Tenho uma casa com mais de 30 anos, e estou com um problema de infiltração vindo da placa que percorre as paredes, vai saindo nas tomadas de eletricidade, tv até chegar a cave. Esta infiltração passa por dois pisos dentro de casa.
O telhado da casa é um tipo de solário, por cima que tem uma cobertura que parece um onduline (tipo aquelas coberturas das escolas de fibrocimento), este material faz a inclinação para os algeroz. Estes tubos de queda passam por dentro de casa. Nestas primeiras chuvadas pensava que seria um dos tubos que tivesse partido, como solução fiz um furo antes da entrada nas paredes interiores da casa, mas não resolveu.
Neste momento procuro uma solução para parar esta infiltração, existe algo que possa fazer nesta época das chuvas? Que tipo de intervenção sugerem e materiais?
A ideia de futuro é eliminar aquela cobertura é ficar com um terraço com pendente para os tubos de queda. Neste caso como deve ser feito o isolamento definitivo?
Obrigado por todo o vosso contributo para resolver este problema.
Os tubos de queda sobretudo se forem interiores dificilmente partem e também não começam a verter de um momento para o outro. Já foi verificar se nenhum deles está entupido? 90% dos casos idênticos ao que relata devem-se a entupimentos e não a outras causas.
Já verifiquei e não existe nenhum entupimento na caleira. O que verifiquei é que a cobertura está em muito mau estado e existe vários locais de possíveis infiltrações para a placa, que posteriormente não existe forma de escoar, pois a caleira em U fecha a possibilidade de agua escuar da placa. Envio umas fotos e um desenho para perceberem o que estou a dizer.
O que acham de fazer uma intervenção isolamento através de Poliuretano projetado em toda a cobertura, e depois com mais com melhor tempo renovar o telhado? Ou existe outra intervenção de imediato no inverno que sugerem?
Colocado por: alex09O que acham de fazer uma intervenção isolamento através de Poliuretano projetado em toda a cobertura,
e onde é que isso impede infiltrações!?
a meter isolamento TERMICO, mete mesmo sobre a placa. e sobre o isolamento térmico aplica a solução que protege da chuva ( refazer todo o sistema de cobertura).
Sinceramente a telha até não me parece estar em tão mau estado para 30 anos e possíveis pontos de entrada não me parece que sejam suficientes para ensopar a placa de firma a nascer água pelas tomadas. Esse é um telhado de uma só água e parece ter uma área considerável. Com apenas uma caleira de escoamento na cota baixa e 2 algerozes, o que pode estar a acontecer, o que possivelmente pode estar a acontecer, é o caudal de descarga do telhado ser superior à capacidade de escoamento dos algerozes e a caleira transbordar para a placa aprisionando lá a água excedente. Não sei em que zona se situa a habitação, mas nestas 2 últimas semanas tem havido umas bátegas de água que momentaneamente parecem autênticos dilúvios. Isso aluado a algum outro descolamento do isolamento, Pode ser esse o motivo. Por acaso a parede das fotos é a da face onde se situa a caleira? É que se for, é uma forte possibilidade.
Pois. Também pode haver algum contributo por aí, embora os rufos até pareçam estar bem. Mas é mais uma possibilidade. De qualquer forma, se tem a certeza que não há entupimentos, eu para já não fazia nada a menos que o problema se agrave. Monitorização e quando o tempo melhorar e estabilizar, então sim fazer uma revisão a fundo a esse telhado e pensar um tipo de intervenção adequado. Até porque se quer intervir a nível da térmica deve idealmente fazê-lo na laje e isso não é compaginável com reparações parciais ou de emergência.
Eu falei erradamente ao sugerir aquele produto, pensava que seria uma boa solução para impermeabilizar.É esse problema que quero resolver agora, tenho uma quantidade considerável de agua a entrar em casa.
Num video que vi aplicar neste tipo de telhado, pensei que fosse uma boa solução para tapar possíveis fissuras na cobertura. Vejam esta foto mais próxima para perceberem o meu receio dessas fissuras.
Pois é. É a tal coisa. No sítio há coisas que se vêem melhor. Essas fissuras que a foto mostra já são preocupantes e podem muito bem ser a causa se estiverem disseminadas em maior quantidade por toda a cobertura. De qualquer forma as placas que aí tem já foram cobertas com um produto qualquer. Dependo da aderência é possível que consiga fazer uns recobrimentos de emergência só nessas fissuras. Eu diria talvez raspar isso muito bem e aplicar 2 demãos de sika bond. O investimento não é grande e para reparação de emergência deve bastar.
Para remendar dê duas demao de sikagard 570 (700sisto é o hidrofugate, nao serve) ou semelhante, um balde custa 80€, s eo problema for dessas fissuras em principio minora a entrada de água. tem de ir monitorizando e reparando com regularidade, mas aguenta-lhe uns anos com um custo minimo.
não seja fona na aplicação, isso precisa de camada. aconselho que aplique rede nas zonas piores e recubra ate não se notar que tem rede...
Obrigado pelas dicas, mas a pele elástica não resolveu. A infiltração está cada vez pior e pode estar a entrar em qualquer lado, incluindo nos muros.
A única solução é reconstruir a cobertura, precisava de recomendações para este tipo de obra isto é em oeiras, conseguem ajudar?
Para o tipo de reconstrução da cobertura em principio debaixo daquela estrutura não tenho pendente, e com base no que pesquisei aqui no fórum estava a pensar fazer o seguinte:
1- Para-vapor em cima da laje 2- Floormate xps 8 cm ou 2x4cm cruzado 3- criação de pendente com 3% (sugestão de material de betão leve ou com fibras), isto não vai estalar? 4- Isolamento vi duas possibilidades 4.1 - resina cimenticia flexível de impermeabilização e coltimestanque impermeabilizante ou 4.2 - tela asfalica poliéster 40 com 2 camadas cruzadas 5- Manta geotêxtil 6- Lajetas com 30MM isolamento e 2,5 de betomilha é suficiente?
O isolamento dos muros e pedra de topo com tela de alumínio, com a pintura do isolamento de alumínio.
Se tiver aqui algum disparate, é normal. Eu não percebo do assunto apenas fiz muita pesquisa para procurar uma solução definitiva.
Eu tinha uma infiltração enorme num prédio recente e o problema era a caleira, rasgões na tela. Apliquei membrana líquida para minimizar até vir bom tempo e, até ver, deixou de entrar água. Ou pelo menos não entra o suficiente para me afectar, do outro lado do prédio! Durante muito tempo também pensei que fosse do telhado, janelas de sótão, etc. Nunca desconfiei da caleira que nem sequer é do lado onde aparecia a água. É tramada, a água... Tente meter água directamente na caleira (sem passar pela cobertura), para descartar isso primeiro.