Iniciar sessão ou registar-se
    • rcta
    • 8 dezembro 2020

     # 1

    Boa tarde a todos, preciso da opinião dos mais entendidos..
    Preciso arranjar uma solução para aquecimento da minha casa. Para AQS tenho painel solar e estou bem servido, falta-me apenas algum equipamento para o aquecimento. Tenho pré-instalação para radiadores e estava a pensar adquirir uma caldeira a gás (gás de botija, para não ter de estar a pagar o aluguer do contador de gás 12 meses quando na realidade só usarei 2/3meses de inverno). Será esta uma boa solução?
  1.  # 2

    Faça as contas ao preço por Kw de um e outro, se for gás natural de companhia é bem mais barato que o de botija.
  2.  # 3

    E porque não um ar condicionado portátil?
    • rcta
    • 8 dezembro 2020

     # 4

    Colocado por: LrLisboaFaça as contas ao preço por Kw de um e outro, se for gás natural de companhia é bem mais barato que o de botija.

    Certo, concordo.
    Esqueci-me de referir que já tenho aquecimento de salamandra a pellets, este seria só para complementar e reforçar o aquecimento no 1º andar da habitação.
    E se gastar uma botija (45Kg) em dois meses (o que acho praticamente impossível, visto já ter a casa minimamente quente com o aquecimento da salamandra) serão +/- 90,00€. Só o aluguer/ano do contador ultrapassa esse valor e depois ainda tenho de somar mais o valor do gás que consumir.
  3.  # 5

    Só tem radiadores no 1° andar?
    • rcta
    • 8 dezembro 2020

     # 6

    Colocado por: rjmpiresSó tem radiadores no 1° andar?

    Não, tenho pré-instalação para os radiadores nos dois pisos.
    • rcta
    • 8 dezembro 2020 editado

     # 7

    Colocado por: mafgodE porque não um ar condicionado portátil?

    Também já foi opção, mas um AC nunca me chegaria para aquecer o espaço todo.
  4.  # 8

    Colocado por: rcta
    Não, tenho pré-instalação para os radiadores nos dois pisos.

    Porque não opta por uma solução para ambos os pisos? Trocava a salamandra ar-ar por uma ar-agua, ou já é esticar demasiado o orçamento?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: simaoguim
    • rcta
    • 8 dezembro 2020

     # 9

    Colocado por: rjmpires
    Porque não opta por uma solução para ambos os pisos? Trocava a salamandra ar-ar por uma ar-agua, ou já é esticar demasiado o orçamento?


    Para além de ter um custo superior na aquisição da salamandra e desperdício da salamandra que tenho agora e que é nova, não tenho a instalação preparada para isso. Isso obrigaria a novas obras, pois o local onde se encontra instalada a salamandra atual, não é onde tenho o ponto de ligação aos radiadores.
  5.  # 10

    Colocado por: rjmpires
    Porque não opta por uma solução para ambos os pisos? Trocava a salamandra ar-ar por uma ar-agua, ou já é esticar demasiado o orçamento?


    Ou então uma caldeira a gás natural para tudo, segundo percebi está fora de hipótese para não pagar o contador... É assim tanto ao ano? Em minha casa pago cerca de 20€/mês de gás natural e somos muitos, muitos banhos inclusive de banheira para os bebés
    Concordam com este comentário: rjmpires, hugz
  6.  # 11

    Colocado por: rctaSó o aluguer/ano do contador ultrapassa esse valor
    ha muitos anos que náo se paga aluguer de contador do gas
  7.  # 12

    Se tem gás natural eu não pensava duas vezes. Considerando o custo de aquisição de equipamento (caldeira condensação), comodidade, custo do kw/h, neste momento gás natural é imbatível.
    • hugz
    • 29 dezembro 2020

