Iniciar sessão ou registar-se
    • MF.
    • 5 dezembro 2020

# 1

Boa tarde
    Pretendia ficar esclarecida para a seguinte situação:
    Um casal, em regime de comunhão de adquiridos, tem dois imóveis. Ao avançar com o divórcio, decidem que o cônjuge A fica com uma casa no valor de 90.000 euros e B com a outra casa, no valor de 115.000 euros. Qual é verdadeiramente o valor (tornas !) que B tem de pagar ao A ?
    Agradeço a atenção
    MF
  1.  # 2

Eu diria que 12.500 € .... partindo do princípio que ambas estão totalmente pagas.
    Mas não sou entendida no assunto
    Concordam com este comentário: MF., 8421
  2.  # 3

Eu diria baseado apenas no senso comum que seriam 25k. Assim, ambos ficariam com bens/dinheiro que totalizariam o mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MF.
  3.  # 4

barbeiro

o B fica com menos 25 K na carteira

o correto a meu ver é somar 90 + 115 = 205 depois 205 : 2 = 102,5 portanto o A tem a receber 12,5
    Concordam com este comentário: MF.
    • MF.
    • 5 dezembro 2020

# 5

Obrigado pelas vossas respostas. Relativamente aos bens e dinheiros essa questão encontra-se resolvida.
    A dúvida está apenas no pagamento da diferença a pagar pelo valor das casas. Uma casa está já paga e a outra falta ainda pagar 7 mil €.
    A minha opinião vai ao encontro da resposta dada por Ana_Dado e partindo do princípio que será assim, o valor que falta pagar pela outra casa deduzo que será também a dividir pelos 2 !
    • RMPG
    • 5 dezembro 2020

# 6

Pelo bom senso e se as pessoas ate parece que se estao a entender.. Imaginando que o que falta pagar é na casa com o valor mais elevado, subtrai o valor quem tem a receber, 12500, menos metade da divida (3500) e recebia 9000... ou ao contrario caso a divida seja na casa de menor valor...

Quando as pessoas se entendem é tudo facil... quando ha entraves de um lado ou de ambos.. ate de um copo de agua se faz uma tempestade.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, MF.
  4.  # 7

Aproveitando o tópico, gostaria de esclarecer uma dúvida com relação à partilha:

Considerando que o apartamento (morada de família) é património da senhora e que foram feitas obras de beneficiação a expensas de ambos, em caso de divórcio o senhor terá direito a ser ressarcido de 50% do valor gasto? Que outros encargos podem vir a ser reclamados? Beneficiações no condomínio (pintura do prédio)?
  5.  # 8

Ser ressarcido? Enquanto lá viveu pagou renda?
  6.  # 9

Colocado por: MF.ainda pagar 7 mil €.

Colocado por: MF.cônjuge A fica com uma casa no valor de 90.000 euros e B com a outra casa, no valor de 115.000

90+115-7=198/2=99
    Partindo do princípio que o crédito irá ser apenas pago por B.
    Cada um tem de "receber" 99K.
    Logo quem ficar com B tem de dar 9 mil euros a A.
  7.  # 10

Colocado por: japazulsenhor terá direito a ser ressarcido de 50% do valor gasto

Se ela achar bem.

Legalmente vai ser difícil comprovar.
  8.  # 11

Colocado por: marco1B fica com menos 25 K na carteira

Colocado por: marco1A tem a receber 12,5

Uma contradição.

Eu fiz as contas e realmente acho que B fica beneficiado se pagar apenas 12,5 em vez de 25k.
    Devia pagar 25k.
    Jesus... isto é um problema da primária!E eu não estou a conseguir...Lol
  9.  # 12

Colocado por: Palhava

Uma contradição.

Eu fiz as contas e realmente acho que B fica beneficiado se pagar apenas 12,5 em vez de 25k.
    Devia pagar 25k.
    Jesus... isto é um problema da primária!E eu não estou a conseguir...Lol

90k + 12,5k = 102,5k
    115k - 12,5k = 102,5k

EDIT: Sarcasmo??
    Concordam com este comentário: Varejote, Palhava
  10.  # 13

Colocado por: PalhavaUma contradição

Colocado por: ghost12EDIT: Sarcasmo??

Foi porque o marco1 disse no mesmo post que A devia receber 12,5 e 25k.
  11.  # 14

Colocado por: PalhavaDevia pagar 25k.

Não porque 12,5 desses 25k já eram de B.
    •  
      marco1
    • 3 janeiro 2021 editado

# 15

palhava

os menos 25K na carteira era ironia a responder ao barbeiro, entenda

estando todos os imoveis pagos as minhas contas estão certas o B tem a dar ao A 12.5K
    Concordam com este comentário: Palhava
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Palhava
  12.  # 16

115.000 + 90.000 / 2 {102.500}

115.000 - 102.500 = 12.500

12.5k

0.0186 seg. NEW