Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas! Eu já li dezenas de posts sobre o assunto, no entanto senti necessidade de vir perguntar sobre o meu caso em concreto.
    Eu estou em vias de poder herdar uma casa com um aproveitamento de sótão que era do meu pai, casa que ele tinha há mais de 20 anos. Eu sempre soube da existência de um sótão, no entanto só há coisa de 10 anos é que ele construiu as escadas até lá, antes disso não havia maneira de lá entrar, ele isolou tudo, e tanto ele como o sótão do lado, que deve ser o do vizinho, tem um mini pátio. Pelo que eu sei até agora, sendo que não tenho qualquer papel da casa, o sótão não é da casa, como tal, assumo que seja uma parte comum do prédio. Não sei como está a situação em acta de condomínio (e até ter certezas que consigo a casa para mim, não posso fazer muito). No entanto dos posts que li aqui, há a hipótese de não dizer nada e usa-lo, que eu faria, no entanto como há o tal pátio, tenho receio que o vizinho do lado diga alguma coisa, pois o muro de separação entre eles é coisa de 50cm no máximo, e sei que a(s) criança (s) deles brinca(m) lá pois havia brinquedos espalhados nos dois pátios. Eu tenho um cão que irá ter acesso ao pátio, e como tal para evitar que ele passe o "muro", queria colocar uma rede protetora a dividir os espaços (que já existe no limite do pátio para evitar alguém cair do prédio), de modo a que eu também esteja mais segura do meu cão ir para lá ou eles virem para cá.
    A casa está desabitada há uns 6 anos, e eu não sei se digo que sou a filha de X ou digo que comprei agora a casa e que gostaria de saber a situação do sótão, ou se fico calada.
    Gostaria sinceramente até de legalizar aquilo, para evitar um dia algum novo condómino me diga que não concorda com tal...

    Sugestões de como posso/devo proceder sobre a rede protetora? E como abordo o assunto do sótão?
  2.  # 2

    Está constituída a propriedade horizontal?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ICA95
  3.  # 3

    Colocado por: ADROatelierEstá constituída a propriedade horizontal?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ICA95


    Sim! Esqueci-me de mencionar isso! É um apartamento no ultimo andar com os sótão por cima. Sendo que há entrada para outro sótão (ou o que seja) por fora, pois vê-se umas escadas estranhas e todas inseguras (na minha opinião mas aquilo está lá há mais de 20 anos) e uma porta do lado oposto a este sótão.
    • size
    • 9 dezembro 2020

     # 4

    Colocado por: ICA95
    Gostaria sinceramente até de legalizar aquilo, para evitar um dia algum novo condómino me diga que não concorda com tal...

    Sugestões de como posso/devo proceder sobre a rede protetora? E como abordo o assunto do sótão?



    É melhor não meter lá o cão, pois vai levantar uma lebre que está a dormir.....

    É de presumir que o acesso que foi feito ao sótão pelo seu pai esteja ilegal, não só a nível de autorização do condomínio, como a nível de licenciamento camarário.
    Por isso, se herdar o apartamento, use o espaço do sótão pela ´calada´ para arrumações, até quando lhe for possível.
  4.  # 5

    Colocado por: size


    É melhor não meter lá o cão, pois vai levantar uma lebre que está a dormir.....

    É de presumir que o acesso que foi feito ao sótão pelo seu pai esteja ilegal, não só a nível de autorização do condomínio, como a nível de licenciamento camarário.
    Por isso, se herdar o apartamento, use o espaço do sótão pela ´calada´ para arrumações, até quando lhe for possível.


    O sótão tem um quarto todo montado, não sei sequer como lá chegaram as coisas pois a escada é demasiado estreita. No entanto eu tenho uma churrasqueira que gostaria de lá meter e usufruir, tal como o vizinho pois ele tem todo um terraço montado com mesas, cadeiras, guarda sol e churrasqueira...
  5.  # 6

    Já agora, não me interpretem mal, o meu cão não vai viver no pátio, mas sendo que a casa não tem varanda e na casa atual ele tem um quintal para apanhar sol durante o dia, era esse o intuito de ele ir para o terraço.
  6.  # 7

    Antes de falar ou dizer o que quer que seja devia procurar as actas do condomínio.
    Perguntar ao Pai creio que não deva ser possível.
  7.  # 8

    Colocado por: PalhavaAntes de falar ou dizer o que quer que seja devia procurar as actas do condomínio.
    Perguntar ao Pai creio que não deva ser possível.


    Não, não é, e a minha madrasta também não sabe nada e é pouco colaborativa. Só soube que a obra estava ilegal por um tio meu mas ele não sabe nada mais. No entanto eu tenho noção que na altura foi uma obra ainda considerável que o meu pai fez e era impossível fazer essa obra sem ninguém saber, além de que ele arrendou a casa posteriormente e nunca teve problemas.
 
0.0111 seg. NEW