Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, estou a iniciar o processo para a construção de uma moradia térrea. Tenho para já um esboço e queria partilhar convosco, onde todas as opiniões são bem vindas.

    Obrigado a todos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: GMCQ
      20201210_194956.jpg
    • Leao91
    • 11 dezembro 2020 editado

     # 2

    Gosto bastante se tivesse um terreno com mais que uma frente seria o meu projecto modelo!

    Só um conselho de um idiota, meta a porta do WC de serviço para o corredor que vem da garagem, ganha privacidade se tiver visitas e além do mais se vier do terreno pode ir ao WC por um acesso mais rápido e sem sujar tanto a casa.

    E na sua suite, meta a sanita onde está o lavatório (ou melhor na parede que confronta com o corredor), puxa o bidé para o sitio da Sanita e mete o lavatório em fente à sanita no canto.
    Concordam com este comentário: LiliaM9
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexmrb
  2.  # 3

    bem também nesse lote e uma casa térrea não tem muito por onde se alargar
    parece muito arrumada no entanto parece também algo fechada demais. o núcleo sala / refeições/ cozinha talvez merecesse outro desafogo. Tente abrir um pouco a zona dos sofás para o jardim/ deck
    a wc da suite pode muito bem ter o lavatório em frente á porta o duche do lado esq. e as peças sanitárias á direita.
    as janelas dos quartos é melhor alargar mais um pouco pois podem assim tão pequenas tornar um pouco "insalubre" o ambiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexmrb
  3.  # 4

    Colocado por: marco1bem também nesse lote e uma casa térrea não tem muito por onde se alargar
    parece muito arrumada no entanto parece também algo fechada demais. o núcleo sala / refeições/ cozinha talvez merecesse outro desafogo. Tente abrir um pouco a zona dos sofás para o jardim/ deck
    a wc da suite pode muito bem ter o lavatório em frente á porta o duche do lado esq. e as peças sanitárias á direita.
    as janelas dos quartos é melhor alargar mais um pouco pois podem assim tão pequenas tornar um pouco "insalubre" o ambiente.
    O meu maior erro no projecto foi ter metido no quarto janelas com 1,00. Se fosse agora teria sido no mínimo 1,20.
  4.  # 5

    Entretanto mando algumas alterações que pedimos, com aumento das janelas dos quartos para 1.20m, redução da parede exterior de entrada, alteração da disposição de sala com acréscimo de lareira e remoção de parede da divisória entre a cozinha e lavandaria onde seria colocado um ripado de separação entre o lava loiça e equipamentos de lavandaria.
    Entretanto no compartimento 7, 8 e 11 existem claraboias para puxar luz natural.
      20201210_235332.jpg
  5.  # 6

    Estas serão as áreas.
      received_759877644875767.jpeg
  6.  # 7

    Acho que vai sentir muita falta de luz natural na cozinha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexmrb
  7.  # 8

    Estas serão as áreas. O terreno tem de área total 372m e área de implementação 180m.
      received_7598776448757672.jpeg
  8.  # 9

    Colocado por: Leao91Gosto bastante se tivesse um terreno com mais que uma frente seria o meu projecto modelo!

    Só um conselho de um idiota, meta a porta do WC de serviço para o corredor que vem da garagem, ganha privacidade se tiver visitas e além do mais se vier do terreno pode ir ao WC por um acesso mais rápido e sem sujar tanto a casa.

    E na sua suite, meta a sanita onde está o lavatório (ou melhor na parede que confronta com o corredor), puxa o bidé para o sitio da Sanita e mete o lavatório em fente à sanita no canto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Alexmrb
  9.  # 10

    Colocado por: Leao91

    Só um conselho de um idiota, meta a porta do WC de serviço para o corredor que vem da garagem, ganha privacidade se tiver visitas e além do mais se vier do terreno pode ir ao WC por um acesso mais rápido e sem sujar tanto a casa.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:Alexmrb


    Desde já obrigado pelas opiniões, em relação à porta do wc de serviço ao colocarmos como sugeriu, ficaria em frente à dispensa que irá dar apoio à cozinha.
  10.  # 11

    Está bem arrumadinha a planta, áreas suficientes.
    Só não gosto da cozinha estilo corredor e com vista para a parede.
  11.  # 12

    Colocado por: marco1
    o núcleo sala / refeições/ cozinha talvez merecesse outro desafogo. Tente abrir um pouco a zona dos sofás para o jardim/ deck
    a wc da suite pode muito bem ter o lavatório em frente á porta o duche do lado esq. e as peças sanitárias á direita.
    as janelas dos quartos é melhor alargar mais um pouco pois podem assim tão pequenas tornar um pouco "insalubre" o ambiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Alexmrb


    Muito obrigado pela sua observação, no entanto pedimos alteração para janelas maiores e a disposição da sala alterada com vista para o deco e introdução de uma lareira.
  12.  # 13

    e cuidado com a largura dos corredores, no minimo 1.1

    tambem deve debater com o seu arquiteto a questão das acessibilidades, entre outras coisas tem de ter uma wc acessivel e penso que no seu caso terá de ser a da suite.

    na cozinha faça a peninsula toda até á janela, basta isso para que a sua cozinha ganhe outro sentido
    na sala faça uma pequena janela para a fachada da frente entre o sofá e o movel tv
    não faça nenhuma divisão entre a cozinha e a lavandaria
  13.  # 14

    olhei para a planta e disse "que delícia"! muitos parabéns por entrar na aventura da construção!:)

    vou deixar as minhas ideias, também, e não passam disso: minhas ideias. são apenas 4.

