Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um sistema de aspiração central Beam. Há poucos dias detetei um problema no Glutão da Cozinha. Começou a trabalhar sozinho sem que tivesse sido acionado. O problema maior foi que as restantes tomadas deixaram de funcionar, com exceção de uma existente na Garagem ao lado da Central de Aspiração. Quero desativar o Glutão e pergunto se posso ligar os fios de comando encarnado com encarnado e preto com preto sem passar pelo Glutão e assim manter a continuidade na rede de tomadas. Para melhor análise vou juntar uma fotografia da ligação do Glutão.
      Glutão Ligações.jpg
  2.  # 2

    Sim, pode ligar como disse e ver se resolve o problema (resolverá se for um problema no contacto do glutão que ativa a aspiração).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LUMAPICA
  3.  # 3

    Colocado por: FSeixasSim, pode ligar como disse e ver se resolve o problema (resolverá se for um problema no contacto do glutão que ativa a aspiração).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LUMAPICA
    As restantes tomadas o sistema de ligação dos fios de comando é igual? Se eu fizer esta ligação directa sem passar pelo Glutão e continuar a não activar as tomadas é porque houve uma interrupção numa delas.
  4.  # 4

    O funcionamento geral é muito simples: o sistema de aspiração liga quando há contacto entre o fio vermelho e o fio preto. Ao ativar o glutão, no fundo é isso que está a fazer (aliás, na foto dá para ver o arame, com mola, que faz contacto do vermelho para o preto, quando empurrado pela peça de plástico). Nas tomadas de aspiração normal, idem.

    Neste momento o sistema não está a funcionar de todo? Se for esse o caso, é porque há uma interrupção no fio vermelho ou no preto, ou há uma avaria na central de aspiração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LUMAPICA
  5.  # 5

    Abri todas as Tomadas e constatei que estavam todas bem ligadas. A Tomada mais perto da Central continua a trabalhar bem, quando coloco o tubo de aspiração. A Central trabalha e aspira com força. Todas as outras Tomadas quando coloco o tubo de aspiração não acionam a Central. Será que alguma delas está avariada e faz o corte? Para matar esta possibilidade teria que substituir todas as Tomadas por novas. Haverá algum sistema que permita verificar em cada Tomada se há alguma descontinuidade? Obrigado
  6.  # 6

    Se a primeira funciona bem e a segunda já não, é porque tem algum problema no fio entre a primeira e a segunda. Em todas as tomadas o fio tem de estar ligado como na foto que mostrou do glutão, ou seja, em cada parafuso têm de existir 2 fios (exceto na última tomada da linha, que terá só 1 preto e 1 vermelho).

    Sabe qual é a segunda tomada na linha? Ou seja, o fio vem da central para a primeira tomada, e depois segue para outra. Sabe qual é essa outra?
  7.  # 7

    Colocado por: FSeixasSe a primeira funciona bem e a segunda já não, é porque tem algum problema no fio entre a primeira e a segunda. Em todas as tomadas o fio tem de estar ligado como na foto que mostrou do glutão, ou seja, em cada parafuso têm de existir 2 fios (exceto na última tomada da linha, que terá só 1 preto e 1 vermelho).

    Sabe qual é a segunda tomada na linha? Ou seja, o fio vem da central para a primeira tomada, e depois segue para outra. Sabe qual é essa outra?

    O problema já foi resolvido. O fio que liga a primeira tomada à segunda estava partido. Foi substituído e ficou tudo operacional. Obrigado pela sua ajuda.
 
0.0135 seg. NEW