Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia, já acompanho o fórum há algum tempo, e já me ajudou a esclarecer algumas duvidas. Agora estamos em processo de aquisição de uma casa para renovar e as duvidas aumentaram por isso aqui solicito a vossa cooperação e assistência.

    Vou ter de fazer obras na casa. Já tem mais de 40 anos e dizem que não precisa de licença de habitabilidade por causa disso. A casa precisa de um telhado novo pois houve colapso de uma parte do existente, renovar canalizações e eletricidade. De resto é para colocar piso flutuante sobre o existente, pequenas reparações em certas paredes e pintura das mesmas e colocação de moveis de cozinha novos. E claro, janelas novas

    Não vou mexer em estrutura, portanto não sei se precisa de ser licenciada.

    EU posso fazer algumas das obras, nomeadamente passar os cabos e tubos pra eletricidade e aguas, mas pelo que aqui li no fórum, para efetuar as ligações tem de haver certificação para ser feita a ligação. Também posso fazer os arranjos nas paredes e a pintura das mesmas.
    (Tenho alguma experiência de ter feito há alguns anos trabalhos de pedreiro, pintura, eletricidade e canalização na minha antiga casa).

    Aqui vão as questões mais importantes:

    1 - preciso de algum projeto, uma vez que depois vai ser necessário depois ligar a agua e eletricidade ( e pelo que li aqui também as ligações pra telefone/internet/tv) - pretendia ser eu a instalar tudo e depois ter um eletricista e um canalizador para fazer as ligações e acabar o que não tenho conhecimentos técnicos para fazer, como por exemplo o quadro...

    2 - Para colocar telhado novo necessito de licença? ( A casa fica recuada e tem espaço livre nos 4 lados, pretendo que continue a estrutura em madeira, embora também possa considerar a estrutura em metal leve e o mesmo tipo de telha e talvez ate aproveitar a que la está. A única diferença seria acrescentar o isolamento.

    Tenho muitas mais duvidas mas estas são as mais pertinentes e que poderão determinar a concretização ou não deste sonho

    Muito obrigado.
  2.  # 2

    Boa tarde Luís,

    Para a projeção de um novo telhado terá de fazer um projeto de arquitetura e estabilidade, apesar de referir que não vai intervir na estrutura.
    Para os trabalhos que enuncia no interior não é obrigatório, mas um projeto é sempre uma mais valia para controlo de custos e para que as coisas fiquem bem feitas.
    No caso de trabalhos de eletricidade e telecomunicações terá ser efectuado por um técnico credenciado pela DGE e ANACOM.

    Mas é a possível existência de um projeto ou não, que vai determinar a concretização do seu sonho?

    Obrigado.
  3.  # 3

    a substituição do telhado nao necessita de projecto.. se alterar a estrutura do mesmo já fará falta.. como por exemplo usar aço em vez de madeira.
  4.  # 4

    Colocado por: antonylemosa substituição do telhado nao necessita de projecto.. se alterar a estrutura do mesmo já fará falta.. como por exemplo usar aço em vez de madeira.

    Estando assumir que o colapso envolve a estrutura do telhado.
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  5.  # 5

    Colocado por: SG_arquitectoBoa tarde Luís,

    Para a projeção de um novo telhado terá de fazer um projeto de arquitetura e estabilidade, apesar de referir que não vai intervir na estrutura.
    Para os trabalhos que enuncia no interior não é obrigatório, mas um projeto é sempre uma mais valia para controlo de custos e para que as coisas fiquem bem feitas.
    No caso de trabalhos de eletricidade e telecomunicações terá ser efectuado por um técnico credenciado pela DGE e ANACOM.

    Mas é a possível existência de um projeto ou não, que vai determinar a concretização do seu sonho?

