é impossível ter a janela aberta. O que lhe pedi foi que devido as avarias e impossibilidade de uma questão básica (cozinhar) se nos podia fazer uma atenção no valor da renda, de modo a não sairmos tão prejudicados.


    Também lhe disse que estamos já a tratar da mudança, que como todos sabem comprar casa não é um processo nem fácil nem rápido e devido a toda a situação que vivemos pior ainda.


    Ela mais uma vez lavou as mãos.
    Disse directamente que não vai trocar nada, porque já tem as despesas dela.
    Ainda faloi comigo novamente como se já nos estivesse a fazer um favor de ainda estarmos aqui, porque precisa da casa "pra ontem".

    Um arrendamento é um contrato de ambas as partes. Nos alugamos a casa com X coisas. Que ao não serem novas é normal que venham a avariar, e ela não está a cumprir com a parte dela. Ou seja recebe o dinheiro na totalidade e nós estamos a pagar por uma renda que não contempla o que foi acordado.


    Já me aconselharam a denunciar isto, até porque eu tenho provas do arrendamento e o que ela nos está a fazer não é de boa fé. Além da pressão para sairmos, que ainda não saimos porque não concluimos o processo de compra de casa.

    Além do valor declarado da renda, vir em parte reembolsado no irs.


    Gostava que me dissessem se fosse convosco ou uma familiar vossa na minha posição, o que fariam.
    • size
    • 28 novembro 2020

     # 2

    Colocado por: jomaf
    Já me aconselharam a denunciar isto, até porque eu tenho provas do arrendamento e o que ela nos está a fazer não é de boa fé. Além da pressão para sairmos, que ainda não saimos porque não concluimos o processo de compra de casa.

    Além do valor declarado da renda, vir em parte reembolsado no irs.


    Gostava que me dissessem se fosse convosco ou uma familiar vossa na minha posição, o que fariam.



    Se fosse comigo, perante as circunstâncias que descreve, sem contrato escrito e incumprimento da senhoria, procurava, de imediato, outra casa para mudar.
    Paralelamente, avisaria a senhoria que iria denuncia-la às Finanças pela falta da emissão dos recibos das rendas que tem vindo a pagar.
    Concordam com este comentário: Raquel A
  2.  # 3

    Junte todos os comprovativos e vá às finanças denunciar a situação.

    Depois aproveite o covid e deixe de pagar :)

    Não tenho pena dessa gente !
    Concordam com este comentário: jomaf, Raquel A
  3.  # 4

    Eu nao pagava enquanto nao tivesse contrato, os recibos anterior e os problemas resolvidos....
    Concordam com este comentário: jomaf
  4.  # 5

    Eu não ia fazer nada, mesmo sabendo o mau carácter dela e a má fé com que está a agir comigo.

    Vocês não têm noção como ela fala se pudesse tudo.

    Nós enquanto estivemos aqui vamos pagar e é como digo ao meu namorado, eu só pedi uma atenção no valor devido a no ultimo mês gastamos muito mais em despesas do habitual, pelo motivo que referi. É desagradável cozinhar com todo o vapor fica o chão completamente ressoado, tudo sujo. Nem falo em cozinhar carnes e etc além do fumo, imaginam como fica tudo.


    O que queria saber também é se denunciando consigo ir buscar o reembolso do irs.


    E denuncio através do telefone ou. De que forma?

    Desculpem as questões mas nunca me imaginei nesta situação.
    • size
    • 28 novembro 2020 editado

     # 6

    Colocado por: jomaf
    Eu não ia fazer nada, mesmo sabendo o mau carácter dela e a má fé com que está a agir comigo.

    O que queria saber também é se denunciando consigo ir buscar o reembolso do irs.

    E denuncio através do telefone ou. De que forma?

    Desculpem as questões mas nunca me imaginei nesta situação.


    Como assim ? Não vai fazer nada ?
    Então, sente-se bem ?

    O beneficio de dedução das rendas no IRS só é possível quando o senhorio registar o contrato e emitir os respectivos recibos. Não será garantido que isso vá ocorrer depois de de denunciar o senhorio às Finanças. A possível denuncia, será no intuito de a senhoria ser investigada sobre fuga ao fisco.
    A denuncia às Finanças terá que ser por escrito e entregar os comprovativos de algumas transferências destinadas ao pagamento das rendas.
    Concordam com este comentário: jomaf
  5.  # 7

    ...