    1. se possível, fazer crescer a zona da lavandaria e estendal para baixo (relativo à foto) para poder encaixar uma janela de cima a baixo, em frente à banca e no prolongamento do vidro da sala de jantar. teria de separar os armários, mas a luz na cozinha faz falta.
    também gostei da ideia do marco1, de eliminar a parte de cima de dois dos armários e transformar tudo em península. perde-se um pouco de espaço de arrumação, mas se crescer com a lavandaria, talvez fique ela por ela.

    2. na casa de banho da suite, trocar a disposição dos elementos: passar o lavatório para a parede da porta e à sua esquerda; passar a sanita e o bidé para a base; a base para a parede da sanita e bidé. a sanita fica mal assim de frente e como não é bom partilhar as paredes do quarto, sobra a da garagem.

    3. na casa de banho de serviço, inverter a abertura da porta: em vez de ao entrar, abrir à direita, como está, passar a abrir à esquerda.

    4. aumentar um pouco as janelas dos quartos, mas manter a posição. gostei muito de ver que não haverá correntes de ar nas cabeceiras da cama!

    gostei muito, parabéns!:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexmrb
  14.  # 15

    Colocado por: Alexmrbuma moradia térrea.


    Olá. Falta mais contexto. O Norte é para que lado? A rua como é? Há construções vizinhas? Vegetação próxima?
  15.  # 16

    Colocado por: N Miguel OliveiraA rua como é?


    pela entrada da garagem e pela entrada principal dá a entender que é um terreno em gaveto que faz confrontação com duas ruas.

    não sei se foi por isso que as janelas dos quartos ficaram pequenas para de certa forma isolar melhor o ruído do exterior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexmrb
  16.  # 17

    Colocado por: pauloagsantospela entrada da garagem e pela entrada principal dá a entender que é um terreno em gaveto que faz confrontação com duas ruas.

    não sei se foi por isso que as janelas dos quartos ficaram pequenas para de certa forma isolar melhor o ruído do exterior.


    Isso eu percebi. A minha pergunta era precisamente para entender qual é a rua principal, qual a secundária, se ambas têm mais ou menos trafego, etc... Se são avenidas de 40m ou caminhos de 4, etc.
    Concordam com este comentário: m.aur.eira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexmrb
  17.  # 18

    Esaa planta não cumpre as acessibilidade, nos percurso acessível, acessos de 180º, e zonas de manobras em portas integradas no percurso...

    O trono de frente para a porta é manhoso. Não acha!?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexmrb
  18.  # 19

    Colocado por: m.aur.eiraolhei para a planta e disse "que delícia"! muitos parabéns por entrar na aventura da construção!:)

    vou deixar as minhas ideias, também, e não passam disso: minhas ideias. são apenas 4.

    1. se possível, fazer crescer a zona da lavandaria e estendal para baixo (relativo à foto) para poder encaixar uma janela de cima a baixo, em frente à banca e no prolongamento do vidro da sala de jantar. teria de separar os armários, mas a luz na cozinha faz falta.
    também gostei da ideia do marco1, de eliminar a parte de cima de dois dos armários e transformar tudo em península. perde-se um pouco de espaço de arrumação, mas se crescer com a lavandaria, talvez fique ela por ela.

    2. na casa de banho da suite, trocar a disposição dos elementos: passar o lavatório para a parede da porta e à sua esquerda; passar a sanita e o bidé para a base; a base para a parede da sanita e bidé. a sanita fica mal assim de frente e como não é bom partilhar as paredes do quarto, sobra a da garagem.

    3. na casa de banho de serviço, inverter a abertura da porta: em vez de ao entrar, abrir à direita, como está, passar a abrir à esquerda.

    4. aumentar um pouco as janelas dos quartos, mas manter a posição. gostei muito de ver que não haverá correntes de ar nas cabeceiras da cama!

    gostei muito, parabéns!:)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Alexmrb


    Muito obrigado, são tudo boas ideias a estudar.Penso que até está muito bem organizado, deve é ser alterado alguns pormenores.
  19.  # 20

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Isso eu percebi. A minha pergunta era precisamente para entender qual é a rua principal, qual a secundária, se ambas têm mais ou menos trafego, etc... Se são avenidas de 40m ou caminhos de 4, etc.


    O Norte fica na garagem e o sul para a sala. A rua principal está do lado da garagem e a existe outra rua sem saida no lado da entrada. Essa rua do lado da entrada principal termina na zona da sala e não tem tráfego nenhum. A rua principal tem pouco tráfego, e a parte traseira da casa(sala) é vegetação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: m.aur.eira
 
0.0242 seg. NEW