Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Existe algum problema na escritura de um imóvel um cheque ser para o vendedor descontando a comissão da imobiliária e outro cheque para a imobiliária? exemplo- valor imóvel: 10.000€, cheque de 9.000€ para o vendedor e cheque de 1.000€ para a imobiliária. Neste caso o vendedor não tinha que pagar diretamente à imobiliária porque o comprador já paga a comissão descontando do valor do imóvel.
    Obrigado
  2.  # 2

    Não pode fazer isso, tem que pagar o total ao vendedor e ele depois paga à imobiliária.
    Na escritura tem que ficar registado a forma de pagamento.
    Concordam com este comentário: Varejote
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rofsantos
  3.  # 3

    Mas não posso porquê? Existe alguma lei que não permita isso? Na escritura fica registado as 2 formas...
  4.  # 4

    Colocado por: rofsantosMas não posso porquê? Existe alguma lei que não permita isso? Na escritura fica registado as 2 formas...

    Na escritura tem que ficar escrito a forma de pagamento, pode ficar registado que foi com dois cheques um de 9000 e outro de 1000, depois o vendedor endossa o de 1000 à imobiliária.
  5.  # 5

    Colocado por: PicaretaNa escritura tem que ficar escrito a forma de pagamento, pode ficar registado que foi com dois cheques um de 9000 e outro de 1000, depois o vendedor endossa o de 1000 à imobiliária.

    Mas estou numa situação em que por problemas familiares do vendedor não sei bem quais, o vendedor não quer pagar diretamente à imobiliária, por isso é que preciso de saber se existe algum problema legal neste processo.
  6.  # 6

    Eu já lhe dei a solução.
    Concordam com este comentário: Anonimo16102022
    • size
    • 6 dezembro 2020

     # 7

    Colocado por: rofsantosBom dia,

    Existe algum problema na escritura de um imóvel um cheque ser para o vendedor descontando a comissão da imobiliária e outro cheque para a imobiliária?


    Existe.
    Existe uma incompatibilidade na formalização da escritura.
    Na escritura tem que ficar fixado o valor por quanto é vendido o imóvel e o preciso valor do pagamento ao vendedor pelo comprador.

    Se vai dizer ao notário que um cheque de € 1.000,00 é para ser entregue a um terceiro (imobiliária) que nada tem a ver com o negócio, obviamente, que vai ser recusado, porque não está a pagar ao vendedor a totalidade do imóvel.
    Concordam com este comentário: Varejote, Anonimo16102022
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rofsantos
 
0.0118 seg. NEW