Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Interessante era saber qual está a ser o consumo mensal, idealmente em m3...
  2.  # 22

    Pois isso é que eu queria saber. A minha instalação ainda só foi acabada no mês de Novembro. Gostaria de saber com quem tem prh com gás natural os consumos que tem.
    • SrR
    • 1 dezembro 2020

     # 23

    Centos e poucos euros penso k pode contar com isso
  3.  # 24

    Vamos ver quais vão ser os consumos. Entretanto vou passar um cabo desde da caldeira até às caixas controladoras para desligar a caldeira quando os circuitos estão fechados
  4.  # 25

    Colocado por: RASILEZVamos ver quais vão ser os consumos. Entretanto vou passar um cabo desde da caldeira até às caixas controladoras para desligar a caldeira quando os circuitos estão fechados


    Já conseguiu obter alguma conclusão?

    Este tema interessa-me bastante, acredito que as caldeiras de condensação ainda tenham alguma vantagem sobre as bombas de calor (desde que não se queira refrigeração) em termos de consumos (em €€€€€).
  5.  # 26

    Só é preciso fazer contas, eletricidade vs gás, consoante o consumo kwh e a eficiência das máquinas.
  6.  # 27

    Colocado por: rjmpiresSó é preciso fazer contas, eletricidade vs gás, consoante o consumo kwh e a eficiência das máquinas.


    Não é assim tão simples. Para mim, uma variavel fundamental seria conseguir perceber o perfil de consumo de uma bomba de calor para AQS+PRH. Se for possível "desviar" a maior parte do funcionamento para o período nocturno, o investimento pode ser interessante, dada a tarifa bi-horária, se não for, a diferença pode ser enorme. É uma questão que se aborda muito superficialmente por aqui, mas que pode fazer toda a diferença no momento da decisão.
  7.  # 28

    No meu caso é igual, não tenho bi-horario.
    Veja no tópico do Callinas que ele tem bi-horario
  8.  # 29

    Colocado por: AlexRibeiro

    Já conseguiu obter alguma conclusão?

    Este tema interessa-me bastante, acredito que as caldeiras de condensação ainda tenham alguma vantagem sobre as bombas de calor (desde que não se queira refrigeração) em termos de consumos (em €€€€€).


    Boa tarde,

    Em 32 dias gastei cerca de 190 m3 de gás para aquecimento e banhos. Tenho o aquecimento sempre ligado a 20°C.

    O preço do kwh que eu tenho é a 0.051€. Por isso dá cerca de cento e poucos euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SCCorreia
  9.  # 30

    São cerca de 2152 kWh num mês, o que dá perto de 110 euros.

    Para uma casa com 220 m2 é um valor excelente, que confirma a minha teoria em relação à competitividade de uma solução com caldeira de condensação para AQS+PRH.

    Também se poderá deduzir que, para um caldeira de 22kW, por exemplo, dará um total de cerca de 3,5 horas de funcionamento diário.
  10.  # 31

    Caro Rasilez,
    Na sua solução tem deposito de inércia?
    E quanto a sua casa, qual o tipo de isolamento que possui nas paredes e cobertura? E qts pisos tem?

    Muito obrigado pelo seu feedback,
  11.  # 32

    Falta saber se tem painéis por exemplo..
    Sou de Famalicão e ando a pensar nessa solução a médio prazo e já ando a pesquisar aqui no fórum á bastante tempo.
    Se pode ir publicando os consumos agradecia.

    Cumprimentos
 
0.0169 seg. NEW