Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Estou com grandes dúvidas sobre qual o melhor layout para a minha cozinha.
    Cozinha 1: Linear com a ilha a servir para separar a sala de jantar e com 4 lugares sentados. Inconvenientes: parece-me que fico com pouco espaço de bancada para esconder a maquina de café..torradeira.. loiça a secar etc.

    Cozinha 2: em L com a ilha igual a cozinha 1. Inconvenientes: conta-me a vista para a sala de estar.

    Cozinha 3: Linear com o lava-loiça na ilha. Inconvenientes: tenho algum receio de danificar o chão pois será de madeira. E a loiça suja fica exposta na ilha assim.como a loiça a secar (como é na ilha fica mais exposta do que se fosse na bancada com parede).

    Qual a vossa opinião/experiência?
    Muito obrigado pela possível ajuda.
      Screenshot_20201128-211705~5.png
      Screenshot_20201128-211705~8.png
      Screenshot_20201128-211735~5.png
  2.  # 2

    Cozinha 3
      Screenshot_20201128-223203~2.png
  3.  # 3

    Gosto mais de ver o Layout 2.
    O layout 1 só faria sentido com uma peninsula, a meu ver. E neste caso, ate poderia fazer um recanto "escondido". Ou seja, fazia a cozinha em U, com um modulo de armario alto e cotinuação da peninsula. Nesse recanto pode esconder electrodmoesticos, fazer despensa... Quase como a imagem em anexo.
      images.jpg
  4.  # 4

    luis1100

    penso que sem uma planta com janelas e mais informação é dificil estar a opinar corretamente, apenas se percebe onde tem uma porta mais nada
    nem de onde vem a luz natural para onde as janelas estão viradas, etc...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, builderspassive
  5.  # 5

    Opinião pessoal... com a mesa mesmo de frente não precisa de utilizar a ilha como mesa, use o espaço que ia dar para pernas para colocar como no layout3 com maquina da loiça por baixo (evita loiça a secar) e a placa também punha na ilha. corre os mesmos riscos das deslocações e quedas de utensilios que nos outros layouts e ganha espaço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luís1100
  6.  # 6

    Muito obrigado pelas vossas opiniões.
    A janela está virada de frente para a cozinha e tem 4 metros de largura.ou seja na parede que não se vê atrás da mesa de jantar. Do lado esquerdo (lado oposto ao da porta) são as escadas para o primeiro piso e a sala de estar que tem ligação à sala de jantar e por sua vez à cozinha.
  7.  # 7

    Snm85: Relativamente a colocar na ilha a placa e o lava loiça: tenho algum receio devido ao espaço disponível na ilha para preparar alimentos (entre a placa e o lava loiça) e não gosto muito de ver o exaustorsuspenso (também penso que ser uma nota). No entanto, poderá ser uma proposta a considerar pois de facto resolve me o problema.
    Muito obrigado.
    Concordam com este comentário: snm85
  8.  # 8

    Será que ninguém consegue dizer ao Luís que em menos de 30m2 é impossível querer encaixar uma cozinha com ilha, mesa de jantar e sala de estar?!
    Isto é o Portugal dos Pequenitos ou quê?

    Cozinhas com ilha é para quem tem SPACE. Não basta ver uns 3D manhosos para que seja exequível.
    Pior do que sonhar, é sonhar mal. A isso normalmente chama-se pesadelo😏
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  9.  # 9

    Boa tarde KDuvidas.
    A sala de estar tem outros 30 M2. A cozinha e sala de jantar é a única planta apresentada. Cozinha + sala de jantar = 30m2. Sala de estar aprox 30 M2.
    Obrigado.
    • snm85
    • 29 novembro 2020 editado

     # 10

    Bem se o problema for o exaustor e houver orçamento... os da Bora são uma ideia, a qual não tenho feedback se realmente são eficazes...


    O espaço em si sera idêntico se encostar ambos à parede, se optar pelo layout 1 creio que pode aumentar a ilha em comprimento 50 cm vendo pelos desenhos.
    30 m2 para cozinha e sala de jantar não me parece demasiado pequeno.


  10.  # 11

    Colocado por: Luís1100Boa tarde KDuvidas.
    A sala de estar tem outros 30 M2. A cozinha e sala de jantar é a única planta apresentada. Cozinha + sala de jantar = 30m2. Sala de estar aprox 30 M2.
    Obrigado.
    Então porque é que coloca a hipótese de a ilha separar a cozinha da mesa de jantar de 4 lugares?
    Porque é que no exemplo da cozinha2 refere a vista para a sala de estar?
    E porque é que mete um 3D com a mesa lá inserida, sem acompanhar com uma planta do espaço todo?
    Não acha que está a baralhar as pessoas?
    Se tem 60m2 para tudo, tem espaço de sobra para articular bem o problema que refere.

