Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Moro numa zona perto de Sesimbra, moradia geminada com 180m2 divida em 3 pisos, construção de 1999, paredes duplas, caixilharia em alumínio com vidro duplo (a substituir no futuro).
    Neste momento estou em dúvida sobre qual a melhor opção para aquecimento central, estando inclinado para bomba de calor ou salamandra encastrável ou mesmo caldeira de pellets, qual recomendariam? Procuro essencialmente custo eficiência, custos de manutenção e longevidade.

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: disaacjmmelhor opção para aquecimento central

    Mas já tem radiadores ou vai partir para colocar?
  3.  # 3

    Colocado por: rjmpires
    Mas já tem radiadores ou vai partir para colocar?

    Terei de partir para colocar.
  4.  # 4

    Gosta de ver a chama da lareira? Tem espaço para ter lenha? Importa-se em carregar lenha e limpar cinzas?
    Ou prefere um sistema em que só carega ym saco de vez em quando e limpa menos cinzas?
    Ou ainda.. gosta da comodidade de carregar num botão e esquecer que o sistema está lá!?
    Em termos de valores €€€ há para todos os gostos e carteiras.
  5.  # 5

    Colocado por: rjmpiresGosta de ver a chama da lareira? Tem espaço para ter lenha? Importa-se em carregar lenha e limpar cinzas?
    Ou prefere um sistema em que só carega ym saco de vez em quando e limpa menos cinzas?
    Ou ainda.. gosta da comodidade de carregar num botão e esquecer que o sistema está lá!?
    Em termos de valores €€€ há para todos os gostos e carteiras.

    Não tenho espaço suficiente para armazenar lenha.
    Pellets são uma opção e também gosto da comodidade de apenas ter que carregar num botão, mas certamente não será isso que pesa na minha escolha.
    Acima de tudo quero um sistema em que possa programar horários e seja eficiente e de com o menor custo/inverno possível.
    Sendo que estou mesmo indeciso entre pellets e bomba de calor de alta temperatura.
  6.  # 6

    Provavelmente uma caldeira a pellets não lhe sai mais muito mais barata que uma bomba de calor, para não dizer mais cara.
    • SrR
    • 6 dezembro 2020

     # 7

    Colocado por: rjmpiresProvavelmente uma caldeira a pellets não lhe sai mais muito mais barata que uma bomba de calor, para não dizer mais cara.
    depende das caldeiras e das bombas de calor
  7.  # 8

    Colocado por: SrRdepende das caldeiras e das bombas de calor

    Exacto, daí a palavra provavelmente no início.
  8.  # 9

    Eu gostaria de recomendações, não só de marcas como de potências.
  9.  # 10

    A bomba de calor torna na lhe a vida mais fácil e elétrica e não tem de andar a carregar lenha ou sacos de pellets, os consumos tem haver com o que você vai colocar, se não tiver nada, eu optava por ventiloconvetor para fazer aquecimento no inverno e arrefecimento no verão.
  10.  # 11

    Colocado por: Fabioramod84A bomba de calor torna na lhe a vida mais fácil e elétrica e não tem de andar a carregar lenha ou sacos de pellets, os consumos tem haver com o que você vai colocar, se não tiver nada, eu optava por ventiloconvetor para fazer aquecimento no inverno e arrefecimento no verão.

    Muito obrigado pela sua opinião.
    Quanto ao carregar pellets não me preocupa minimamente, tenho bastante espaço de armazenamento, preocupa-me sim o custo mensal.
    Ventiloconvetor acho que não me convence, neste momento uso ar condicionado em 2 divisões da casa e não gosto da sensação de calor que transmite e penso que irei sentir o mesmo, pelo que optarei por radiadores.
  11.  # 12

    Sendo uma moradia já existente e naoquerendo climatizacao3com movimentação de ar, os radiadores serão a melhor opção, a bomba de calor também, mas não necessariamentede alta temperatura, 60°serao3o suficiente desde que tudo seja bem dimensionado.
    Pena que o piso radiante não seja opção...
  12.  # 13

    Colocado por: Energia LivreSendo uma moradia já existente e naoquerendo climatizacao3com movimentação de ar, os radiadores serão a melhor opção, a bomba de calor também, mas não necessariamentede alta temperatura, 60°serao3o suficiente desde que tudo seja bem dimensionado.
    Pena que o piso radiante não seja opção...


    Alguma ideia de modelos ou marcas a escolher?
  13.  # 14

    Têm empresas que façam esse serviço na sua zona?
    Comece por falar com os profissionais da sua zona e veja o que aconselham e qual a oferta.
    • SACS
    • 4 janeiro 2021 editado

     # 15

    Bom dia.
    Ando a pensar em meter aquecimento em casa, mas surgiu uma ideia que não sei se é usual ou não, sei que em situações a lenha sim.
    Já alguém por aqui instalou depósito de inércia num sistema de radiadores com caldeira a pellets como fonte de calor?

    Qual o feedback da coisa?

    Obrigada
  14.  # 16

    Colocado por: disaacjmAlguma ideia de modelos ou marcas a escolher?


    Carrier 30AW até 15kw e 60°
  15.  # 17

    Aí perto (+-), vai ser instalado uma de 8kw em setubal para prh
  16.  # 18

    Boa tarde,

    Peço desculpa, mas vou-me colar aqui aos comentários. Alguém que me possa dizer se a solução de bomba de calor mais paineis solares, só para aquecimento de águas é uma boa solução? Vale a pena o investimento? Como não quero de todo gás em casa, sugeriram-me então isso.
    O preço para a bomba de calor em questão que me foi apresentado: 1750 + IVA.
    Obrigada.
  17.  # 19

    Não tinha gás natural na minha casa, mas dentro de 20/30 dias vão passar gás natural na minha rua.

    Tendo em conta isso, será boa opção colocar uma caldeira mural de condensação para AQC e AQS? Já tive uma proposta de uma Baxi Platinum Max Plus 28/28, será uma boa opção, são cerca de 124 elementos.

    Vi também a Vulcano Lifestar Connect 24/30 que fica bem mais barato, será uma boa opção? Dará conta do recado?
 
0.0204 seg. NEW