     # 13

    Colocado por: ruimiguelfSe tem gás natural eu não pensava duas vezes. Considerando o custo de aquisição de equipamento (caldeira condensação), comodidade, custo do kw/h, neste momento gás natural é imbatível.
    Instalei recentemente uma caldeira de condensação para AC e para AQS, pareceu-me ser a mais viável de todas as soluções. Como é muito cedo não consigo estimar o consumo para uma utilização diária de cerca de 5 horas ou bi-partida 07h00-08h30 e 18h-22h. Algo assim :(
  8.  # 14

    Boa noite. A minha caldeira, Roca Victoria 20/20 avariou. O técnico avaliou a reparação em 600€. Sugeriu a substituição por nova de condensação, que custa 3x este valor. Na Deco referiram o seguinte "O custo de uma caldeira IMMERGAS Vitrix Tera 28KW é de 1054.11€ com IVA. São melhores que a Roça e Vulcano". Moro em Coimbra, em moradia geminada 2 pisos tipo T3 com cerca 160m2 p auqcer, e tenho receio custos de manutenção vs deslocações. Alguém tem algum equipamento do gênero que me possa aconselhar?

    Anexo foto caldeira atual

    Obrigado
      IMG_20201230_181443.jpg
  9.  # 15

    compre essa á Deco tem muito "bom" preço.
    Concordam com este comentário: joaosantos, SrR, master_chief
  10.  # 16

    Boa tarde.

    Preciso de ajuda para acabar com um dilema, relativo a aquecimento portátil (já que se trata de uma casa arrendada).

    Características relevantes das áreas a aquecer:
    1- muita humidade (apesar de usar desumificador, um aquecimento que de certa forma seque tb o ar acho que era optimo)
    2- aquecimento pontual (saída do banho da bebe; antes de ir para a cama) ou seja não seria para estar metade do dia ligado (para isso uso na sala de estar um aquecedor a óleo, que me parece melhor solução pra manter o ambiente aquecido por longo períodos de tempo, certo?
    3- no seguimento do ponto 2, interessa que aqueça rápido.
    4- por ultimo, que seja o mais económico possível (em termos de gastos de electricidade, não me importe de pagar caro o equipamento desde que a conta da luz nao "estoure")

    O dilema: CONVECTOR vs MICA

    Tenho em vista este dois equipamento!
    AQUECEDOR XIAOMI MI SMART SPACE S (https://www.radiopopular.pt/produto/aquecedor-xiaomi-mi-smart-space-s?utm_source=kuantokusta&utm_medium=cpc&utm_campaign=catalogo) ou AQUECEDOR MICA JATA RD227B (https://www.radiopopular.pt/produto/aquecedor-mica-jata-rd227b)

    Em termos de gastos (ligados) tendo a mesma potencia, será igual, a diferente esta no modo como aquece o ar. O primeiro aquece o ar ao faze-lo circular e passar atraves do aparelho o segundo aquece por radiação!

    Alguém que tenha experiencia com algum destes tipo de aparelhos que possa dar um feedback!

    Muito agradecida!
    • eu
    • 31 dezembro 2020

     # 17

    Colocado por: lfjcostaBoa noite. A minha caldeira, Roca Victoria 20/20 avariou. O técnico avaliou a reparação em 600€. Sugeriu a substituição por nova de condensação, que custa 3x este valor. Na Deco referiram o seguinte "O custo de uma caldeira IMMERGAS Vitrix Tera 28KW é de 1054.11€ com IVA

    Aqui encontra várias caldeiras de condensação a bons preços (a começar nos 700€):

    https://www.tuandco.com/calefaccion-climatizacion/calderas-condensacion
    • eu
    • 31 dezembro 2020

     # 18

    Colocado por: rcta(gás de botija, para não ter de estar a pagar o aluguer do contador de gás 12 meses quando na realidade só usarei 2/3meses de inverno). Será esta uma boa solução?


    Não, é uma péssima solução, porque o gás de garrafa é MUITO mais caro que o gás natural.
 
0.0202 seg. NEW