Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Em primeiro lugar quero agradecer a toda a comunidade deste fórum que muito me tem ajudado nos últimos anos.
    Comprei uma moradia de 2 pisos de 84 com remodelação há 15 anos. Tem A/C inverter nos 4 quartos do piso superior, na sala e na cozinha (piso inferior). Tem também uma lareira com recuperador de calor a lenha na cozinha e uma lareira aberta na sala. Os antigos proprietários utilizavam gás de botija apesar de já existir acesso a gás natural. O certificado energético é C. Somos 4 pessoas.

    A minha dúvida prende-se com a optimização da eficiência energética/diminuição de custos e apesar de já ter lido as inúmeras publicações sobre o mesmo tema e consultado algumas lojas da especialidade estou confuso. Pensei em optar por AQS com termoacumulador através de painel solar com apoio de resistência electrica, de modo a deixar de ter gás. Pretendo manter os AC e questiono se deveria manter ambas as lareiras (percebo o encanto do ambiente da chama a arder mas na prática tanto pelo tempo como por não ter lenha oferecida, sei que utilizarei o AC a maioria das vezes ou eventualmente pellets se fizesse essa alteração).

    É possível/faz sentido colocar um recuperador de calor a pellets na sala e utilizar esta fonte também como apoio de AQS no inverno com recurso a 2 serpentinas?

    Devo desfazer-me das lareiras e optar apenas por AC e AQS por painéis+TE, e quem sabe num futuro próximo pensar em painéis tb de autoconsumo para apoio a AC?

    Obrigado desde já
    Rafa
  2.  # 2

    na minha opinião.
    mantenha os AC, que já são inverter, aquando da reparação de algum pondere bem.
    a lareira aberta, se for património da unesco tem de manter, caso contrário dinamite nisso.
    sem duvida os pellets são mais eficientes que a lenha.

    o painel solar com apoio eléctrico é bom, tem de gerir é o liga desliga do apoio eléctrico.

    agora isso da salamandra de pellets a ar fazer Agua quente Sanitária , desconheço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bprafa
 
0.0089 seg. NEW