Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito boa tarde,

    Antes de decidir pedir a vossa ajuda pesquisei bastante, mas só encontro tópicos antigos, o que com a evolução normal dos sistemas poderão haver outras opiniões.

    É seguinte, tenho uma moradia em construção, sendo que vão ser instalados painéis solares para aquecimento da água.

    A minha dúvida reside no apoio a esse sistema, caso exista alguma altura do ano em que o sol não seja suficiente.

    Um termoacumulador elétrico (80L ou 100L) ou sistema de gás?

    Ainda não existe gás natural , embora esteja para breve, vou ter a moradia pré-preparada para isso mas inicialmente , se optar por essa solução, será com garrafa de gás.

    Nota: a placa da cozinha é elétrica, o gás será apenas para apoio ao painel e , eventualmente , um fogão pequeno no anexo.

    Desde já agradeço as possíveis ajudas!
    Luís Matos
  2.  # 2

    Então os seus painéis solares não têm uma resistência incorporada no reservatório?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisMatos
  3.  # 3

    se está em construção veja a hipotese de trocar por bomba de calor...
    Concordam com este comentário: Fabioramod84
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisMatos
  4.  # 4

    Obrigado pelas respostas.

    Rjnpires não faço ideia, vou verificar isso, sou leigo na matéria. Se tiver resistência não necessito de sistema de apoio?

    Manelvc, pesquisei à pouco sobre o assunto, pensei que como só seria para apoio ao painel, quando não é suficiente, julgo ser demasiado caro para conseguir rentabilizar, uma vez que poderá ser usado pouca vez ao ano.
    • RMPG
    • 6 dezembro 2020

     # 5

    SE tiver resistencia é esse o sistema de apoio, arrisco a dizer o mais usual.. pode ter com apoio de gas com esquentador... ou exemplo, a bomba de calor como ja falado, com um investimento ja mais avultado...
  5.  # 6

    Colocado por: LuisMatosRjnpires não faço ideia, vou verificar isso, sou leigo na matéria. Se tiver resistência não necessito de sistema de apoio?

    Normalmente trazem logo resistência, veja isso, se já tiver não precisa de procurar solução pois já está solucionado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LuisMatos
  6.  # 7

    Colocado por: LuisMatosObrigado pelas respostas.

    Rjnpires não faço ideia, vou verificar isso, sou leigo na matéria. Se tiver resistência não necessito de sistema de apoio?

    Manelvc, pesquisei à pouco sobre o assunto, pensei que como só seria para apoio ao painel, quando não é suficiente, julgo ser demasiado caro para conseguir rentabilizar, uma vez que poderá ser usado pouca vez ao ano.

    Eu falei em colocar a bomba de calor e não colocar o painel
  7.  # 8

    Como disseram, grande parte dos painéis vêm com uma resistência que podemos ligar quando o sol não é suficiente.
    Aqui em casa pedi para instalarem um programador, para quando eu vejo que vou necessitar de água quente no dia seguinte e o tempo não está a ajudar, ponho a resistência a trabalhar uma ou duas horas durante a noite para ter água quente durante o dia.
    Concordam com este comentário: LuisMatos
 
0.0116 seg. NEW