Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    na minha varanda tenho tentado manter uma pequena horta urbana com os miúdos (foto) com o que cresce em cada estação. Este verão até melancias tive, embora cada planta desse só uma e pequenina :-) O problema é que nunca vi tanta praga a atacar as plantas... Talvez por morar muito perto dos arrozais do Mondego? Não sei... Sei é que hoje fui admirar as alfaces e ervilhas (ainda não plantei nada na outra floreira) e reparei que, quase de um dia para o outro, está tudo cheio de pulgão! Vou tentar a água com sabão, mas se não for eficaz alguém tem outras dicas que evitem usar químicos e que não prejudiquem as plantas?
      IMG_20201130_112149.jpg
  2.  # 2

  3.  # 3

    Obrigado Pedro. Mas 19€ por 20 joaninhas (ou 100 ovos) que se vão por a andar em menos de nada??? Já me ri pelo dia todo :-) Isso é que é explorar o ecologista dentro de cada um. Vai água com sabão que custa menos de nada ;-)
  4.  # 4

    Ja ouvi falar na aguada de urtigas.
    Deixa um bom bocado de urtigas em agua, 3 a 5 dias.
    Depois pulveriza as plantas.
    O cheiro é um bocado ruim mas ja cheirei coisas piores e não morri.
  5.  # 5

    Colocado por: pcspinheiro20 joaninhas (ou 100 ovos) que se vão por a andar em menos de nada???

    Se ler as instruções, tem de as prender com um bocado de guita, não incluido ;)
    Concordam com este comentário: ClioII
  6.  # 6

    Sim, o chorume de urtigas também é eficaz contra o pulgão. Pode uma pessoa fazer em casa (indo às urtigas primeiro XD) ou comprar alguma já feita.
  7.  # 7

    Já nem me lembro da última vez que possa ter visto urtigas, mas também é uma opção. Obrigado pelas dicas!
  8.  # 8

    Colocado por: pcspinheiroJá nem me lembro da última vez que possa ter visto urtigas, mas também é uma opção. Obrigado pelas dicas!


    Se não estou em erro, tanto o chorume de urtiga (para os afídeos) como o extracto de cavalinha (para os fungos) podem ser encomendados no planetahuerto.
  9.  # 9

    Colocado por: pcspinheiroJá nem me lembro da última vez que possa ter visto urtigas, mas também é uma opção. Obrigado pelas dicas!

    Outro dia fiz umas migas de urtigas... o que não falta em qq lado , são urtigas. para saber se es´ta perante urtigas, passe a canela nua pelas folhas da planta suspeita...
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro Barradaspara saber se es´ta perante urtigas, passe a canela nua pelas folhas da planta suspeita...


    Já o tenho feito, quando ando de bicicleta, mas exactamente onde é que não me lembro. Bem que devia, que aquela porra demora a esquecer 😁
  11.  # 11

    Conheço sitios em há urtigas aos pontapes...
  12.  # 12

    Nesta altura do ano?
    Por aqui não há. Mas há chorume de urtigas já feito para comprar
    • lmcaet
    • 3 dezembro 2020 editado

     # 13

    Colocado por: nielskyJa ouvi falar na aguada de urtigas.
    Deixa um bom bocado de urtigas em agua, 3 a 5 dias.
    Depois pulveriza as plantas.
    O cheiro é um bocado ruim mas ja cheirei coisas piores e não morri.

    Além das urtigas, também tenho tido sucesso com a água de cozedura de cebolas e alhos:
    https://www.almanaquesos.com/como-fazer-um-poderoso-pesticida-com-restos-de-alho-e-cebola/
    https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/sustentabilidade/organicos/fichas-agroecologicas/arquivos-sanidade-vegetal/25-extrato-de-alho-e-cebola-no-controle-de-insetos.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nielsky
 
0.0159 seg. NEW