Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá

O ano passado vi uma casa à venda por uma imobiliária, visitei, mas na altura não pude avançar. Entretanto a casa saiu do mercado e desapareceu do site da imobiliária.
    Mas o mês passado ia a passar naquela rua e encontrei o proprietário, que ainda estava interessado em vender, por isso vamos fazer negócio.

Agora pergunto: como proceder sem um consultor imobiliário?
    Prefiro não envolver o consultor, para dar margem de negociação do preço, e penso que o vendedor também prefere fazer o negócio via privado, para poupar na comissão.

Qual o primeiro passo depois de termos apalavrado um valor? Tenho que ir arranjar um advogado para fazer o contrato promessa? O advogado também verifica os documentos do imovel para ver se está tudo em ordem?
    E mais, o advogado cobra esse serviço caro?

Obrigado
  2.  # 2

Se precisar de crédito bancário basta entregar toda a documentação no banco que eles encarregam-se de a verificar.
  3.  # 3

eu creio que tem de ir aos notários e apresentar a documentação da casa e identificar o vendedor e o comprador. eles depois marcam a assinatura da escritura. no dia têm de estar ambos presentes. o pagamento creio que tem de ser efectuado antes, não sei.
  4.  # 4

pode tratar de tudo com um notário.
  5.  # 5

No meu caso, comprei a particular também. Fizemos um CPCV, com um conjunto de cláusulas acordadas e alteradas várias vezes por ambos. Respetivo pagamento do sinal.

Entregar toda a documentação da casa (planta, planta de localização, certificado energético, certidão de teor, licença de habitação, certidão permanente) e documentação pessoal no banco onde fiz o crédito.

Avaliação do imóvel por parte do banco.

Depois o vendedor teve de pedir no banco onde tinha o crédito dele, o levantamento da hipoteca.

O meu banco marcou a escritura e está feito.
  6.  # 6

Colocado por: NunoCruzNo meu caso, comprei a particular também. Fizemos um CPCV, com um conjunto de cláusulas acordadas e alteradas várias vezes por ambos. Respetivo pagamento do sinal.

Obrigado. Como fez para obter o CPVC? Foram vocês que redigiram mesmo o documento, ou é algo que o notário ou advogado escreve?
  7.  # 7

Colocado por: carteirop

Obrigado. Como fez para obter o CPVC? Foram vocês que redigiram mesmo o documento, ou é algo que o notário ou advogado escreve?

No nosso caso, o CPCV foi redigido por nós.

0.0123 seg. NEW