Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.
    Este é o meu 1ro post. Vi tópicos semelhantes aqui no fórum mas não consegui ficar esclarecido (e não sou muito entendido em electricidade).

    Queria instalar um controlador Shelly 2.5 num comando de persiana (EFAPEL 21290). No entanto fico na dúvida sobre 2 dos fios pretos (assinalados na figura a vermelho). A verde entendo que sejam os fios para subir e descer a persiana (e deverão ligar-se aos O1 e O2 do Shelly). Penso que um dos fios pretos deverá ligar-se a um dos L do Shelly, mas fico na dúvida qual deles e o que fazer ao outro fio preto. Será o fio preto da 2da entrada (assinalado a azul) o fio da corrente?

    Também gostaria de saber se poderei ligar o neutro do Shelly à ligação que identifiquei com a seta a laranja.

    Obrigado pela ajuda.
      2020-12-04 15.39.05_LI.jpg
      2020-12-04 15.24.12_LI (2).jpg
  2.  # 2

    Acho que estás a pensar bem.
    Vê lá se percebes alguma coisa da ligação.
      IMG_20201013_140409.1.jpg
  3.  # 3

    Eu tinha feito um diagrama de ligações numa folha de papel, se encontrar já te envio uma foto.
  4.  # 4

    Obrigado pela resposta rápida. Pela foto vejo 1 castanho que entra no O2, certo? (que no meu caso seria um dos fios pretos)
    Posso estar a fazer confusão mas no meu caso acho que tenho 1 fio a mais (um dos pretos). Poderia ficar sem o ligar?
  5.  # 5

    Esse preto que perguntas deve ser a alimentação do próximo estore, por acaso esta foto que tenho é do último, que não dá passagem de fase para mais nenhum.
  6.  # 6

    Certo, nesse caso, se o deixar de fora, provavelmente o próximo estore ficará sem alimentação.
  7.  # 7

    Colocado por: Fernando_DCerto, nesse caso, se o deixar de fora, provavelmente o próximo estore ficará sem alimentação.

    Penso que sim.. também não devo perceber mais que tu de eletricidade 😛
  8.  # 8

    :D Em todo o caso agradeço a ajuda.
  9.  # 9

    Colocado por: Fernando_D:D Em todo o caso agradeço a ajuda.

    De nada.
    Entretanto encontrei também o diagrama.. mas nem vou partilhar, fui eu que o fiz e mal o percebo 😂
  10.  # 10

    Finalmente consegui! E já está emparelhado com a app Shelly.
    Agora a dificuldade é tentar enfiar tudo no pouco espaço que tenho disponível. Estava a tentar evitar cortar fio mas acho que não tenho hipótese; a maioria dos fios é rígida, o que dificulta a operação de "empacotamento"... acho que não me livro de ter que cortar um pouco os fios originais.
      2020-12-08 14.53.59.jpg
  11.  # 11

    Corta os fios que ligam o shelly ao interruptor, parecem demasiado compridos, faz as ligações de forma a conseguires "espalmar" o shelly contra as costas do interruptor.
    Este não ficou perfeito, mas como era o último tinha menos cabos para enfiar na caixa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando_D, fjacruz
      IMG_20201013_140441.1.jpg
  12.  # 12

    Rjmpires, qual a profundidade das caixas?,li algures aqui no fórum que o ideal seria terem seis centímetros, tem ideia de será suficiente.
  13.  # 13

    Fernando_D consegue colocar umas fotos onde se veja melhor as ligações? Daqui a uns meses vou precisar e ficava já com uma ideia de como ligar :) Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando_D
  14.  # 14

    Colocado por: pedrovilRjmpires, qual a profundidade das caixas?,li algures aqui no fórum que o ideal seria terem seis centímetros, tem ideia de será suficiente.

    Sinceramente não me lembro se medi as caixas, vê lá se percebes o tamanho por esta foto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrovil
      IMG_20191031_170046.1.jpg
  15.  # 15

    Antes de cortar tenta forçar a entrada dos fios nos seus tubos. Hás de conseguir reduzir de forma significativa o seu comprimento sem os cortar
    Concordam com este comentário: Fernando_D
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando_D
  16.  # 16

    Colocado por: fernandolAntes de cortar tenta forçar a entrada dos fios nos seus tubos. Hás de conseguir reduzir de forma significativa o seu comprimento sem os cortar
    Concordam com este comentário:Fernando_D
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fernando_D


    Peço desculpa pela demorada resposta. Sim, com alguma dificuldade foi o que acabei por fazer, forcei um pouco a entrada dos fios e finalmente lá consegui fechar tudo. Já está a funcionar!
    Concordam com este comentário: fernandol
  17.  # 17

    Colocado por: Dav82Fernando_D consegue colocar umas fotos onde se veja melhor as ligações? Daqui a uns meses vou precisar e ficava já com uma ideia de como ligar :) Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Fernando_D


    Desculpa a demorada resposta. Acabei por conseguir empurrar um pouco os fios para o fundo e dentro dos cabos e consegui fechar tudo.
 
0.0156 seg. NEW