Iniciar sessão ou registar-se
    • dcs
    • 28 novembro 2020

     # 1

    Boa noite a todos,
    Estive a pesquisar pelo forúm mas não encontrei nenhum tópico com a seguinte particularidade.

    Tenho um esquentador VULCANO WTD14KME23 há vários anos e nunca tive uma única razão de queixa.
    Acontece que esta semana, de um momento para o outro desligou-se totalmente (incluindo LED alimentação) apesar de na tomada ter tensão. Nenhum disjuntor no quadro elétrico em casa disparou.
    Abri a caixa de comando eletrónica e reparei que o fusível cerâmico T 1.25A 250V tinha atuado e estava sem continuidade.
    Percorri várias lojas de eletronica mas nenhum tinha o mesmo fúsivel, sendo que acabei por comprar um com as mesmas caracteristicas mas de vidro.
    Após substituir o fusível, liguei o esquentador à tomada e liguei no botão de power on e ele ligou o LED e o seu LCD a indicar a temperatura.
    Assim que abri uma torneira de água quente para testar o fusível volta a queimar e o esquentador fica sem energia novamente.
    Sendo que a placa comando tem dois fúsiveis (um de 2A (vidro) e este de 1.25A (cerâmico)), pergunto se alguém sabe se este fusível será para o ventilador e que o mesmo (estando eventualmente avariado) faz atuar o fusivel ao abrir a torneira de água quente.
    Se não for do ventilador arrisco a dizer que terei que comprar uma placa de comando nova...

    Alguma ajuda de diagnóstico?
    Muito obrigado.
    Concordam com este comentário: SARS096
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SARS096
  1.  # 2

    Bom dia, estou na mesma situação. Estou à espera de receber o fusivel de entrada (cerâmico lento 1.25A 250V) para ver se resolvo a avaria.
  2.  # 3

    O aparelho é alimentado com tensão de 230 V AC (+10% /-15%, 50/60 Hz) e dispõe de dois fusíveis de
    protecção, cujo estado deve ser verificado medindo a sua continuidade.

    Quando liga o aparelho à electricidade o ventilador não funciona durante uns segundos?

    Se queima depois de abrir a água quente, a primeira coisa que actua é o sensor de caudal depois a válvula de gás, poderá ser também da placa.
    • dcs
    • 27 julho 2021 editado

     # 4

    Colocado por: SARS096Bom dia, estou na mesma situação. Estou à espera de receber o fusivel de entrada (cerâmico lento 1.25A 250V) para ver se resolvo a avaria.


    Bom dia,
    Dado o teu comentário vou partilhar a que conclusão cheguei.
    O meu esquentador encontra-se no terraço bem protegido, mas acontece que num dia de forte chuva a água escorreu pelo escape de gases e pingou para dentro do ventilador acabando por queimar o seu transformador. Por isso, por mais testes que fizesse e fusiveis colocasse sempre que fosse abrir a água quente e o esquentador desse o comando para o ventilador arrancar, como o transformador estava em curto-circuito, os fusiveis iam atuar.

    Solução: comprei um ventilador novo numa loja em Queluz (comprar pelo representante da Vulcano em Portugal era mais do dobro do preço... rídiculo..). Após trocar o ventilador e repor os fusiveis ficou impecável.

    Cpts
 
0.0108 seg. NEW