Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    já houve aqui um ou outro tópico sobre isto mas são mais antigos, por isso resolvi abrir novo. Recebi recentemente um mail do "conselhos do consultor" sobre os PPR e as vantagens deste tipo de produto e despertou-me curiosidade. Mas, como em tudo na vida, também há desvantagens. Há por aqui colegas foristas com este tipo de produto financeiro que possam comentar os prós/contras e se vale a pena? Pelo que vi, com 150€/mês consigo chegar ao valor que dá 350€ anuais de dedução no IRS. Isto parece muita fruta (20% de dedução!) e deve haver algum senão. A rendibilidade também parece bem superior aos depósitos a prazo, mesmo nos que não tem risco de capital investido (que seriam a minha escolha).

    Cumprimentos!
  2.  # 2

    Colocado por: pcspinheiroPelo que vi, com 150€/mês consigo chegar ao valor que dá 350€ anuais de dedução no IRS. Isto parece muita fruta (20% de dedução!) e deve haver algum senão.

    Em termos de benefício fiscal é o seguinte:
    até 34 anos, pode deduzir, no máximo, € 400, desde que aplique € 2000 no PPR;
    entre 35 e 50 anos, pode deduzir até € 350, desde que aplique € 1750;
    a partir dos 50 anos, pode deduzir até € 300, desde que aplique € 1500.

    Um senão é que se pretender resgatar o PPR antes da reforma tem de devolver este valor + taxas, pelo que pode não ter vantagem em declarar o PPR no IRS.

    Colocado por: pcspinheiroA rendibilidade também parece bem superior aos depósitos a prazo, mesmo nos que não tem risco de capital investido (que seriam a minha escolha).

    Quanto a rendibilidade pode consultar no seguinte site:
    https://www.asf.com.pt/NR/exeres/1A4E93BA-6496-4F9F-A04F-B5E786F9871C.htm

    Atenção, existem fundos PPR e seguros PPR.
    Os fundos PPR têm um potencial de valorização mais, mas a rentabilidade não está garantida.
    Os seguros PPR têm rentabilidades mais baixas, mas o capital fica garantido.
    Concordam com este comentário: pedrovil
  3.  # 3

    Ate 35 anos =2000€=400€ reembolso irs
    36-50 anos=1750€=350€ reembolso irs
    51-60 anos = 1500€=300€ reembolso irs
    Os únicos ppr que dao rendimento ou nao tem risco.
    Ppr com garantia de capital sao mealheiros.
    Recomendo pela economia fiscal.
    Eu a minha esposa vamos buscar todos os anos 700€ de irs para trás.
    Concordam com este comentário: rial089
  4.  # 4

    Pois, estou a ver o stream do conselhos do consultor onde discutem vários assuntos relacionados com os PPR. A questão é que neste momento metemos os € no mealheiro do banco, e 1) paga ainda menos que um PPR com capital garantido; 2 ) não tem benefício fiscal nenhum (em muitos casos custa dinheiro ter o dinheiro no banco, entre taxas e taxinhas e comissões e impostos e selos e o raio que os parta...). Depois de consultar também o site da DECO há duas opções que se destacam: ou um PPR sem capital garantido (aqui recomendam o Alves Ribeiro, que tem dado entre 7-15% ao ano ou então com capital garantido, que tem rendido menos mas mesmo assim mais que os depósitos a prazo (e tem os 20% de dedução no IRS). Como temos salários um pouco acima da média e a única despesa é mesmo o colégio privado dos miúdos, faria talvez sentido um com risco e um sem risco... Vou dormir sobre o assunto.
    • mrsp
    • 11 dezembro 2020

     # 5

    A questão do capital garantido, terá que ver com o nível de risco que cada um está disposto a assumir. De qualquer forma, é importante notar que os PPRs são bastante regulamentados e mesmo aqueles que não tem capital garantido, têm normas de gestão com o objetivo de o garantir: a maioria do capital investido está em obrigações, apenas com uma exposição residual a ações.

    Eu tenho 30 anos e iniciei as contribuições para o meu PPR aos 25. Desde essa altura que faço contribuições para o NB PPR, que não tem capital garantido e tenho atualmente uma rentabilidade ligeiramente superior a 17% (+20% do que recebi de volta em IRS).

