Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,
    Lamento muito se está discussão já aconteceu noutro tópico, mas não encontrei...

    Comprei uma casa há cerca de um mês, equipada com um recuperador de calor que, parece-me, é este aqui

    Tenho dúvidas que ainda não consegui esclarecer: basicamente o recuperador não tem nenhum interruptor, apenas uma ligação direta a uma tomada que faz ligar quando atinge os 50 graus. Mais alguém tem um recuperador que funcione sem interruptor?

    Neste caso, como costumam fazer? Vão ligado e desligando o recuperador? Têm sempre ligado quando está a queimar lenha? Será que gasta muita eletricidade ter as ventoinhas sempre ativas?

    Agradeço a ajuda nestes esclarecimentos e, mais uma vez, desculpem se este consumo elétrico já foi aqui tema.
  2.  # 2

    As ventoinhas para além de fazerem circular o ar, ao estarem ligadas ao termostato servem para proteção de sobreaquecimento do equipamento.
    O meu recuperador tem 2 ventoinhas de 160mm e na potencia máxima consomem perto de 180w.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BrunoMartins82
  3.  # 3

    Obrigado!
    Pelo que diz o site, o recuperador tem uma potência nominal de 9,5kw... eu confesso-me é um nabo nestes termos e não sei se isso é muito ou não. Pode fazer-se uma comparação direta com um aquecedor que gasta 1500w ou 2000w?

    Obrigado
  4.  # 4

    Colocado por: BrunoMartins82Obrigado!
    Pelo que diz o site, o recuperador tem uma potência nominal de 9,5kw... eu confesso-me é um nabo nestes termos e não sei se isso é muito ou não. Pode fazer-se uma comparação direta com um aquecedor que gasta 1500w ou 2000w?

    Obrigado

    Não tem nada a ver. Esse valor é da suposta potência convertida na queima da lenha, nada tem a ver com o consumo das ventoinhas.
    Fique descansado que não vai receber uma conta de luz astronómica porcausa do consumo elétrico de duas ventoinhas.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BrunoMartins82
  5.  # 5

    Isso não gasta nada, deve gastar uns 50 ou 100w por hora. o que dá uns 2 a 3 centimos por hora
    Estas pessoas agradeceram este comentário: BrunoMartins82
  6.  # 6

    Obrigado a todos!
 
0.0104 seg. NEW