Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos e agradeço desde já qualquer esclarecimento que me possam prestar sobre o meu problema.

A situação é a seguinte: comprei um apartamento novo recentemente e comecei lá a morar 1 mês depois da escritura.

Nessa data reparei num problema no chão da sala (piso flutuante). Junto à parede da sala que dá para o hall das escadas do prédio, o chão está negro, notando-se claramente que existe ou existiu ali um problema de humidades naquela zona.

Na restante sala até agora ainda há houve problema nenhum, pelo menos que tenhamos reparado.

Já falei com a pessoa que me vendeu o apartamento (foi venda directa, sem imobiliária pelo meio, a pessoa é representante da firma de construção) que me disse que o que ali está seria decorrente de quando se colocou o piso flutuante, o estuque da parede ainda não estar bem seco, daí que a humidade tenha passado para a madeira.

E para arranjar aquilo, é necessário arrancar o chão todo da sala e colocar de novo. A minha questão é:
      Uma vez que o problema apenas existe junto à parede e numa zona aí com 3 metros de largura (é a largura da parede) é mesmo necessário arrancar o chão todo para corrigir?

Devemos esperar pelo Verão para mandar arranjar o chão ou não há problemas em fazê-lo durante o Inverno? Poderá a humidade caracteristica deste tempo fazer piorar ainda a situação?

Por ultimo, um pouco por toda a casa temos zonas onde o chão está um pouco levantado, fruto penso eu do inchamento da madeira associado ao tempo mais humido. Se bem que isto não é propriamente um problema grave e nem é muito acentuado, não há hipotese de corrigir isto sem ser arrancando o chão todo?

Desculpem se as minhas perguntas são um pouco básicas, mas para quem não entende de construção nem dos materiais usados é preciso começar por algum lado :)

Obrigado por toda a ajuda que me puderem prestar.

Ricardo
  2.  # 2

À partida, pelo que comenta penso que não deverá ser um problema difícil de resolver.
    Basta que haja vontade!
    Se é um chão flutuante, este poderá estar aplicado com réguas coladas entre si ou com sistema click (de encaixe) o que tornaria bem mais fácil a reparação. Ao referir que o pavimento está escuro nessa zona, leva-me a concluir que se trata de flutuante com folha de madeira, provavelmente com substrato de contraplacado. Se assim for, em princípio deverá estar colado entre si. A substituição é menos simples, mas possível e desde que se consiga separar algumas das réguas rompendo a colagem sem destruir o encaixe a substituição é possível e não será necessário estender a substituição a toda a sala.

De qualquer forma para si é irrelevante se têm que substituir parte ou a totalidade. O importante é que fique perfeito. O pavimento de uma sala de dimensões normais substitui-se numa tarde e não suja nada. Não é necessário esperar pelo verão para esse trabalho. Se não, não se vendiam pavimentos no Inverno!!

Tente saber se a tela que está aplicada por baixo do pavimento em contacto com a betonilha é de polietileno (tipo espuma branca do género da que envolve os computadores, monitores novos). Se for, exija a sua substituição por tela tipo PE Underlay (ainda que tanha de pagar do seu bolso), pois esta é altamente permeável à humidade. Pode ver aqui o que é. http://www.finfloor.com/spa/catalogo_accesorios.asp

Relativamente ao problema do pavimento a levantar, poderá ser humidade ou simplesmente uma má colocação. Se não tiver sido dada a necessária folga junto às paredes é natural que com o inchamento natural nas épocas mais húmidas o pavimento comece a levantar por não ter espaço para essas distensões / contracções naturais nos produtos de madeira.

Cumprimentos , se tiver dúvidas cá estou!
  3.  # 3

Olá caro poeta rural, obrigado pela rápida resposta e pelos esclarecimentos.

Só uma coisa que eu não percebi, no que diz acima:
    Tente saber se a tela que está aplicada por baixo do pavimento em contacto com a betonilha é de polietileno (tipo espuma branca do género da que envolve os computadores, monitores novos). Se for, exija a sua substituição por tela tipo PE Underlay (ainda que tanha de pagar do seu bolso), pois esta é altamente permeável à humidade.

Quando diz "...pois esta é altamente permeável..." está-se a referir à "espuma branca" ou ao produto que recomenda? Assumindo que algo permeável à humidade n será bom para o chão, assumo que está-se a referir à dita espuma branca :)

De toda a forma, confirmo que as tábuas estão coladas entre si (pelo que a dona da obra me disse), talvez tenha sido por isso que também referiu ser necessário arrancar o chão todo... De qualquer forma, concordo que é irrelevante se é necessário substituir parte ou a totalidade, desde que fique perfeito, o meu receio é que seja pior a emenda que o soneto...

De qualquer forma, vou aguardar umas semanas até ver se a mancha alastra. Não me parece ter alastrado desde que primeiro notámos isso, pelo que estou mais inclinado para que o problema tenha ocorrido na altura da colocação do chão e não seja nenhuma infiltração que esteja a acontecer... No entanto e em qualquer dos casos, quando mais cedo for corrigido melhor, para que se voltar a aparecer sejam tomadas novas medidas.
  4.  # 4

Quando diz "...pois esta é altamente permeável..." está-se a referir à "espuma branca" ou ao produto que recomenda? Assumindo que algo permeável à humidade n será bom para o chão, assumo que está-se a referir à dita espuma branca :)

Tem toda a razão, foi erro de escrita. De facto a tela permeável é a branca. Aproveite para a substituir caso tenha que mudar o chão.
  5.  # 5

APROVEITO O TOPICO: se nao se deve molhar o flutuante, que produto usar para o limpar?
  6.  # 6

Esfregona Mop ou semelhante, SECA.

De vez em quando (para aí uma vez por semana, ou ainda menos frequentemente), pode humedecer com um borrifador , tipo vaporizador, antes de passar a esfregona.
    • eu
    • 12 novembro 2009

# 7

É por isso que vou banir as madeiras lá de casa... vai ser tudo corrido a mosaico. Até os quartos !
  7.  # 8

Colocado por: Luis K. W.Esfregona Mop ou semelhante, SECA.

De vez em quando (para aí uma vez por semana, ou ainda menos frequentemente), pode humedecer com um borrifador , tipo vaporizador, antes de passar a esfregona.

borrifo o chao?

Colocado por: euÉ por isso que vou banir as madeiras lá de casa... vai ser tudo corrido a mosaico. Até os quartos !

nao se compara em conforto. eu que vim de uma casa de tijoleira para uma de madeira é que noto..... mil vezes melhor a madeira
  8.  # 9

Caro poeta rural,

Tem alguma ideia do preço por m2 desse material que recomenda ou ainda onde se pode comprar disso na zona de Lisboa?
    • eu
    • 12 novembro 2009

# 10

Colocado por: kosttanao se compara em conforto. eu que vim de uma casa de tijoleira para uma de madeira é que noto..... mil vezes melhor a madeira

Sim, pelo menos em termos visuais a madeira está a outro nível. Eu fiz esta opção por preferir os aspectos práticos de limpeza e robustez dos mosaicos. Como vou ter piso radiante, as questões térmicas não se colocam...

0.0141 seg. NEW