Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Saudações,


    Já há algum tempo adquiri uma salamandra. Esta nunca chegou a ser utilizada.

    Este ano comprei uns tijolos burro (dos antigos) para fazer uma meia caixa para meter lá a salamandra dentro - sei que a caixa vai ser uma barreira à irradiação do calor mas é mais por uma questão de segurança - para ser mais dificil uma pessoa sem querer encostar-se lá com aquilo a ferver.

    Depois andei a ver que massa usar para assentar o tijolo burro, e comprei cimento refratário.

    Para experimentar meti algum cimento refratário com água e experimentei com uns tijolos para ver se aquilo agarrava bem os tijolos.

    Enquanto o fazia reparei que, visto que o tijolo burro é muito absorvente, quando o cimento vai ter onde não deve é quase impossivel limpá-lo sem o tijolo ficar todo manchado. Fazer um trabalho perfeito assim na altura em que seja preciso fazer com que as juntas fiquem bem feitas vai ser impossivel.

    Agora as perguntas:

    1) O cimento refratário parece muito fraquito depois de seco - quase que consigo desfazer aquilo com fricção depois de seco - é suposto ser assim? Não parece ter força para agarrar os tijolos. Comprei a marca do Leroy Merlin - muito mais barato mas carissimo mesmo assim (+/- 16€ por 25kg)

    2) Há alguma forma de tratar o tijolo burro de forma a não alterar o aspeto mas permitir que o cimento possa ser limpo sem manchar o tijolo para que as juntas fiquem bem? E considerando que alguns destes tijolos vão estar em contato com a salamandra - ou seja, submetidos a temperaturas altas?


    Obrigado a todos pelas vossas respostas.


    Bem hajam!
  2.  # 2

    isso é falta de pratica. o amigo tem sempre de humedecer o tijolo burro antes de começar a assentar. por forma aque o mesmo não aobsorva a agua da argamassa.
    Tem de ter cuidado e fazer um trabalho limpo.
    saturando o tijolo com agua, vai ver que é mais facil...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alourinho
  3.  # 3

    É uma estrutura metálica em volta, não era melhor?
  4.  # 4

    É, o tijolo não é burro é maciço!!!
  5.  # 5

  6.  # 6

    Espere: Compra uma salamandra para aquecer o ambiente e agora quer impedir que ela aqueça o ambiente?!?!
  7.  # 7

    Colocado por: BelhinhoEspere: Compra uma salamandra para aquecer o ambiente e agora quer impedir que ela aqueça o ambiente?!?!


    Há pessoas assim... também há projectos de arqutiectura em que se sobe, para a seguir se descer...
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro Barradasse sobe, para a seguir se descer
    É como a andar de bike.
  9.  # 9

    Colocado por: BelhinhoÉ como a andar de bike.
    nesse caso, é por gosto...não é por obrigação.
  10.  # 10

    Colocado por: luisrdsÉ uma estrutura metálica em volta, não era melhor?


    Acabaria por derrotar a intenção de tornar a coisa mais segura - a estrutura por ser metálica provavelmente também aquecia.
  11.  # 11

    Porque acha que se pode queimar?
    Os casos que conheço, nunca ninguém se queimou. Acho que depois as pessoas passam a ter cuidado...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  12.  # 12

    Colocado por: rjmpiresCom umas placas de virmiculite?
    https://www.leroymerlin.pt/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Aquecimento-pellets-e-lenha/Produtos-de-manutencao/WPR_REF_16655940?gclid=Cj0KCQiAzsz-BRCCARIsANotFgOO5w0McgVAjmqrGIBMLKz1WSPD89NOvrP_z_xH_B-ULnF-pakAaToaAjHbEALw_wcB


    Já aprendi qualquer coisa nova - não sabia que isso existia - no entanto o objetivo é fazer qualquer coisa parecida com esta imagem - daí o tijolo.

    Salamandra
  13.  # 13

    Colocado por: Pedro BarradasEspere: Compra uma salamandra para aquecer o ambiente e agora quer impedir que ela aqueça o ambiente?!?!


    Sim - há perda de calor...mas ei - é uma coisa de aspeto vs eficiência - a eficiência vai ser um bocado sacrificada.
  14.  # 14

    Colocado por: alourinho

    Já aprendi qualquer coisa nova - não sabia que isso existia - no entanto o objetivo é fazer qualquer coisa parecida com esta imagem - daí o tijolo.

    Salamandra

    De facto fica muito mais binito assjm como mostrou.
    Aquele material que lhe indiquei é o que costuma forrar internamente os recuperadores/salamandras.
  15.  # 15

    Ola boas,alguem me pode ajudar,eu moro bo res chao,e cada vez acendo minha lareira a vizinha do segundo andar diz sai funo na casa dela,ja mandei limpar os tubos,mas problema continua,fica a casa da vizinha e a minha cheias de fumo,na chamine do telhado saem 3 tubos,alguem pode ajudar
    Concordam com este comentário: l.lima
  16.  # 16

    Deixe de usar isso.
  17.  # 17

    Obrigado a todos pelas respostas.

    Entretanto dei inicio à coisa - fica aqui foto do estado atual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas
      20201221_Salamandra.JPG
  18.  # 18

    Colocado por: FilipepastorOla boas,alguem me pode ajudar,eu moro bo res chao,e cada vez acendo minha lareira a vizinha do segundo andar diz sai funo na casa dela,ja mandei limpar os tubos,mas problema continua,fica a casa da vizinha e a minha cheias de fumo,na chamine do telhado saem 3 tubos,alguem pode ajudar
    Concordam com este comentário:l.lima




    Também tenho o mesmo problema, sendo que neste caso eu sou a vizinha do 2º andar.
    Alguém que possa ajudar?

    Falei com alguns instaladores de salamandras e obras em chaminés, sugeriram isolar os tubos da chaminé e coloca-los a alturas diferentes.
    Resido em Cascais, próximo do mar, zona sempre muito ventosa. Falaram em chapeus ou em terminação em H.
    • l.lima
    • 7 fevereiro 2021 editado

     # 19


    A foto, é a chaminé actual, há muitos anos um morador antigo do R/C era anti lareiras etc... dizia que entrava-lhe frio pela conduta e decidiu tapar tudo assim, resultando agora num défice de tiragem do fumo, acumulando e retornando para as tubagens onde não tem lareira acesa...
    Agora a moradora atual do R/C e eu do 2º andar apreciamos muito acender a lareira nos dias mais frios, e temos este problema por resolver.
    as soluções apresentadas são estas da imagem, subir em diferentes alturas e ter um terminal/chapéu para cada tubagem.
    Podem dizer com qual delas ficaremos melhores servidos o chapéu chines ou o H (fumar bem/ não entrar agua / reduzir assobio do vento constante)???
    Obrigada.
      CHAMINE EM CHAPEU.jpg
      CHAMINE EM H.jpg
      actual.jpg
 
0.0210 seg. NEW