    Eu vou continuar a vêr TV, pois ando a acompanhar a Série dos problemas da minha vida, que não posso perder😉😂

    Continuação de bons desenhos👍
  11.  # 12

    Colocado por: snm85Bem se o problema for o exaustor e houver orçamento... os da Bora são uma ideia, a qual não tenho feedback se realmente são eficazes...


    O espaço em si sera idêntico se encostar ambos à parede, se optar pelo layout 1 creio que pode aumentar a ilha em comprimento 50 cm vendo pelos desenhos.
    30 m2 para cozinha e sala de jantar não me parece demasiado pequeno.




    Essa solução foi exatamente a proposta de uma empresa de cozinhas. Aumentaram a ilha para os 3100cm e colocaram o lava loiça e o fogão. O exaustor da Teka ficou em cerca de 700 euros. Vou ver esses exaustores que refere. Obrigado
    Concordam com este comentário: snm85
  12.  # 13

    Colocado por: KduvidasEu vou continuar a vêr TV, pois ando a acompanhar a Série dos problemas da minha vida, que não posso perder😉😂

    Eheh, top.
    Concordam com este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 29 novembro 2020 editado

     # 14

    Colocado por: KduvidasSerá que ninguém consegue dizer ao Luís que em menos de 30m2 é impossível querer encaixar uma cozinha com ilha, mesa de jantar e sala de estar?!
    Isto é o Portugal dos Pequenitos ou quê?

    Cozinhas com ilha é para quem tem SPACE. Não basta ver uns 3D manhosos para que seja exequível.
    Pior do que sonhar, é sonhar mal. A isso normalmente chama-se pesadelo😏
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    Kduvidas, olhe que não estou de acordo. Uma imagem de um exemplo prático em menos de 20m2 (dezanove e picos m2), que já tinha partilhado no fórum mas partilho de novo. Em apartamento de 65m2
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
      FB_IMG_1606671953466.jpg
      FB_IMG_1606673307285.jpg
    •  
      CMartin
    • 29 novembro 2020 editado

     # 15

    Colocado por: snm85Opinião pessoal... com a mesa mesmo de frente não precisa de utilizar a ilha como mesa, use o espaço que ia dar para pernas para colocar como no layout3 com maquina da loiça por baixo (evita loiça a secar) e a placa também punha na ilha. corre os mesmos riscos das deslocações e quedas de utensilios que nos outros layouts e ganha espaço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Luís1100

    No entanto podem usar para ambos os efeitos. Se a ilha tiver uma profundidade de 100cm, será o ideal querendo ter o espaço necessário para as máquinas, e para as pernas ao sentar.
    •  
      CMartin
    • 29 novembro 2020 editado

     # 16

    Colocado por: marco1luis1100

    penso que sem uma planta com janelas e mais informação é dificil estar a opinar corretamente, apenas se percebe onde tem uma porta mais nada
    nem de onde vem a luz natural para onde as janelas estão viradas, etc...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,builderspassive
    No fundo, para ajudar, é isto que se precisaria Luís. Falta o contexto para se poder opinar.
  13.  # 17

    Colocado por: CMartin
    Kduvidas, olhe que não estou de acordo. Uma imagem de um exemplo prático em menos de 20m2 (dezanove e picos m2), que já tinha partilhado no fórum mas partilho de novo. Em apartamento de 65m2
      FB_IMG_1606671953466.jpg
      FB_IMG_1606673307285.jpg
    Cmartin, realmente tem razão. Deixei-me levar pelo 3D 🤨
    Agora que penso no assunto, em 2019 remodelei um T1 com 30m2 para estas 3 zonas e a coisa funcionou. Não havia era ilha.
    A sua solução está excelente. Grande resultado! Os
    Meus parabéns 👍
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  14.  # 18

    layout 1 ou 3. fogão na ilha não é boa ideia, mesmo com esse Bora. não sei o que costuma cozinhar, mas é mais fácil limpar água que caia ao chão do que gordura. portanto, para mim, era fogão na bancada, sempre fica mais resguardado. e a banca também cabe, mas deixe um bom espaço entre eles, no mínimo 80cm.

    não se esqueça é de colocar umas 4 tomadas na ilha, porque a solução da CMartin com a torradeira e a máquina de café na ilha dá imenso jeito para o pequeno almoço... mais os telelés...
  15.  # 19

    Colocado por: m.aur.eirano mínimo 80cm.

    Isso é pouco, por experiência, 90cm.
  16.  # 20

    Colocado por: Pedro Barradas
    Isso é pouco, por experiência, 90cm.


    ahahah eu tenho mais de 1m e às vezes é pouco, mas não tenho ilha, nem uso a mesa. disse 80cm porque já li por aqui que é o mínimo.
 
0.0230 seg. NEW