    O meu objetivo será manter este PPR sem capital garantido até aos 50s e depois fazer a transferência para um com capital garantido a uns 10 anos da reforma, por forma a evitar volatilidade de mercado perto do momento do resgate.
  5.  # 6

    Não se esqueçam que também podem utilizar os ppr para pagamento das prestações da casa ao banco sem perder as deduções do irs.
  6.  # 7

    17% de rentabilidade? Isso é quase surreal nos dias de hoje. Há alguma razão para este não ser recomendado pela Deco?
  7.  # 8

    Colocado por: pcspinheiro17% de rentabilidade


    Deve ser acumulada. Mesmo assim é bom.
    Concordam com este comentário: Sirruper
    • mrsp
    • 11 dezembro 2020

     # 9

    Colocado por: pcspinheiro17% de rentabilidade? Isso é quase surreal nos dias de hoje. Há alguma razão para este não ser recomendado pela Deco?


    Acho que o NB PPR e o Alves Ribeiro têm trocado entre si o primeiro e segundo lugar das escolhas da DECO nos últimos anos. Com alguma pesquisa deverá encontrar vários resultados sobre o tema.
  8.  # 10

    Qualquer coisa é superior a um depósito a prazo (DP)... só ter à ordem é pior :)
    Os PPR são uma forma de diversificar os ovos, por assim dizer. Nunca se deve meter os ovos todos no mesmo cesto (neste caso, tipo de investimento). Essa é a regra de ouro !!
    Os PPR são uma forma relativamante segura de investir. Garantem uma rentabilidade baixa/média. Podem se deduzidos em sede de IRS (os montantes "investidos"). Se não quer risco nenhum, há PPR apenas para acumulação, que dão uma baixa rentabilidade. Se é tolerante a algum risco e, eventual perda de alguma parte do capital investido, pode optar por PPR versão fundo, que têm possibilidade de rentabilidade maior. Eu, tenho fundo PPR e, vou neste momento com 134% de rentabilidade (tive numa banco e, mudei entretanto para outro). E, não declarei qualquer valor em IRS. Quero levantá-lo antes da reforma.
    Desvantagens ? Não convem mexer no dinheiro antes do prazo final, senão será penalizado, tanto a nivel de ganhos, como a nivel de IRS, terá que devolver os valores recebidos com o beneficio do PPR. É tudo, uma questão de investimento : tempo de investimento, valor a investir, valores que podem entrar no IRS. Eu, como fiz apenas como diversificação de produtos, foi apenas com o intuito de ter mais um "ovo" num cesto diferente !!
    • mrsp
    • 11 dezembro 2020

     # 11

    Colocado por: rjmsilva

    Deve ser acumulada. Mesmo assim é bom.


    Sim, rentabilidade acumulada e faço contribuições de forma mensal.
    • mrsp
    • 11 dezembro 2020

     # 12

    Colocado por: PauloJSantosQualquer coisa é superior a um depósito a prazo (DP)... só ter à ordem é pior :)
    Os PPR são uma forma de diversificar os ovos, por assim dizer. Nunca se deve meter os ovos todos no mesmo cesto (neste caso, tipo de investimento). Essa é a regra de ouro !!
    Os PPR são uma forma relativamante segura de investir. Garantem uma rentabilidade baixa/média. Podem se deduzidos em sede de IRS (os montantes "investidos"). Se não quer risco nenhum, há PPR apenas para acumulação, que dão uma baixa rentabilidade. Se é tolerante a algum risco e, eventual perda de alguma parte do capital investido, pode optar por PPR versão fundo, que têm possibilidade de rentabilidade maior. Eu, tenho fundo PPR e, vou neste momento com 134% de rentabilidade (tive numa banco e, mudei entretanto para outro). E, não declarei qualquer valor em IRS. Quero levantá-lo antes da reforma.
    Desvantagens ? Não convem mexer no dinheiro antes do prazo final, senão será penalizado, tanto a nivel de ganhos, como a nivel de IRS, terá que devolver os valores recebidos com o beneficio do PPR. É tudo, uma questão de investimento : tempo de investimento, valor a investir, valores que podem entrar no IRS. Eu, como fiz apenas como diversificação de produtos, foi apenas com o intuito de ter mais um "ovo" num cesto diferente !!