    Como assim ? Não vai fazer nada ?
    Então, sente-se bem ?
    .....

    Eu quis dizer que mesmo vendo como ela é de má fé (isto já vem de há meses, desde que as avarias vêm a acontecer ) , não ia fazer nada até agora.

    Mas sendo a situação que é, e em que já fomos prejudicados várias vezes e esta é só mais uma , e a insensibilidade dela, resolvi tentar saber o que fazer e como fazer...

    Era isso que estava a dizer.


    Nós já andamos a ver casas para comprar mesmo antes deste ultimato dela. Mas agora estamos a ser pressionados para o fazer às pressas.
  6.  # 8

    Se vai sair daí a curto prazo nao se "chateie" muito.
    O exaustor pode comprar e deduzir na renda. Diga à senhoria que vai fazer isso, e pergunte-lhe se quer a fatura em nome dela. Peca-lhe o NIF para por na fatura. :)

    Se ela lhe falar grosso, diga-lhe que está com dificuldades e que nao pode pagar a renda. Ela que lhe ponha um processo de despejo, se conseguir. Ahahah
    Com covid e sem contrato? Que festa!
    Concordam com este comentário: jomaf, RicardoPorto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jomaf
  7.  # 9

    Colocado por: DonaRuteSe vai sair daí a curto prazo nao se "chateie" muito.
    O exaustor pode comprar e deduzir na renda. Diga à senhoria que vai fazer isso, e pergunte-lhe se quer a fatura em nome dela. Peca-lhe o NIF para por na fatura. :)

    Se ela lhe falar grosso, diga-lhe que está com dificuldades e que nao pode pagar a renda. Ela que lhe ponha um processo de despejo, se conseguir. Ahahah
    Com covid e sem contrato? Que festa!
    Concordam com este comentário:jomaf
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jomaf



    Ela não abre essa flexibilidade
    Não coloca nem desconta na renda mesmo a sermos nós a comprar... Daí o meu total descontentamento 🤷🏽‍♀️
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rsvaluminio
  8.  # 10

    Colocado por: jomaf


    Ela não abre essa flexibilidade
    Não coloca nem desconta na renda mesmo a sermos nós a comprar... Daí o meu total descontentamento 🤷🏽‍♀️

    Desconte voce! Paga-lhe só o restante e manda-lhe a fatura.
    Ela que pie fininho.
    Com gente dessa laia tem de "descer" ao nivel dela para ela "entender" a porcaria que fez.
    Se lhe faltar ao respeito diga-lhe para mudar de tom caso contrário faz queixa dela nas finanças.
    Pague a renda e mude-se assim que possível. Viver assim não é saudável para a sua sanidade mental.
    Concordam com este comentário: RMPG
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jomaf
  9.  # 11

    Colocado por: RicardoPortoJunte todos os comprovativos e vá às finanças denunciar a situação.

    Depois aproveite o covid e deixe de pagar :)

    Não tenho pena dessa gente !
    Concordam com este comentário:jomaf,Raquel A


    Que sugestão estúpida. Nem parece teu. Deixar de pagar por um bem que usa, quando concordou com as condições de antemão?!
    Concordam com este comentário: Apostador
  10.  # 12

    A sugestão que tenho ao user é sair de casa e ignorar o período dos 3 meses.

    Quanto aos eletrodomésticos, só ouvimos um lado da história.
    • size
    • 29 novembro 2020

     # 13

    Colocado por: jomaf

    Ela não abre essa flexibilidade
    Não coloca nem desconta na renda mesmo a sermos nós a comprar... Daí o meu total descontentamento 🤷🏽‍♀️


    Não seja temerosa, dessa forma....

    Se o seu maior problema habitacional na casa é, momentaneamente, a avaria do exaustor , resolva você a situação, conforme já foi dito e deduza o valor na próxima renda.
    Talvez começar por chamar um electricista para verificar a situação, pois poderá ser coisa simples, que possa ser reparada.

    É que, a senhoria está, à partida, muito limitada em poder desenvolver qualquer procedimento no sentido de a despejar da casa, porque não formalizou contrato escrito e nem está a cumprir com as suas obrigações fiscais.
    Pode não obedecer à ordem que lhe deu para sair da casa dentro de 3 meses. Para que ela fique deveras preocupada, diga-lhe que, se calhar, só irá sair por força de uma acção de despejo.....
  11.  # 14

    Colocado por: TicMicA sugestão que tenho ao user é sair de casa e ignorar o período dos 3 meses.

