Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos.

    Uma vez mais recorro à experiência dos membros deste fórum para tentar solucionar o meu problema.
    Nas ultimas semanas choveu bastante, e a chuva batida a vento e granizo acabaram por passar entre as telhas de um pequeno telhado de uma água que tenho, de um alpendre/marquise.

    Já reparei que a infiltração deve-se ao fato de ficar um ligeiro espaço entre as telhas, no sentido do comprimento da telha. A mesma não encosta na totalidade à telha seguinte, permitindo assim a passagem de alguma chuva.
    Consultei o fórum na busca de uma solução que se adequa-se ao meu problema.
    Constatei que as recomendações vão neste sentido, do interior para o exterior:

    OSB 11 mm
    Barreia pára Vapor
    Roofmate 3 a 4 cm
    subtelha
    ripas Pvc
    Telha

    Junto 2 imagens do respetivo telhado para melhor interpretação.

    o mesmo foi feito com estrutura metálica, com tubo 800x400, e ripagem em calha T.

    a minha duvida prende-se com a espessura total do isolamento, portanto, 11 de OSB + 40 de roofmate + 20 de subtelha + 20 ripagem.
    Portanto cerca de 8 cm a mais na altura total que pode inviabilizar o processo devido à existência de uma janela no sotão.

    caros membros, faria algum sentido colocar o roofmate por baixo do OSB. entre os tubos da estrutura metálica? de modo a poupar na "altura" do isolamento?

    Obrigado pela vossa colaboração.
      20190904_095209.jpg
      IMG_20201119_172933.jpg
  2.  # 2

    mas já está feito e quer alterar?
  3.  # 3

    Olá Marco1,

    Sim. Irei demolir o que está feito de maneira a corrigir o problema.
  4.  # 4

    acho bem o que está a pensar, por cima do osb basta a onduline e a telha, por baixo do osb isola a envolver a estrutura e finaliza com pladur hidrofugo pelo sim pelo não. cuidado é com os remates
    Concordam com este comentário: rjmsilva, RRoxx
  5.  # 5

    Obrigado Marco pela colaboração.
    Assim o farei.
    •  
      RRoxx
    • 9 dezembro 2020 editado

     # 6

    Se tem esses constrangimento de cotas meta o isolamento entre estrutura ou imediatamente abaixo.

    só necessita do OSb+subtelha+ripado+telha acima da estrutura principal. Deve representar uma subida de ~4cm relativamente ao existente.

    Se quer tornar isso efectivo meta um isolamento maior, preferencialmente lã mineral para ter algum conforto acustico.
  6.  # 7

    Olá RROxx,

    portanto se percebi bem, a sua sugestão seria o roofmate entre a estrutura e a lã abaixo, antes do pladur? certo?
    •  
      RRoxx
    • 9 dezembro 2020

     # 8

    por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Freitas84
  7.  # 9

    não o RRox disse o mesmo que eu , por baixo ou mete la ou o roofmate, são os dois um isolamento não precisa de duplicar.
    Concordam com este comentário: RRoxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Freitas84
 
0.0144 seg. NEW