    Fantástica rentabilidade!

    Qual é o PPR que tem e esta rentabilidade é o resultado de quanto tempo de investimento?
  9.  # 13

    Boa pergunta mrsp, também estou interessado em saber!
    • zed
    • 11 dezembro 2020

     # 14

    Também tenho de ver isto.
  10.  # 15

    Boas, como disse, tive no Barclays, que passou a Bankinter o PPR 2025 (que acabava como diz o nome em 2025), mas entretanto mudei para o Best (NB PPR). Comecei em 2009 no Barclays o PPR Ações Live Path (investimento em ações, com componente PPR). Perdi em 2011 (7%) e, em 2015 (2%).Em 2016 passou a Bankinter PPR Ações 55 (acabava aos 55). Perdi em 2018 (9%). Em 2019 mudei para o Best, produto NB PPR...
    Estou com uma rentabilidade média anual de 12%. Como referi, não deduzi nada no IRS, porque já tenha o investimento há 11 anos, não quero ter até chegar à reforma (mais 20 anos). Se vender, já não tenho penalização, nem tenho que devolver nada ao estado, porque não tive beneficios. Mas, atenção, há que fazer muito bem as contas : em função do produto a escolher, do tempo que se pretende, da nossa idade, e, do investimento. Se, for alguém na casa do 50 para cima, se calhar convém meter as deduções no IRS, já que não se conseguirá tirar antes da maioridade da aplicação :) Estudar as opções muito bem é fundamental ! Eu, no meu caso e, para este produto, prefiro mais risco de desvalorização e mais liberdade. Quem não quer perder 1€ sequer, nem olhe para este tipo de PPR com risco.
    • zed
    • 11 dezembro 2020

     # 16

    Se não é para tirar partido dos benefícios fiscais qual a vantagem em relação a outros produtos financeiros?
  11.  # 17

    Colocado por: zedSe não é para tirar partido dos benefícios fiscais qual a vantagem em relação a outros produtos financeiros?
    Como disse, para mim, apenas mais um produto de diversificação de carteira financeira. Investi num fundo de investimento assente em produto chineses. Deu 114% em 4 anos (vendi antes da pandemia). Entrei em março num fundo genérico (world fund) e perdi 25& até maio (por causa da pandemia). Para comparar o PPR desvalorizou 3% nesses 2 meses !!! A desvalorização dum PPR, mesmo de risco será, em teoria, sempre menor !! Aplica-se a máxima : maior risco, maior ganho.... e, claro, maior perca também .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  12.  # 18

    Tenho uma outra questão que para mim não é clara. Se pretender investir neste produto para também obter os benefícios fiscais (20% do montante investido até ao limite de 350€ ainda é dinheiro, se pensarmos a 20 anos ou mais, ainda que passe a 300€ a partir dos 50 (tenho 42). MAS, há uma outra cláusula que diz que "Adicionalmente, a soma dos benefícios fiscais dedutíveis à coleta não pode exceder os limites definidos para cada escalão de rendimento coletável". Isto quer dizer o quê? Alguém sabe traduzir? Este benefício soma-se a alguma categoria específica onde posso até já estar a usufruir o máximo de dedução?

    No meu caso, o escalão de rendimento colectável :
    De mais de 7.035 até 80.000 O resultante da aplicação da seguinte fórmula: 1.000 + [1.500 × (80.000€ – rendimento coletável)/72.965]

    Quero conhecer bem as "manhas" todas da coisa para não entrar com falsas expectativas de poupança...
    Desde já agradecido aos mais entendidos e experientes!
  13.  # 19

    Já agora, alguém subscreveu um PPR ao abrigo das parcerias da Deco? Li num post algures na net que parece ser possível fazer-se sócio, abrir conta no banco invest com 1000€ em vez de 5000€ si abrigo da parceria e depois cancelar a subscrição ainda no período de experiência. É que 5000€ para abrir conta é dose...
  14.  # 20

    Mas pode retirar logo esse dinheiro...
 
0.0223 seg. NEW