Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

este marca 40° pk começou há 2 horitas um solinho agradável ....
    disto td.... qual é suposto ser +- a temperatura que está a água no depósito?? ( isto se por acaso me desse na telha ir tomar banho agora 🤔🤔🙄🙄

estou perdida
      20201214_133049.jpg
  2.  # 242

Aí umas duas horas antes, ligue a resistência
  3.  # 243

ahhh e estas "coisas" que não sei para o k servem....marcam isto
      20201214_133037.jpg
  4.  # 244

Colocado por: Pedro BarradasSim, e então?

..... não seja assim para com a minha burrice 🤣😬😁😬
  5.  # 245

Agora tem a água do depósito a 30. É essa que usa para o banho.

Os 40, deve ser a água do circuito solar... Que por sua vez irá aquecer a do depósito.
    Concordam com este comentário: eu
  6.  # 246

Essas coisas, é o circuito solar... No vermelho tem os cerca de 40c marcados no painel digital
  7.  # 247

Colocado por: Pedro BarradasEssas coisas, é o circuito solar... No vermelho tem os cerca de 40c marcados no painel digital

ou seja
    este termostato é que marca a temperatura "real" da água dentro do depósito, a outra é a temperatura a que a água está a ser aquecida pelo painel e entrar no depósito... é isso??
    😁😁😬😬
      20201214_1330202.jpg
  8.  # 248

Sim.
  9.  # 249

A Cristina têm de compreender também alguns conceitos de física.

Os painéis solares têm o líquido a 40 graus, esse líquido circula por meio de uma bomba passa no termômetro vermelho e segue para a serpentina dentro do termoacomulador onde deixa as calorias para aquecer a água e volta a sair, passa no termometro azul e segue novamente para os painéis para aquecer.
    A água no fundo do termoacomulador começa a ficar mais quente e então começa a ficar menos densa que a fria, naturalmente os produtos menos densos sobem e os mais densos descem.
    Eventualmente a temperatura do depósito chegará a um equilíbrio com a temperatura do líquido dos painéis e a bomba circuladora do solar pára.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dipeca, cristinacardoso
    • SACS
    • 14 dezembro 2020 editado

# 250

Colocado por: Pedro BarradasAí umas duas horas antes, ligue a resistência

Tal como o Pedro disse, antes 2h ligue a resistência, e vá controlando até ela parar de aquecer.
    Amanhã já saberá com que antecedência terá de a ligar!

Dessa forma no futuro também ficará a saber a que horas vais ter de programar o relógio!
    É possível que vás ter de subir a temperatura no termoaculador, mas só com testes é que vais perceberam isso!

Já regulaste a válvula preta?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cristinacardoso
    • zed

# 251

Esse a meio do depósito é a água a essa altura no deposito. Para cima poderá estar mais quente.

No controlador solar pode ver mais do que uma temperatura: a temperatura nos colectores (aparece em simultâneo com o "T1" no ecrã) e também a temperatura na secção inferior do cilindro perto da serpentina do solar (vê-se numa das fotos anteriores).

Poderá ter outra sonda na parte superior, é uma questão de ver os cabos que saem de lá.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • eu

# 252

Colocado por: SACSTal como o Pedro disse, antes 2h ligue a resistência, e vá controlando até ela parar de aquecer.

Não é preciso controlar nada, ela desliga-se sozinha quando a água atingir a temperatura marcada no termostato.

É por isso que ligar duas horas antes, 5 horas antes ou ter sempre ligada pouca diferença faz nos consumos.

Continuo sem perceber essa ideia de "só ligar umas horas antes"...
    • SACS
    • 14 dezembro 2020

# 253

Colocado por: eu
    Não é preciso controlar nada, el

Se não controlar como sabe quanto tempo demora aquecer???
  10.  # 254

Não é preciso controlar nada, ela desliga-se sozinha quando a água atingir a temperatura marcada no termostato.

É por isso que ligar duas horas antes, 5 horas antes ou ter sempre ligadapouca diferença faz nos consumos.

desligar pk não preciso manter a água quente a 50 ou 60° o dia todo, se a altura dos banhos é de manhã ou noite.... a resistência estar sempre ligada implica que a cada descida de temperatura na agua a resistência volta a ligar para a meter de novo na temperatura regulada .... julgo eu de que.... 😬😬🤔🤔
  11.  # 255

Colocado por: SACS

Tal como o Pedro disse, antes 2h ligue a resistência, e vá controlando até ela parar de aquecer.
    Amanhã já saberá com que antecedência terá de a ligar!

