Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde
    Desde já, devo explicar o que não percebo nada de construção..
    De forma a não cair em opiniões de construtores com ligações a marcas etc..
    Agradeço a vossa experiência e opiniões.
    Vou construir uma moradia de raíz, a zona Centro do país, onde a amplitude térmica ronda no Inverno, -1° e 10° E no verão pode chegar a 40°.
    Penso que em termos de construção, utilizar materiais térmicos.
    Agora necessito da vossa experiência para aquecimento central.
    Quais combinações mais vantajosas, vs economia?
    Atualmente em termos que combustível mais barato é a lenha, pois estamos situados na zona do pinhal, mas a futuro pode não ser rentável...
    Então quais combinações mais eficientes?
    Obrigado
  2.  # 2

    Tem o pré-certificado energético?
  3.  # 3

    Boa tarde, não, não tenho nada, vai ser uma moradia de raíz.. agradeço a sua resposta, mas esses pormenores não me interessa muito, pois se vai ser de raíz terá que ter todas as conformidades.. o meu dilema é o tipo de aquecimento.. pois há muita opinião.. e gostava de ajuda de alguém com essa experiência..
    Obrigado
  4.  # 4

    Ainda não tem projecto ?

    Uma construção nova de raiz, merece Anonimo18072022A.
    Por debaixo do piso, bem isolado.

    Fonte de calor mais económica :
    Bomba de Calor
    Caldeira a pellets
    Ambas para aquecer a agua que anda no piso radiante.

    Na bomba de calor para dias com sol pode usar painéis fotovoltaico.

    Sou mais adepto do fogo, tenho uma salamandra de pellets de 24 kW sempre no mínimo a trabalhar 24 horas por dia( mais eficiente). Está na sala, e aquela chama reúne sempre a família.
  5.  # 5

    Obrigado, pela sua opinião.
    A combinação, painéis para Aqs e caldeira na lareira ( porque como disse, prefiro ver fogo e reunir a família a volta da mesma), e uma caldeira de Pellets para completar a Aqs, e dará para ligar ao piso radiante?
    É viável? Ou é uma barbaridade o que digo? Faz sentido..
    Pelo que vi, a BC tem um investimento enorme..( para mim é) já ouvi 20/25 mil€?? Se bem que seria boa opção por fazer frio.. mas não sei se esse frio é suficiente nos dias de verão que rondam sempre 35 a 40°
    Obrigado
  6.  # 6

    Definir primeiro o seguinte.
    Lareira, é fogo aberto, sem porta. Isso é um desastre em termos de rendimento . ( não recomendo )
    Recuperador já tem uma porta e paredes revestidas a água. o rendimento já é superior ao da lareira.

    Neste momento tenho recuperador de calor para aquecimento central , que só funciona bem com lenha bem seca, por exemplo sobras de paletes , e tenho a salamandra a pellets para aquecimento central.
    A salamandra tem o vidro na porta que deixa passar a luz do fogo.
    Com a salamandra de pellets consigo ter a casa na temperatura desejada.
    Com o recuperador a lenha, a temperatura sobe e desce , mas é melhor que nada.
    Para temperar a casa tenho de fazer 2 a 3 fogueiras por dia. manha , meio dia, e noite.

    No verão tem de evitar que a casa aqueça pelos ganhos solares, ie, estores ou portadas pelo exterior da janela.
    Vegetação em redor da casa para criar sombra no chão.
    Árvores e arbustos com folhas pequenas para promover a evaporação da água, " arrefecimento evaporativo"
    São algumas medidas para ter um verão agradável.

    Não tem água, pense na quantidade de litros de agua que a máquina de lavar roupa produz, com algum tratamento consegue regar o jardim.
    Utilizar agua da sanita, que contem bactérias resistentes é mais complicado.
    Agua da cozinha tem gorduras...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Vaz Luís85
  7.  # 7

    Se quer quente e frio sem ter de esperar muito tempo nem ter de estar sempre ligado, sem dúvida AC. Para as temperaturas que falou, em que tem vários dias seguidos de temperaturas de 35 a 40ºC, eu apostaria no AC (pelo menos coloque pré-instalação).

    Se quer conforto (com os respetivos custos associados, pois necessita de estar 24h/dia ligado para funcionar como deve de ser), coloque prh.
    Concordam com este comentário: Marco Vaz Luís85
  8.  # 8

    Colocado por: Marco Vaz Luís85a BC tem um investimento enorme..( para mim é) já ouvi 20/25 mil€??
    por esse valor (20.000e) vendo-lhe 3 daikin novinhas a estrear aquecimento, arrefecimento já com AQS incluídas
  9.  # 9

    Colocado por: jorgealvespor esse valor (20.000e) vendo-lhe 3 daikin novinhas a estrear aquecimento, arrefecimento já com AQS incluídas
    Isso está a falar só na máquina, mas a instalação toda e prh... foi o que já me falaram sem qualquer orçamento... Mas acha que a BC seria eficiente no verão com as temperaturas que existem na minha zona (35 - 40°)?
    Obrigado
 
0.0134 seg. NEW