Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Recentemente instalei um painel solar térmico na minha casa e a instalação foi por cima de um anexo que tem uma casa de banho e ligações de água que chegam à casa. Na altura pareceu um bom sitio para o instalar.
    O que acontece atualmente é que a água quente está a demorar imenso tempo a chegar à casa, muito mais do que demorava anteriormente (antes tinha termoacumulador dentro de casa).
    Acredito que não seja problema de instalação, porque na casa de banho do anexo a água quente chega muito rápido.

A canalização já deve ser antiga e pode não ter o melhor isolamento.

O que gostava de questionar é se existe alguma coisa que possa fazer (sem ser trocar toda a canalização ou sem ser instalar os painéis em outro sitio) para que a água não demore tanto tempo a aquecer.

Obrigado.
    PP
  2.  # 2

Então meteu o equipamento de armazenamento de agua quente num ponto mais distante.
    Tem uma canalização antiga, portanto sem isolamento termico..
    resultado = é isso tudo que indica. agora com frio ainda é pior. Normal.
  3.  # 3

Colocado por: Pedro BarradasEntão meteu o equipamento de armazenamento de agua quente num ponto mais distante.
    Tem uma canalização antiga, portanto sem isolamento termico..
    resultado = é isso tudo que indica. agora com frio ainda é pior. Normal.

Certo, na altura também não fui aconselhado pela empresa que fez a instalação e eu não sendo expert também não me apercebi.

Portanto não há nada a fazer, é isso?

Obrigado.
  4.  # 4

Qual a distância até ao ponto onde diz que demora muito a chegar? 15-20metros de tubagem?
    • SrR
    • 9 dezembro 2020

# 5

Pode tentar instalar uma bomba circuladora nas aqs
  5.  # 6

Colocado por: SrRPode tentar instalar uma bomba circuladora nas aqs

Para isso tem de refazer a instalação de canalização...
    • SrR
    • 9 dezembro 2020

# 7

Nao necessariamente
    • SrR
    • 9 dezembro 2020

# 8

O ideal seria refazer umas ligações provavelmente, mas assim visto à distância penso ser uma solução válida
    • SACS
    • 9 dezembro 2020

# 9

Colocado por: SrRNao necessariamente

Não havendo isolamento na instalação passa a ser uma má opção...
    • SrR
    • 9 dezembro 2020

# 10

Nao, passa a ser uma solução para o problema que o homem referiu, o tempo de espera pela agua quente. Como disse anteriormente, o ideal seria refazer ligações mas nao se conhece as condicionantes.
  6.  # 11

poderá ou não.. depdende de tantos factores. mais barato e eficiente mudar a localização do ponto de picagem á rede de agua quente e a localização do equipameto de prdução.. se for viável, obviamente.

Numa casa de 1989 de familia, apesar do TS estar no telhado e ser casa terrea, quase um quadrado. A picagem foi realizada no antigo local do esquentador/ cozinha, ora são 12m na cobertua até ao ponto da cozinha e depois volta a entrar na instalação existente, que está em quase em serie.. até chegar á ulta IS, é um sofrimento volata percirrer mais uns 10 a 12m.. longe, sem isolamento termico .. a agua demora e arrefece. no inverno então é tortura, tanto que acba-se por ir tomar banho na 1ª IS que esta no sistema. (por acaso até é a mais utilizada -calhou)
  7.  # 12

Arranja uns baldes e aproveita a água 😛
    Ainda não instalei a bomba de retorno e tenho usado a tática do balde.
  8.  # 13

Estando a canalização em fim de vida, é em galvanizado na agua quente, , dentro de 2/3 anos é para refazer a distribuição pelo sotão,com multicamada e com colectores( 1 por is) e baixar em cada ponto de consumo (cozinha + 3IS)
  9.  # 14

Colocado por: rjmpiresArranja uns baldes e aproveita a água 😛
    Ainda não instalei a bomba de retorno e tenho usado a tática do balde.
    ´

Hehehe, essa técnica é a que tenho utilizado :)

Para instalar bomba de retorno implica refazer parte da canalização ou é algo mais fácil do que isso?
  10.  # 15

tem de criar rum circuito circular de agua quente. meter uma bomba circuladora elctrica. um interruptor para... etc... não se justifica em habitações, na minha opinião.
    • SrR
    • 9 dezembro 2020

# 16

Colocado por: Pedro Barradastem de criar rum circuito circular de agua quente. meter uma bomba circuladora elctrica. um interruptor para... etc... não se justifica em habitações, na minha opinião.
    ou utilizar um sistena tipo aquareturn da wilo k dispensa o tubo extra
    Concordam com este comentário: jorgealves
  11.  # 17

Colocado por: Pedro Barradasnão se justifica em habitações
    só se for nas tuas obras, conheço algumas onde é essencial.
  12.  # 18

Colocado por: rjmpires
    Qual a distância até ao ponto onde diz que demora muito a chegar? 15-20metros de tubagem?

Eu não sei qual o caminho que a canalização faz para chegar ao destino, neste caso ao WC do 1º andar. Olhando de fora a distância do painel até ao WC deve andar nos 20 metros.
    •  # 19

Colocado por: jorgealvessó se for nas tuas obras, conheço algumas onde é essencial.

Ha sempre excepções... como em tudo. Há tipos que so andam em obras de topo ;) outros tem que se agarrar à uva mmijona ;)
    •  # 20

Colocado por: SrRou utilizar um sistena tipo aquareturn da wilo k dispensa o tubo extra

Mas se depois aquilo custa um dinheirão e ainda por cima também não é assim tão economico de operar...
      Justifica!?

0.0217 seg. NEW