Dessa forma no futuro também ficará a saber a que horas vais ter de programar o relógio!
    É possível que vás ter de subir a temperatura no termoaculador, mas só com testes é que vais perceberam isso!

Já regulaste a válvula preta?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:cristinacardoso

sim... mexi na válvula para o 4 ... mas voltei a meter no 4,5 pk meu marido queixou se de manhã que água não estava à temperatura que ele gosta 🙄🙄
    mas tenho de perceber se o problema foi esse ou o facto de eu ter regulado para os 50° .... ( deixei resistência ligada de noite pk ainda tenho de comprar o temporizador)
  12.  # 256

Colocado por: cristinacardososim... mexi na válvula para o 4 ... mas voltei a meter no 4,5 pk meu marido queixou se de manhã que água não estava à temperatura que ele gosta 🙄🙄

Deixe estar.... sossegada.
    • VCAC
    • 14 dezembro 2020

# 257

É por isso que ligar duas horas antes, 5 horas antes ou ter sempre ligadapouca diferença faz nos consumos.

Correcto. Assim que a temperatura do depósito atinja a temperatura definida, a resistência desliga, porém, e uma vez que temos uma instalação com painéis solares, deverá tirar-se o máximo partido da energia fornecida pelo sol, que é gratuita.

Assim o controlo (on/off) da resistência eléctrica deverá ser realizado de acordo com os hábitos dos utilizadores.
    Por exemplo:

- Caso os utilizadores tenham por hábito tomar banho ao final do dia (imaginemos por volta das 19h):
    Devem legar a resistência por volta das 15H apenas, entretanto a água do depósito foi aquecendo através do sol, imaginemos que consegue atingir cerca de 35ºC/40ºC, às 15h a resistência já só tem de incrementar cerca de 15ºC, e desligam novamente antes de si irem deitar

- Caso os utilizadores tenham por hábito tomar banho logo de manhã (imaginemos por volta das 7h):
    Devem ligar a resistência, por exemplo antes de ir se deitarem (a resistência fica ligada durante a noite, incrementa a temperatura que foi atingida durante o dia com o sol para o valor definido e vai mantendo durante a noite) de manhã há água quente para os banhos e antes de saírem para irem trabalhar voltam a desligar, para ficar novamente o sol a trabalhar para o depósito.

Desta forma conseguem tirar melhor partido da energia renovável, do que ter sempre a resistência ligada.
    Quem tem hábitos de banhos ao final do dia, nem precisa de relógio o controlo é fácil de fazer manualmente. Para quem tem hábitos de banhos matinais é mais complicado sem relógio, pois nem sempre se está em casa por volta das 16h/15h...
    Concordam com este comentário: SACS
  13.  # 258

Se tomam banho ás 07:00h, se calhar por volta das 05:00h da manha chega, até porque não estamos a falar de um termosifão.
    à tarde o mesmo principio, eu penso que 2 horas deverá chegar.. para elvar a temperatura para niveis minimos.. como é obvio depden da temepratura de entrada de agua fria e da temepratura base com que es´ta a gua no deposito.. é ter essa noção.
    • eu

# 259

Colocado por: VCACDesta forma conseguem tirar melhor partido da energia renovável, do que ter sempre a resistência ligada.

Sim, existem alguns ganhos, mas não são assim tão relevantes como se pensa e passo a explicar.

Estes depósitos verticais fazem uma coisa chamada estratificação: a resistência elétrica aquece apenas a parte de cima da água e a serpentina dos painéis aquece na parte de baixo do depósito.

Eu tenho um depósito igual a este e quando usava a resistência, lembro-me de ter a água em cima a 65 graus e em baixo(junto à serpentina) a 30 graus.

Desta forma, ter a resistência sempre ligada pouco afetará o desempenho do circuito solar.
    Concordam com este comentário: rjmpires
    • eu
    • 14 dezembro 2020

# 260

Colocado por: Pedro BarradasSe tomam banho ás 07:00h, se calhar por volta das 05:00h da manha chega, até porque não estamos a falar de um termosifão.

É uma questão de experimentar e irem ajustando as horas.

0.0525 seg. NEW