    Quanto aos eletrodomésticos, só ouvimos um lado da história.



    Verdade.
    Ouviu o lado do acontecido.
    Ao longo deste ano o forno por exemplo que visivelmente já terá talvez 10 anos, avariou e comuniquei. Pela conversa dela "era novo" mas não tinha fatura (obviamente). Deixamos estar assim.

    O exaustor deixou de funcionar com w inundação
    Pois caiu água pela chaminé do prédio.

    A conversa dela é que as coisas que deixou no apto, visivelmente com anos de uso, o que a avariasse teríamos nós de comprar novo. Para como estamos agora a ver, sermos postos a andar e quase sob ameaça meses depois de um momento para o outro..


    Se os aparelhos já têm anos de uso, é normal que não durem para sempre. Mas é responsabilidade dela a nosso ver a reparação e não exigir que tenhamos nós de comprar novos, ou ela dizer que nada faz em relação a isso porque já tem as despesas dela e exigir a renda a 100% como se nada tivesse passado.
  12.  # 15

    Quando era arrendatário e aconteceu o forno avariar a mesma prontamente comprou um novo para substituir o velho. Classe mais baixa possível. Cada vez que usavamos o forno era um tombo na conta da luz. Deixamos de usar o forno. Se ela é assim compre e descobre na renda. Guarde as facturas e entregue lhe no mês seguinte. Ela não poderá dizer que não recebeu a renda...
  13.  # 16

    Colocado por: jomafconversa dela é que as coisas que deixou no apto, visivelmente com anos de uso, o que a avariasse teríamos nós de comprar novo. Para como estamos agora a ver, sermos postos a andar e quase sob ameaça meses depois de um momento para o outro..
    Coloque novos, uma série barata, ou adquira uns usados no olx, mas guarde os eletrodomésticos avariados. Quando saírem volta a repor os avariados e leva os seus para onde for morar.
    Concordam com este comentário: Apostador
  14.  # 17

    Colocado por: TicMic

    Que sugestão estúpida. Nem parece teu. Deixar de pagar por um bem que usa, quando concordou com as condições de antemão?!


    Não li que concordou de antemão um arrendamento sem contrato.

    Os meus pais também são senhorios dum apartamento e sou eu que faço a gestão e sempre entreguei a casa impecavelmente limpa, com tudo a funcionar, garrafas de gás cheias para o primeiro mês, e pagam impostos como toda a gente paga. E sempre que avaria alguma coisa aparece alguém para resolver o problema passado 1 ou 2 semanas no máximo.

    Por isso, não tenho pena dos senhorios chico-espertos que manipulam o mercado e ficam à mercê da anarquia ao não se quererem proteger com contratos.

    É das poucas coisas que tenho uma posição mais radical

    E há muitas formas de deixar de pagar, como por exemplo, fazer as reparações necessárias e descontar no valor a entregar.
  15.  # 18

    São precisos 2 para dançar o Tango.
    A única coisa que eu não concordo foi ter aceitado alugar uma casa sem contrato de arrendamento e agora equacionar fazer queixa por não ter contrato de arrendamento.
    Neste caso seria justo tanto o senhorio quanto o inquilino levarem uma multa choruda de forma igual, pois ambos compactuaram com a situação ilegal.
    Isto não lhe tira a razão visto que o que ficou combinado foi no preço do aluguer estarem os electrodomésticos incluídos e como é evidente a funcionarem em perfeitas condições.
    Aqui a senhoria mostra que não tem palavra.
    Pessoalmente penso que a melhor solução é de facto mudar para outra casa (alugada ou comprada), coisa que neste momento não deve ser fácil.
    • size
    • 29 novembro 2020 editado

     # 19

    Colocado por: mmarinho
    São precisos 2 para dançar o Tango.
    A única coisa que eu não concordo foi ter aceitado alugar uma casa sem contrato de arrendamento e agora equacionar fazer queixa por não ter contrato de arrendamento.


    Deduz-se que a senhoria é que se esquivou a elaborar o contrato. À partida a senhoria pretendeu praticar fuga ao fisco

    Colocado por: jomaf
    adiou sempre uma conversa e elaboração de um contrato de arrendamento.
  16.  # 20

    como é que a inquilina fez os contratos de agua luz e gás? mantiveram-se em nome da senhoria?
    Concordam com este comentário: Anonimo16102022, casinhaDaAvo
 
0.0223 seg. NEW