Acabei de me inscrever aqui no fórum, após várias tentativas de pesquisa acerca deste assunto, de forma a poder abrir aqui uma nova discussão e, espero eu, conseguir obter alguma da vossa ajuda neste sentido. :)
Possuo um apartamento cujo ano de construção data de 2011/2012 e o mesmo já tem uma pré-instalação de ar condicionado. Ao longo destes anos, nunca houve grande necessidade de investir nesse campo mas, de há uns meses para cá, resolvi pesquisar acerca do assunto e lá me decidi a adquirir um aparelho de ar condicionado, apenas para a sala. Infelizmente, esta é demasiado quente no verão e acaba por chegar a um ponto em que se torna mesmo insuportável estar nessa divisão, nessa altura do ano.
O aparelho que acabei por adquirir é o seguinte:
Ar Condicionado Whirlpool Monosplit - modelo SPIW318A2WF - 18000 BTU
Link para o referido modelo, no site da Worten, loja à qual fiz a aquisição:
Uma vez que já tenho a pré-instalação de AC, ao efectuar a compra na Worten, adquiri também a instalação do equipamento através deles, no valor de 219.99 euros.
No dia em que os técnicos se deslocam ao local para efectuar a instalação, verificam algumas questões, como os cabos existentes para ligação à unidade exterior de AC, etc, e dizem que, por esses cabos terem de ser substituídos (os novos teriam de ter 5 fios, e o meu apenas tinha 4), por terem de fazer testes de estanquidade etc etc, o valor extra a pagar seriam cerca de 380 euros. 380 euros a mais dos 220 que já tinha pago pela instalação (ou seja, ficar-me-ia a instalação de um Monosplit em 600 euros, no total, não se tratando de uma instalação de raíz, tendo já eu a pré-instalação em casa!!)...
No momento, não quis avançar com a instalação, principalmente por nunca ter sido informada, aquando das 2 vezes a que me desloquei à Worten (a primeira, apenas para pedir todas as informações específicas sobre a instalação do aparelho; a segunda, para a compra) de que a instalação poderia vir a ter custos adicionais, para além do valor de 220 euros pagos à Worten para a instalação ser efectuada. Nunca houve qualquer informação nesse sentido, sequer. Portanto, fiquei surpresa pelo facto de os técnicos me informarem que teria custos extra, e muito mais pelo valor que me indicaram!
Actualmente, após reclamação à Worten e o valor total da compra me ter sido devolvido, continuo a pensar em alternativas, porque queria, de facto, instalar o aparelho em casa.
Gostaria de vos pedir ajuda, no sentido de tentar perceber se é normal pedirem valores extra, após se pagar a instalação do equipamento à empresa, e existindo a pré-instalação feita (e relativamente recente). Ah, e nunca antes utilizada, esta seria mesmo a primeira vez que iria ter AC em casa.
Para além de eu ter estranhado o facto de ter custos extra, será normal um valor tão elevado, para uma pré-instalação e para um único Monosplit??
Por fim, há alguma empresa de que tenham conhecimento, que façam orçamentos prévios, comprando o equipamento a outra loja, e não a eles? (Infelizmente, estou "presa" à Worten, pois tenho de fazer o pagamento dos valores em questão através de Cartão Dá, que me são atribuídos pela minha entidade empregadora).
Agradeço toda a ajuda que me possam dar neste sentido.