Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!

    Comprei um terreno com uma ruína, que se pode ver nas fotos anexadas.

    A mim parece-me que ruína está num estado bastante mau, mas o Arquitecto que contratei pretente restaurar a ruína (apenas a parte vermelha visível na foto). Segundo o Arquitecto, que tem alguma experiência com este tipo de restauros, um restauro deve ser possível, mas não sei se me sinto muito confortável com isso (a ruína tem cerca de 200 anos).

    Estou já em conversações com um Engenheiro Civil sobre a viabilidade do projecto, mas gostaria de obter opinições de mais pessoas aqui no fórum.

    Acham que vale a pena o restauro em termos de custos (vs. nova construção), tempo que vai demorar, e segurança? Ou mais vale demolir e construir uma casa nova? Existe por aqui talvez algúem com experiência nesta matéria?

    Obrigado desde já!
      IMG_3758 copy.jpg
      IMG_3759 copy.jpg
      IMG_3374 copy.jpg
  2.  # 2

    Fica lhe mais barato construir de novo que fazer essa casa cumprir os regulamentos em vigor a nível estrutural
  3.  # 3

    Demolir uma ruína dessas é um "crime". Se tiver disponibilidade económica, pf preserve o mais que puder, tem aí um pedaço de história.
    Concordam com este comentário: bettencourt, antonylemos, Olim, VNDO
    • Sujo
    • 1 dezembro 2020

     # 4

    Qual é a sua visão? O que pretende mesmo? Comprou esse terreno com essa ruína porque?

    Eu concordo com o Arquitecto, e preferia aproveitar o que existe do que construir um caixote novo.
    Concordam com este comentário: DonaRute
  4.  # 5

    Colocado por: RicardoPortoFica lhe mais barato construir de novo que fazer essa casa cumprir os regulamentos em vigor a nível estrutural


    Acha que o mesmo também se aplica se a nova construção seria em taipa?


    Colocado por: SujoQual é a sua visão? O que pretende mesmo? Comprou esse terreno com essa ruína porque?

    Eu concordo com o Arquitecto, e preferia aproveitar o que existe do que construir um caixote novo.


    O que pretendo mesmo é ficar com uma casa que sei que dura pelo mais 100 anos, e que não seja excessivamente cara de construir. Na verdade é me um pouco indiferente se esse objectivo é atingido ao restaurar ou re-construir, daí estar a perguntar.

    Até porque no final da restauração, não se vai ver de todo que é restauração. Por isso, acho que no fundo estou à procura duma razão racional para fazer o restauro, tendo em conta que provavelmente será mais caro (não sei em termos de segurança).

    Se fosse para demolir, ia simplesmente reconstruir a mesma casa, em taipa.
  5.  # 6

    Em taipa ou no que quiser tem que cumprir a regulamentação .

    E a sísmica em taipa não é fácil, sobretudo se for para o sul..
  6.  # 7

    Já vi casas com muito mais apelo para restauro sinceramente. Se fosse eu o comprador ia abaixo.
    Mas também.. quem compra vê lá a ruina e devia ter uma opinião formada sobre se aprecia e pretende o restauro. Não devia ser o arquiteto a dizer isso.
    Quando ao pesar na carteira, já tem ai resposta.
  7.  # 8

    registe dos alçados e a planta da casa, numere as pedras de adorno, as das janelas, portas e pilares, beirais, etc. e retire-as com cuidado para voltar a usar na mesma posição na casa nova. o resto, para mim que não sou perita, é para demolir!
    as paredes já cederam demasiado como se verifica pela segunda foto: a parede vermelha está a desmoronar-se de baixo para cima e a branca tem uma racha que só por magia volta a ficar segura, já para não falar daquela aduela... o resto da casa deve estar igual ou parecido.

    e ao demolir, veja se não aparece um saquinho com moedas de ouro esquecidas dentro de uma parede! :)
  8.  # 9

    não te metas em restauros...

    e nem me vou meter com mais conversa pois já fiz um restauro também de uma com paredes largas largas feitas de terra e não sei quê! Bem sei o tempo a mais que se levou e as limitações!

    se não é obrigatorio manteres o desenho exterior da casa, é fazeres uma ao teu gosto!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jonas23
  9.  # 10

    Colocado por: RicardoPortoEm taipa ou no que quiser tem que cumprir a regulamentação .

    E a sísmica em taipa não é fácil, sobretudo se for para o sul..


