Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia
    Comprei um apartamento novo em 2017 com a classificação energética A e que ainda se encontra no período de garantia. Com a escritura entregaram-me o respectivo certificado energético.

Entretanto verifiquei que o imóvel tem duas caixas de estores interiores, de janelas mais pequenas, sem qualquer isolamento além do pladur que faz a ligação e os remates aos tectos falsos. O isolamento é tão fraco que em dias de muito vento, o ar entra para dentro dos tectos falsos e é bastante percéptivel pelo barulho que faz.

Já contactei o empreiteiro que diz que vai corrigir, e como não tem muito espaço dentro dentro da caixa de estore para colocar lã de rocha, a solução que apresentou foi isolar com spray de espuma expansiva, o que não me parece nada correcto.

Fiquei admirado dessa anomalia e consultei o certificado energético. Verifiquei não vêm discriminadas quaisquer pontes térmicas planas a descrever essas caixas de estores interiores nem qualquer outras referências às mesmas.

Perante isto, agradeço a vossa ajuda sobre o seguinte:
    - Existindo num imóvel novo caixas de estores interiores, as mesmas não deveriam ser obrigatoriamente discriminadas e contribuído para o cálculo dos valores do certificado energético?
    - Existindo um certificado energético com anomalias no seu cálculo, nomeadamente não considerando determinados elementos como as caixas de estores interiores, que implicações existem para o técnico que o fez e para o empreiteiro?

Grato desde já pelas vossas contribuições e ajudas.
  2.  # 2

Corrija essas situações e não se preocupe mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosgoncalves05
  3.  # 3

Colocado por: carlosgoncalves05que implicações existem para o técnico que o fez e para o empreiteiro?

Nenhumas.
    Os certificados energéticos infelizmente são todos chapa 7
    • riscos
    • 4 dezembro 2020 editado

# 4

Colocado por: carlosgoncalves05Bom dia
    Comprei um apartamento novo em 2017 com a classificação energética A e que ainda se encontra no período de garantia. Com a escritura entregaram-me o respectivo certificado energético.

Entretanto verifiquei que o imóvel tem duas caixas de estores interiores, de janelas mais pequenas, sem qualquer isolamento além do pladur que faz a ligação e os remates aos tectos falsos. O isolamento é tão fraco que em dias de muito vento, o ar entra para dentro dos tectos falsos e é bastante percéptivel pelo barulho que faz.

Já contactei o empreiteiro que diz que vai corrigir, e como não tem muito espaço dentro dentro da caixa de estore para colocar lã de rocha, a solução que apresentou foi isolar com spray de espuma expansiva, o que não me parece nada correcto.

Fiquei admirado dessa anomalia e consultei o certificado energético. Verifiquei não vêm discriminadas quaisquer pontes térmicas planas a descrever essas caixas de estores interiores nem qualquer outras referências às mesmas.

Perante isto, agradeço a vossa ajuda sobre o seguinte:
    - Existindo num imóvel novo caixas de estores interiores, as mesmas não deveriam ser obrigatoriamente discriminadas e contribuído para o cálculo dos valores do certificado energético?
    - Existindo um certificado energético com anomalias no seu cálculo, nomeadamente não considerando determinados elementos como as caixas de estores interiores, que implicações existem para o técnico que o fez e para o empreiteiro?

Grato desde já pelas vossas contribuições e ajudas.

O técnico que lhe passou a casa com A, provavelmente noutro "perito" perito tinha um B. Mas concordo com o Barradas não vá pó aí.. Mas se quiser briga peça uma vistoria á adene, no certificado energético está lá o nome do períto.
  4.  # 5

Peça vistoria à ADENE. Se o relatório não está de acordo com o executado o técnico deve ser responsabilizado.
    Concordam com este comentário: Sabrina
  5.  # 6

Bom dia.
    Obrigado pelos vossos comentários.
    Não me interessa estar a criar uma guerra gratuita com o perito por causa do certificado, mas interessa-me proteger o meu investimento que é o imóvel.
    Como referi inicialmente, o certificado energético não refere as caixas de estores interiores e se as referisse provavelmente a classificação energética seria um B.

Comprei um imóvel com classificação energética A mas se calhar o mesmo é um B e nesse caso eu tenho um prejuízo que deveria reclamar junto de quem me vendeu o imóvel. Aliás, o certificado tem uma validade de 10 anos e se calhar quando fôr renová-lo já não conseguirei obter uma classificação A e isso desvaloriza o meu imóvel.

Qual a vossa opinião sobre como deverei proceder? Se de facto verificar que a classifação energética é um B, poderei reclamar uma redução de valor ao empreiteiro que me vendeu o imóvel?

Grato desde já pela vossa ajuda.
  6.  # 7

Esqueça isso, o certificado vale o que vale, na minha opinião é demasiado sobrevalorizado.

Uma casa com classificação A de há 10 anos, se for agora efetuar NOVO certificado, deverá concerteza passar para um B-, ou pior...
  7.  # 8

O certificado energético só serve para gastar mais uns €€€€!!!....de resto vale zero....
  8.  # 9

Colocado por: Pedro BarradasEsqueça isso, o certificado vale o que vale, na minha opinião é demasiado sobrevalorizado.

Uma casa com classificação A de há 10 anos, se for agora efetuar NOVO certificado, deverá concerteza passar para um B-, ou pior...

Totalmente de acordo.
  9.  # 10

Colocado por: prodrigues2000O certificado energético só serve para gastar mais uns €€€€!!!....de resto vale zero....

Ou ganhar mais uns €€€€, depende do ponto e vista hahahaha

alguém ainda se lembra como foi instituido o certificado energetico e quem mais lucrou com isso?
  10.  # 11

Colocado por: LuisPereira

Ou ganhar mais uns €€€€, depende do ponto e vista hahahaha

Exatamente!!!!...:D
  11.  # 12

Mas independentemente da importância do certificado, um imóvel novo anunciado com eficiência A vale mais que o mesmo imóvel novo anunciado com eficiência B.

E a mim venderam-me um imóvel novo A mas na realidade tem eficiência B.

É quase como anunciar que o imóvel tem determinadas características de construção mas que depois não são cumpridas.

Isso pode dar direito ao comprador ser ressarcido ou ao empreiteiro/vendedor a colocar o imóvel com as características que vendeu.

O que acham?
  12.  # 13

Acho que ... se quiser muitas chatices, faz o que acha de direito.
    Mas antes de começar com palermices, leve um perito ADENE e peça uma nova avaliação da situação... depois logo vê
    Concordam com este comentário: carlosgoncalves05
  13.  # 14

Infelizmente é como lhe disseram, são quase todos "chapa 5"...
    No meu diz que a moradia se situa a menos de 5km da costa, quando moro a 20!!! 😂
    Entre outros erros de "pormaiores"...
    Compreendo a sua frustração, mas eu não ligaria muito ao assunto.
    O mais importante é isolar convenientemente essas caixas de estores.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, SG_arquitecto

0.0164 seg. NEW