    Obrigado.
  6.  # 6

    Colocado por: SG_arquitectoBoa tarde Luís,

    Para a projeção de um novo telhado terá de fazer um projeto de arquitetura e estabilidade, apesar de referir que não vai intervir na estrutura.
    Para os trabalhos que enuncia no interior não é obrigatório, mas um projeto é sempre uma mais valia para controlo de custos e para que as coisas fiquem bem feitas.
    No caso de trabalhos de eletricidade e telecomunicações terá ser efectuado por um técnico credenciado pela DGE e ANACOM.

    Mas é a possível existência de um projeto ou não, que vai determinar a concretização do seu sonho?

    Obrigado.


    Boas tardes e obrigado pelo feedback

    Acho que me exprimi mal... Não se trata de projetar um novo telhado mas sim de renovar o existente. Também não pretendia mudar os materiais usados ou fazer qualquer tipo de alteração. Seria para trocar a estrutura de madeira existente e as telhas, acrescentando isolamento e subtelha
  7.  # 7

    ...
  8.  # 8

    Colocado por: SG_arquitectoBoa tarde Luís,

    Para a projeção de um novo telhado terá de fazer um projeto de arquitetura e estabilidade, apesar de referir que não vai intervir na estrutura.
    Para os trabalhos que enuncia no interior não é obrigatório, mas um projeto é sempre uma mais valia para controlo de custos e para que as coisas fiquem bem feitas.
    No caso de trabalhos de eletricidade e telecomunicações terá ser efectuado por um técnico credenciado pela DGE e ANACOM.

    Mas é a possível existência de um projeto ou não, que vai determinar a concretização do seu sonho?

    Obrigado.



    Muito obrigado pelo feedback

    De facto não será pela falta de projeto que se vai acabar o sonho... trata-se acima de tudo de tentar minimizar os custos e como vi noutros comentários parece ser algo elevado fazer um projeto, mas ate pode ser que esteja errado (provavelmente estou)
  9.  # 9

    Colocado por: SG_arquitecto
    Estando assumir que o colapso envolve a estrutura do telhado.


    Sim. Houve duas partes do telhado que caíram. Uma devido a um reservatório de agua que tombou pra cima do telhado (que estava colocado no exterior e não devia estar bem seguro) e o outro parece ter sido por queda de um ramo de arvore pois vi ramos grossos lá caídos.
  10.  # 10

    Colocado por: SG_arquitectoBoa tarde Luís,


    No caso de trabalhos de eletricidade e telecomunicações terá ser efectuado por um técnico credenciado pela DGE e ANACOM.



    Obrigado.


    Boas tardes

    Sendo imprescindível para que depois me efetuem as ligações, certo??

    Mas então como vou ligar a luz para as obras??? Existe lá um contador mas muito velho...
  11.  # 11

    Se tiver luz pode usar para a obra, mas o mais certo é estar com limite de 15 amperes e para alterar isso é preciso o termo de responsabilidade de um eletricista.

    Águas aqui não pedem nada disso, uns colegas não tinham água na casa e foi só ligar para eles e vieram ligar.
  12.  # 12

    Colocado por: luis blanquet

    Boas tardes e obrigado pelo feedback

    Acho que me exprimi mal... Não se trata de projetar um novo telhado mas sim de renovar o existente. Também não pretendia mudar os materiais usados ou fazer qualquer tipo de alteração. Seria para trocar a estrutura de madeira existente e as telhas, acrescentando isolamento e subtelha


    Boa tarde,

    Nesse caso substituindo pelo mesmo material estrutural e manter as telhas idênticas, não necessita de projecto para licenciar na CM esses trabalhos.
    Não havendo lá contador, ou o existente estando obsoleto, terá de requisitar um novo com o termo de responsabilidade de eletricista inscrito na DGE.
    Quanto ao projecto, o valor é subjectivo neste momento, mas sempre uma mais valia para controlo de custos sabendo o quanto vai gastar previamente, além de ficar com a obra toda documentada...mas também terá a haver com o volume de obra que pretende fazer.
    Tem fotos do edifício?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  13.  # 13

    Eu remodelei a minha casa entre 2017 e 2018, foi tudo feito sem projetos nenhuns, a única coisa que precisaria de licenciamento foi uma pequena alteração na fachada traseira da casa, onde era uma porta passou a ser uma porta varanda.
    Como a casa não tem qualquer projeto na CM não me chateei muito com isso, e o restante das alterações foram internas.