    Ok isso é bom saber. O objectivo era mesmo fazer em taipa, para ser uma construção mais sustentável. Tem talvez uma ideia muito aproximada de quão mais caro ficaria restaurar do que construir em taipa? Tipo 2 vezes mais caro?

    Colocado por: slicerJá vi casas com muito mais apelo para restauro sinceramente. Se fosse eu o comprador ia abaixo.
    Mas também.. quem compra vê lá a ruina e devia ter uma opinião formada sobre se aprecia e pretende o restauro. Não devia ser o arquiteto a dizer isso.
    Quando ao pesar na carteira, já tem ai resposta.


    Eu sinceramente no início não tinha opinião nenhuma sobre isto, simplesmente comprei o terreno com ruína porque permite construir uma casa nesse terreno urbano. Depois o Arquitecto no projecto sugeriu fazer esse restauro, mas no fim de contas claro que a decisão terá que ser minha.

    Daí estar a tentar reunir mais ideias e opiniões :)
  10.  # 11

    é um caso em que ou há uma postura emotiva sobre o assunto ou não. Vai gastar dinheiro num caso ou noutro
    incorporar uma habitação contemporânea de forma cirúrgica "ocupando " essa ruina é preciso algum talento adicional e também é certo mais disponibilidade temporal e financeira mas o resultado pode ser algo único e fantástico.
    Concordam com este comentário: Sujo, jonas23, CMartin
  11.  # 12

    Em Taipa! Com dois pisos. Faz se, mas.
    Essa construção é em alvenaria de pedra.. Porque pretende usar taipa? Tem aí solos para fazer taipa? Qual é a zona do país?

    Parece estar em mau estado a nível estrutural, pelas fotos.

    Bom, contratou um arquitecto, diz que ele tem experiência... Então confie nele...

    Já definiu o tecto orçamental? Existe facilidade de mão de obra especializada?

    Boa sorte.

    Outra coisa, restauração é relativo à restauração.
    Restauro, é outra filosofia...
    Isso é reabilitação, requalificação, reconstrução.
    Concordam com este comentário: marco1, Sujo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jonas23
  12.  # 13

    Manter so se a câmara não permitir a sua demolição. Senão mande isso tudo a baixo. É a minha opinião d
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jonas23
  13.  # 14

    veja alguns exemplos por exemplo do arquiteto Nuno Brandão Costa, do FCC arquitetura, etc...
  14.  # 15

    Colocado por: Pedro BarradasEm Taipa! Com dois pisos. Faz se, mas.
    Essa construção é em alvenaria de pedra.. Porque pretende usar taipa? Tem aí solos para fazer taipa? Qual é a zona do país?

    Parece estar em mau estado a nível estrutural, pelas fotos.

    Concordam com este comentário:marco1
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jonas23


    Se fosse para demolir e reconstruir queria que fosse em taipa por questões ecológicas e de conforto térmico (e talvez razões emocionais, cresci numa casa em taipa). Mas há outras hipóteses, não tem necessáriamente que ser em taipa, existe também os BTC, etc. São coisas que teriam que ser vistas. Teria mais alguma sugestão diferente?

    A casa é no Algarve, na zona de Olhão, não sei se os solos aqui são bons para fazer taipa.
  15.  # 16

    Sendo a casa de construção anterior a 1951 precisa de licenças da câmara para a reconstrução?
  16.  # 17

    Colocado por: Palhavareconstrução?
    define reconstrução

    (ser anterior ou posterior a 1951 é irrelevante)
  17.  # 18

    Palhava, só não precisa de licença se conseguisse reproduzir na integra a casa original e com os mesmos materiais, fora isso é sempre uma reconstrução sujeita a controlo previo e apresentação de projetos
  18.  # 19

    Colocado por: marco1Palhava, só não precisa de licença se conseguisse reproduzir na integra a casa original e com os mesmos materiais, fora isso é sempre uma reconstrução sujeita a controlo previo e apresentação de projetos


    Precisava por causa do relatório de vulnerabilidade sísmica.

    Não sei a portaria de cabeça mas acima de x % da obra carece de relatório e eventualmemte reforço
    Concordam com este comentário: marco1, Pedro Barradas
    • riscos
    • 2 dezembro 2020 editado

     # 20

    Colocado por: RicardoPorto

    Precisava por causa do relatório de vulnerabilidade sísmica.

    Não sei a portaria de cabeça mas acima de x % da obra carece de relatório e eventualmemte reforço
    Concordam com este comentário:marco1,Pedro Barradas

    Pensei que só a câmara de Lisboa estava a praticar a vulnerabilidade sísmica por enquanto..
 
0.0208 seg. NEW