    Ainda assim, se fosse hoje tinha contratado um arquiteto, principalmente para tratar dos anexos e da envolvente exterior..porquê?

    Simples, perdi IMENSO tempo a refazer coisas à medida que as ideias iam mudando...tratei de meter metade dos anexos a serem a minha oficina, depois acordei para a vida e descobri que gastar 20m2 de área numa oficina, quando a casa toda, excluindo os anexos, tem 75m2 não é muito inteligente...toca de partir uma parede, repensar a parte elétrica, colocar pladur onde ia ficar areado , cortar o chão que já tinha sido feito para passar a parte elétrica, porque era suposto passar no exterior das paredes..etc.
    Continuando, os anexos anteriormente tinham 2 níveis de piso, como a ideia era para ser oficina, apesar de ter feito pisos novos, mantive os dois níveis. Agora queria ligar tudo por dentro e não posso, portanto para ir do "multiusos" (nome que demos à sala para as jantaradas no verão) para a casa de banho dos anexos tenho de ir por fora..para além que tive de manter o piso exterior em dois níveis também o que trouxe outras complicações que ainda estou a resolver.

    Enfim, já gastei mais dinheiro e tempo em remendos e alterações do que se tivesse pago a alguém que sabe o que está a fazer para pensar isso por mim.

    Felizmente dentro de casa estou perfeitamente satisfeito com o resultado..alterava uma coisa ou outra, mas nada que me incomode muito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SG_arquitecto
  14.  # 14

    Colocado por: SS1128Eu remodelei a minha casa entre 2017 e 2018, foi tudo feito sem projetos nenhuns, a única coisa que precisaria de licenciamento foi uma pequena alteração na fachada traseira da casa, onde era uma porta passou a ser uma porta varanda.
    Como a casa não tem qualquer projeto na CM não me chateei muito com isso, e o restante das alterações foram internas.

    Ainda assim, se fosse hoje tinha contratado um arquiteto, principalmente para tratar dos anexos e da envolvente exterior..porquê?

    Simples, perdiIMENSOtempo a refazer coisas à medida que as ideias iam mudando...tratei de meter metade dos anexos a serem a minha oficina, depois acordei para a vida e descobri que gastar 20m2 de área numa oficina, quando a casa toda, excluindo os anexos, tem 75m2 não é muito inteligente...toca de partir uma parede, repensar a parte elétrica, colocar pladur onde ia ficar areado , cortar o chãoque já tinha sido feitopara passar a parte elétrica, porque era suposto passar no exterior das paredes..etc.
    Continuando, os anexos anteriormente tinham 2 níveis de piso, como a ideia era para ser oficina, apesar de ter feito pisos novos, mantive os dois níveis. Agora queria ligar tudo por dentro e não posso, portanto para ir do "multiusos" (nome que demos à sala para as jantaradas no verão) para a casa de banho dos anexos tenho de ir por fora..para além que tive de manter o piso exterior em dois níveis também o que trouxe outras complicações que ainda estou a resolver.

    Enfim, já gastei mais dinheiro e tempo em remendos e alterações do que se tivesse pago a alguém que sabe o que está a fazer para pensar isso por mim.

    Felizmente dentro de casa estou perfeitamente satisfeito com o resultado..alterava uma coisa ou outra, mas nada que me incomode muito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:SG_arquitecto

    Obrigado pelo seu testemunho.
    Infelizmente o projecto de arquitetura ainda é visto como algo dispensável em alguns casos...
 
0.0186 seg. NEW